Buscar

Pré socrático Tales de Mileto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ
HISTÓRIA DA FÍSICA
Laryssa Paiva N. Gama
OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
Tales de Mileto
Rio de Janeiro, 2016.
Tales de Mileto
Tales de Mileto, descendente dos fenícios, nasceu aproximadamente em 624 a.C. na cidade de Mileto, situada na Ásia Menor, onde hoje conhecemos como Turquia. Foi comerciante e teve presença política ativa em sua cidade. É o filósofo grego mais antigo, também considerado o fundador da Filosofia por Aristóteles. Tales faleceu em Mileto entre os anos 546 a.C. ou 548a.C..
Foi o fundador da Escola Jônica, uma escola filosófica onde nasceram as primeiras tentativas inteiramente racionais de descrever e explicar a natureza do mundo, conseguindo, assim, um grande avanço científico, já que até aquele momento só haviam explicações baseadas na religião. Teve como discípulos Anaximandro e Anaxímenes.
As reflexões de Tales eram em tornode que tudo era formado por uma substância primordial, a água. Ou seja, tudo seria gerado pela água por meio de processos naturais. De acordo com Tales, a água, ao se resfriar, torna-se densa e dá origem à terra; ao se aquecer transforma-se em vapor e ar; e ao ser resfriada novamente retornava como chuva. Deste ciclo, então, nascem as diversas formas de vida, tanto vegetal quanto animal. Diante disso, ele acreditava também que a terra era como um disco boiando sobre a água e isso ocorria como consequência do movimento da água. Com isso, ele explicou facilmente como aconteciam os tremores na terra.
Especula-se ainda que Tales supôs que a alma era algo móvel e estava misturada com o universo, dessa forma, ele presumiu que a pedra magnética (ímã) possuiria uma alma porque moveria o ferro, e que todas as coisas estariam cheias de deuses. Quando Tales citava a 'alma' ou aos 'deuses', ele não se referia no sentido religioso, mas sim prevendo intuitivamente a presença de fenômenos naturais ligados à própria matéria.
Tales contribui com diversas descobertas matemáticas. Ele determinou os fundamentos da geometria e desenvolveu alguns teoremas geométricos, entre eles o Teorema de Tales, onde calculou a altura de uma pirâmide, baseando-se no comprimento da sombra projetada por esta. Também calculou a distância de um navio ao mar por meio de observações tomadas a partir de dois pontos na terra e elaborou uma teoria de como aconteciam as enchentes do rio Nilo no Egito. 
Além disso, Tales constatou que a Lua era iluminada pela estrela Sol, e dessa forma ele foi o primeiro a explicar e prever o eclipse solar. Conforme Heródoto, geógrafo e historiador grego, Tales teria previsto um eclipse solar no ano de 585 a.C.. Alguns astrônomos calcularam que isso ocorreu em 28 de maio deste mesmo ano.
Tales de Mileto foi um grande filósofo, matemático, físico, astrônomo, político e foi o primeiro a exceder as explicações religiosas e dar início ao desenvolvimento da ciência e filosofia. Infelizmente não deixou nenhuma obra escrita que pudesse ser contemplada. Todas as informações que sabemos sobre Tales nos dias de hoje provém de Aristóteles e de outros pensadores.
 
Referências
BORNHEIM, Gerd A. (org.). Os Filósofos Pré - Socráticos. São Paulo: Editora Cultrix, 1998, páginas 22 e 23.
http://pistolat.blogspot.com.br/2010/06/o-filosofo-pre-socratico-tales-de.html(Acesso: 08/03/2016).
http://www.afilosofia.com.br/post/tales-de-mileto/331 (Acesso: 08/03/2016).
http://www.coladaweb.com/filosofia/filosofos-pre-socraticos(Acesso: 08/03/2016).

Continue navegando