Buscar

Lista Cinemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em uma autoestrada, à noite, você vê um veículo enguiçado e freia o seu carro até parar. Enquanto você freia, a velocidade do seu carro decresce a uma taxa constante de 5 m/s2. Qual a distância percorrida pelo carro até parar, se sua velocidade inicial é (a) 15 m/s ou (b) 30 m/s?
Na situação descrita no problema acima, (a) quanto tempo leva para o carro parar se a sua velocidade inicial é 30 m/s e (b) qual é a distância percorrida pelo carro no último segundo?
Um elétron em um tubo de raios catódicos acelera a partir do repouso com uma aceleração constante de 5,33 x 1012 m/s2 durante 0,150 µs. Depois, o elétron continua com velocidade constante durante 0,200 µs. Finalmente, ele é freado até parar, com uma aceleração de -2,67 x 1013 m/s2. Qual foi a distância total percorrida pelo elétron?
Em sua formatura, um feliz estudante de engenharia atira seu barrete diretamente para cima, como uma velocidade inicial de 14,7 m/s. Sabendo que sua aceleração tem a magnitude de 9,81 m/s2 e aponta para baixo (desprezamos a resistência do ar), (a) quanto tempo leva para o barrete alcançar o ponto mais alto de sua trajetória? (b) Qual é a distância ao ponto mais alto? (c) se o barrete é recuperado na mesma altura de onde foi lançado, qual foi o tempo total de vôo do barrete?
Um veleiro tem coordenadas (x1, y1)= (130 m, 205 m) em t1 = 60 s. Dois minutos depois, no tempo t2, ele tem coordenada (x2, y2)= (110 m, 208 m). (a) Encontre a velocidade média para este intervalo de dois minutos. (b) Expresse essa velocidade em termos de suas componente vetoriais e calcule seu módulo e a sua direção.
Uma bola é lançada e sua posição é dada por . Encontre suas velocidades e aceleração em função do tempo.
Suponha que a formanda do problema 5 lance seu barrete com velocidade inicial de 24, 5 m/s a 36,9˚ acima da horizontal. O barrete é, depois, recuperado por outro estudante. Encontre (a) o tempo total que o barrete permanece no ar, e (b) a distância percorrida horizontalmente. (Ignore a resistência do ar)
Um helicóptero larga um pacote de suprimentos para vítimas de inundação, que estão dentro de um bote em um lago cheio. Quando o pacote é largado, o helicóptero está a 100 m diretamente acima do bote e voando com uma velocidade de 25 m/s a um ângulo de 36,9˚ acima da horizontal. (a) Quanto tempo o pacote fica no ar? (b) A que distância do bote o pacote cai? (c) Se o helicóptero continua com velocidade constante, onde estará o helicóptero quando o pacote atingir o lago? (Ignore a resistência do ar)
Usando o problema acima, encontre o tempo t1 para o pacote atingir sua altura máxima h acima da água, (b) a altura máxima h, e (c) o tempo t2 para o pacote atingir a água a partir da altura máxima.
Um policial persegue um ladrão de joias por cima dos telhados da cidade. No corrida, eles chegam a uma separação de 4 m entre dois prédios, com um desnível de 3 m. O ladrão, tendo estudado um pouco física, salta a 5 m/s, a um ângulo de 45˚ acima da horizontal e vence facilmente a separação. Já o policial pensando em maximizar a sua velocidade horizontal, salta horizontalmente a 5 m/s. (a) Ele consegue vencer a Separação? (b) com que folga o ladrão consegue vencer a separação? (c) Pode-se dizer que o policial estudou física?
Um rifle que atira balas a 460 m/s é apontado para um alvo situado a 45,7 m de distância. Se o centro do alvo está na mesma altura do rifle, para que altura acima do alvo o cano do rifle deve ser apontado para que a bala atinja o centro do alvo?
Você lança uma bola em direção a uma parede com uma velocidade de 25,0 m/s e um ângulo θ0 de 40,0˚ acima da horizontal. A parede está a uma distância d = 22,0 m do ponto de lançamento da bola. (a) A que distância acima do ponto de lançamento a bola atinge a parede? Quais são as componentes (b) horizontal e (c) vertical da velocidade da bola ao atingir a parede? (d) Ao atingir a parede, ela já passou pelo ponto mais alto da trajetória?

Continue navegando