Buscar

DIR. FINAN. E TRIBUTÁRIO I SEMANA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIR. FINAN. E TRIBUTÁRIO I SEMANA 3
Caso Concreto 
O projeto de lei orçamentária do Estado X estabeleceu a vinculação de 10% da receita proveniente de impostos estaduais para realização de atividades da administração tributária. Emita Parecer jurídico no sentido da viabilidade de tal previsão no projeto de lei orçamentária. 
 R: Em regra, tal vinculação de receita é vedada pela Constituição, no próprio art. 167 ,IV, não pode vincular todavia, existem exceções, no mesmo artigo 167, IV, da CR, que em via de exceção viabiliza a vinculação das receitas proveniente de impostos, para a destinação de recursos as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária.
Questão objetiva Quanto aos princípios orçamentários, julgue as seguintes afirmativas:
 I - O princípio da não-afetação da receita à despesa é aplicável apenas aos impostos, sem qualquer exceção quanto a outras espécies tributárias.
 II - O princípio da exclusividade determina, sem ressalvas, que a lei orçamentária limitese à disciplina da previsão de receitas e da fixação de despesas.
 III - O princípio da anualidade tributária não se confunde com o princípio da anualidade orçamentária, embora ambos não mais sejam vigentes no ordenamento jurídico brasileiro.
 IV - O princípio da unidade orçamentária, que determina que a lei orçamentária anual deve ser única, colide com a previsão constitucional do art. 165, de existência do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias.
 ( ) a. Todas as afirmativas acima estão corretas.
 ( ) b. Apenas uma das afirmativas acima está incorreta.
 ( ) c. Apenas duas das afirmativas acima estão incorretas. 
 ( ) d. Apenas três das afirmativas acima estão incorretas.
 ( ) e. Nenhuma das afirmativas acima está correta.

Continue navegando