Buscar

DIR. FINAN. E TRIBUTÁRIO I SEMANA 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I SEMANA 12 
 O Estado X em procedimento de fiscalização constatou que determinado contribuinte teria simulado uma compra e venda no lugar da doação de um imóvel. As partes sabendo que a alíquota de incidência do ITBI é menor do que a referente ao ITD praticaram tal dissimulação com intuito de pagar menos imposto. Assim, considerando que o contribuinte simulou a venda, mas de fato o que ocorreu uma doação, a questão envolve obrigação principal ou acessória? 
R: Trata-se de uma obrigação principal, pois a mesma envolve pecúnia, nos moldes do art. 113, §1º, CTN. 
Importante ressaltar que, caso esteja disciplinado em legislação tributária a aplicação de multa pelo descumprimento da obrigação principal, essa que era uma obrigação acessória converterá em obrigação principal, visto a penalidade pecuniária, conforme art. 113, §3º e §4º do CTN. Por fim, o surgimento dessa nova obrigação não anula a obrigação anterior. 
Questão objetiva (ENADE/2006) - O Superior Tribunal de Justiça proferiu decisão da qual se extrai o seguinte: Tributário. IPTU e ITR. Incidência. Imóvel urbano. Imóvel rural. Critérios a serem observados. Localização e destinação. Decreto-lei 57/1.966. Vigência. (...) 3. O Decreto-lei 57/1.966 recebido pela Constituição de 1967 como Le Complementar, por versar de normas gerais de Direito Tributário, particularmente, sobre o ITR, abrandou o princípio da localização do imóvel, consolidando a prevalência da destinação econômica. O referido diploma legal permanece em vigor, sobretudo porque, alcançado à condição de Lei Complementar, não poderia ser atingido pela revogação prescrita na forma do artigo 12 da Lei 5.868/1972. 4. O ITR não incide somente sobre os imóveis localizados na zona rural do município, mas também sobre aqueles que, situados na área urbana, são comprovadamente utilizados em exploração extrativa, vegetal, pecuária ou agroindustrial?. 5. Recurso especial a que se nega provimento. REsp 472628 / RS, Ministro JOÃO OTÁVIO DE NORONHA, Segunda Turma, DJ 27.09.2.003, p.310. É possível concluir desse julgamento que:
 (A) o imposto federal incide sobre imóvel localizado na zona urbana, se tiver destinação agrícola;
 (B) o imposto municipal incidirá sempre sobre imóvel situado na zona urbana, qualquer que seja sua destinação;
 (C) o imposto federal e o imposto municipal incidem sempre cumulativamente sobre os imóveis destinados à atividade rural se situados na zona urbana; 
(D) somente o imposto municipal incidirá sobre imóveis rurais, mesmo que situados na zona urbana; 
(E) o imposto federal sempre incidirá sobre imóveis urbanos, qualquer que seja sua destinação.

Outros materiais