Buscar

ensaios por raios gama (RX INDUSTRIAL)

Prévia do material em texto

Ensaios por Raios Gama
Como observado o item anterior, os aparelhos de rx são aplicáveis para peças com espessuras finas, ou ligas metálicas leves. Para peças com espessuras mais grossas, acima de 30mm, o uso de alguns radioisótopos emissores de radiação gama é mais frequente e mais indicado, e nesse caso denominamos o ensaio de gamagrafia. 
As fontes usadas em gamagrafia requerem cuidados especiais de segurança, pois, uma vez atividades, emitem radiações emitidas pela fonte quando esta não está sendo usada. Da mesma forma, é necessário dotar essa blindagem de um sistema que permita retirar a fonte de seu interior, para que a radiografia seja feita. Esse equipamento de chama Irradiador. 
Irradiadores consistem basicamente em três componentes fundamentais: uma blindagem, uma fonte radioativa e um dispositivo que expõe a fonte. 
As blindagens podem ser construídas com diversos tipos de materiais. Geralmente são feitas com Urânio Exaurido, sendo contidas dentro de um recipiente externo de aço, que tem a finalidade de proteger a blindagem contra choques mecânicos.
Como sabemos, as fontes de radiação podem ser fornecidas com diversas atividades e cada elemento radioativo possui uma energia de radiação própria. Assim, cada blindagem é dimensionada para conter um elemento radioativo específico, para um limite de atividade máxima. 
Portanto, é desaconselhável usar um irradiador projetado para determinado Radioisótopo, com fontes radioativas de elementos diferentes e com outras atividades. Essa operação deve ser feita somente por profissionais especializados e nunca pelo profissional que opera o equipamento.
Essa massa de radioisótopo é encapsulada e lacrada dentro de um pequeno envoltório metálico denominado “PORTA-FONTE”, ou FONTE SELADA, simplesmente. O porta-fonte se destina a impedir que o material radioativo entre em contato com qualquer superfície ou objeto, diminuindo os riscos de uma eventual contaminação radioativa. 
As fontes radioativas para uso industrial são encapsuladas em material metálico para que se evite a fuga do material radioativo para o meio externo.
AS PRINCIPAIS FONTES RADIOATIVAS UTILIZADAS NA INDÚSTRIA.
Cobalto 60 (Co60)- Z 27 Selênio 75 (Se75)- Z 34
Meia vida: 5 anos Meia vida: 120 dias 
Faixa de utilização: 60 a 200 mm de aço. Faixa de utilização: 4a30 mm de aço
Irídio 192 (Ir 192)- Z 77 
Meia vida: 75 dias 
Faixa de utilização: 10 a 40 mm de aço.
Túlio 170 (Tu170)- Z 69 
Meia vida: 127 dias 
Faixa de utilização 1 a 10 mm de aço.

Continue navegando