Buscar

Mandamentos do pneu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mandamentos do pneu
Para fazer com que os pneus do carro durem mais, basta tomar alguns cuidados:
1) Calibragem
Confira uma vez por semana a calibragem dos pneus, observando sempre se a pressão está de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo. Lembre-se: pneus com pressão baixa se desgastam de forma acelerada e irregular e aumentam o consumo de combustível.
2) Rodízio
Veículos com pneus radiais devem fazer o rodízio a cada 8 mil quilômetros e os que não tiverem radiais devem fazê-lo a cada 5 mil quilômetros. O rodízio serve para compensar a diferença de desgaste, permitindo um aumento da quilometragem e eficiência e proporcionando uma boa estabilidade, principalmente em curvas e freadas.
3) Sobrecarga
Não rode com o veículo sobrecarregado. O excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais importantes.
4) Preventiva
O motorista deve fazer a manutenção preventiva de amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas, que influenciam diretamente no rendimento quilométrico deles.
5) Medidas
É preciso ficar atento para utilizar no carro as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. Além de reduzir a durabilidade dos pneus, o descumprimento da especificação pode provocar graves acidentes.
6) Alinhamento/Balanceamento
É fundamental alinhar o sistema de direção e suspensão e balancear os pneus. Isto deve ser feito conforme indicado pelo fabricante do veículo ou, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros, e sempre que: o veículo sofrer impactos fortes; ocorrer a troca de pneus; for realizado o rodízio; se eles apresentarem desgaste irregular; etc.
7) Tipo de solo
O motorista deve utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora-de-estrada) provocará aumento no consumo de combustível, desgaste irregular, maior nível de ruídos e redução da estabilidade e durabilidade das peças do veículo.
8) Desgaste
Observar periodicamente os indicadores de desgaste da rodagem (TWI) é uma forma de reduzir o risco de rodar com pneus carecas (que além de ser perigoso, dá multa), pois eles mostram o momento certo da troca.
9) Derivados
Não permita que o pneu tenha contato com derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.
10) Agressiva
Os problemas de desgaste prematuro também estão ligados à maneira como o motorista dirige. Ele deve evitar altas velocidades, curvas rápidas, freadas etc
Fonte: http://www.netrodas.com.br

Continue navegando