Buscar

(Clareza e concisão)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE LETRAS
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I
Prof. Fanuel Paes Barreto
Qualidades do texto: clareza e concisão
CLAREZA
A produção de um texto sempre atende a uma motivação: relatar os resultados de uma determinada atividade, solicitar uma providência, reivindicar um direito, estabelecer um pacto etc. A eficiência do texto em realizar o propósito que lhe dá origem depende de uma de condição básica: a clareza. Para a clareza de um texto, contribui uma série de informações de que o produtor deve dispor no momento em que se lança a sua tarefa: 
quais os objetivos do texto;
qual é o assunto em linhas gerais;
qual é o gênero mais adequado aos objetivos;
quem provavelmente vai ler;
que nível de linguagem deve ser utilizado.
Tais informações são decisivas, pois permitirão ao produtor:
selecionar e ordenar logicamente os elementos de conteúdo;
salientar os elementos principais;
definir o formato do texto e a disposição gráfica do conteúdo;
eliminar informações que já são do conhecimento do leitor;
selecionar os recursos linguísticos adequados.
A clareza do texto, portanto, requer muito mais do que a simples habilidade de “pôr as ideias em palavras”. Um texto claro é aquele em que a motivação do produtor transparece de maneira apropriada. E isto envolve os diversos componentes textuais.
CONCISÃO
Um outro fator que contribui para a clareza do texto é a concisão. Ao evitar a sobrecarga de elementos desnecessários, o produtor permite que o seu propósito comunicativo seja apreendido pelo leitor com mais rapidez e precisão. Alguns procedimentos básicos podem favorecer a concisão em um texto:
não explicar em demasia as ideias (evitar o constante recurso a expressões como “ou melhor”, “isto é”, “ou seja”);
não detalhar informações sem necessidade;
não explicitar ideias facilmente subentendidas ou deduzíveis;
não repetir ideias já claramente expressas;
não abusar de adjetivos, advérbios e sinônimos.
EXERCÍCIO
Considere os textos a seguir quanto à clareza e concisão. Seguindo as orientações apresentadas acima, identifique os problemas existentes e corrija-os. 
“Conforme a última deliberação unânime de toda a Diretoria, a entrada, a frequência e a permanência nas dependências deste Clube, tanto quanto a participação nas suas atividades esportivas, recreativas, sociais e culturais, são exclusivamente privativas dos seus sócios, sendo terminantemente proibida, seja a qual for o pretexto, a entrada de estranhos nas referidas dependências do mesmo.”
“O assassínio do Presidente Kennedy, naquela triste tarde de novembro, quando percorria a cidade de Dallas, aclamado por numerosa multidão, cercado pela simpatia do povo do grande Estado do Texas, terra natal, aliás, do seu sucessor, o Presidente Johnson, chocou a humanidade inteira não só pelo impacto emocional provocado pelo sacrifício do jovem estadista americano, tão cedo roubado à vida, mas também por uma espécie de sentimento de culpa coletiva, que nos fazia, por assim dizer, como que responsáveis por esse crime estúpido, que a história, sem dúvida, gravará como o mais abominável do século.”

Outros materiais