Buscar

Jorge Orleanes Souza Pequeno PTI,2015,2°SEMESTRE Cópia

Prévia do material em texto

8
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Jorge Orleanes souza pequeno
A EDUCAÇÃO E AS SUAS TENDENCIAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS.
Cruzeiro do Sul
2015
Jorge Orleanes souza pequeno
	A EDUCAÇÃO E AS SUAS TENDENCIAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS.
	
 Trabalho apresentado ao Curso 
UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do Semestres 1º Flex e 2º 2015/2: (Filosofia da educação e Pensamento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminário da Prática II.).Orientador: Mari Clair Moro Nascimento, Adriana de Araújo, Carla Mancebo Esteves, Reinaldo Nishikawa, TaíseNishikawa.
Cruzeiro do Sul
2015
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO..........................................................................................................4 
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
Tendências Pedagógicas Liberais......................................................................4
Tendência Liberal Tradicional..................................................................4 á 5
1.2.Tendência Liberal Renovada Progressivista...................................................5
1.3. Tendência Liberal Renovada Não-diretiva.................................................5 á 6
1.4. Tendência Liberal Tecnicista............................................................................6
2. Tendências Pedagógicas Progressistas.............................................................7
2.1. Tendência Progressista Libertadora.................................................................7 
2.2. Tendência Progressista Libertária...............................................................7 á 8
2.3. Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos...................................8
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................8
REFERÊNCIAS...........................................................................................................9
1INTRODUÇÃO
O que vai ser abordado aqui neste trabalho e a identificação da concepção da educação em seus dois grupos eles sendo, de tendências liberais e progressistas. Diante de tais fatos, deseja-se, no desenvolver destetrabalho, a criaçãode um ponto de informação com garantia dos dados aqui oferecidos, mesmo que com poucos recursos de conteúdos, relacionadosàs tendências pedagógicas.
Uma das características das tendências pedagógica que pode ser notada e como elas variam e mudam, tanto de professor para professor quanto no passar dos anos, nenhuma pratica tornou-se definitiva e perfeita devido a sua constante evolução para atender aos desafios que surgem no decorrer do tempo na historia das tendências pedagógicas.
Tais tendências funcionam como uma maneira do professor em geral autoavaliar a forma como esta aplicando suas técnicas de ensino, para com os alunos. As tendências pedagógicas foram distribuídas em classes, que poderemos percebere entender melhor agora com o que vira subsequentemente.
2 DESENVOLVIMENTO
1.0Tendências Pedagógicas Liberais
A expressão liberal não tem como conceito algo relacionado com ''democracia", ou a algo com "avanço" e nem mesmo, "aberto", embora desta forma esteja sendo utilizada atualmente. A pedagogia Liberal tem a escola como o mecanismo para preparação da pessoa pra que ela desenvolva sua função social fundamentada em suas características especificas. A tal expressão surgiudo sistema capitalista, de maneira a justificar a liberdade e dos interesses individuais na sociedade em sobreposição, que acabou instituindo uma sociedade baseada na divisãoem grupos sociais. Esta pedagogia, acaba portanto se constituindo uma forma de mostrar este tipo de sociedade.
1.1. Tendência Liberal Tradicional
Pela tendência pedagógica liberal tradicional, a pedagogia vemdiferenciar-se por enaltecer umaeducação humanística,quetem como principal objetivo transmitir valores que predominam nas pessoas na sociedade para que assim ocorra uma hegemonia humana. Os alunos passaram a ter um ensino com conteúdos que não possuíam ligação com a cultura do mundo exterior, portanto incompletos, e de tal forma tornaram-se incapazes de atingir seu total aprendizado, reprovados na matéria “mundo fora da escola”. Encostados em um mundo onde o professor era dono da verdade definitiva, e inquestionável o aluno acaba se tornandoum cidadão de pensamento preguiçoso, com conceitos pré-definidosde cada assunto e matéria.
O professor ao planejar a educação de seus alunos, não havendo ligaçãocom a realidade dos mesmos o conteúdo a ser produzido para repasse aos alunos não terá a mesma qualidade para assimilação que o que leva consigoum pouco do mundo em que ele habita, e de sua cultura, a interação com a matéria não seria a mesma, já que ela não estaria chamando tanto a atenção do espectador-aluno e dando esta estimulação extra para participação einteraçãodo aluno. 
1.2.Tendência Liberal Renovada Progressivista
A escola tem como fim adequar as precisões de cada ser ao meio social inserido e, pensando nisso, ela busca transmitir ao máximo a imagem do mundo exterior. Todo mundo possui consigo a capacidade de se adaptar a umambiente, aos poucos e de forma aumentativa ate uma completa adaptação e inserção ao novo meio. Tal adaptação ocorre satisfazendo tanto os interesses sociais quanto a dos alunos. À escola devedar ao aluno conhecimentos que permitam ao mesmo educar-se, em um mecanismo ativo de reconstrução e construção do objeto, interagindo com estruturas do ambiente e estruturas cognitivas do indivíduo.
Com conteúdos de ensino, estabelecidos,comemprego de experiências,vivenciadas pelo sujeito diante das dificuldades cognitivas e ocasiõesdifíceis. O como aprender se torna mais importante do que as informações a serem aprendidas. Umas das formas de se ensinar e a de se ensinar praticando, já que ela engloba o estudo do meio social e natural, a pesquisa ,o método de solução de problemas, a descoberta e a valorização das tentativas experimentais. Umas das praticas utilizadas por algumas escolas e o trabalho em grupo,queserve como técnica e desenvolvimento mental, funcionando como um refletor da vida social.
1.3. Tendência Liberal Renovada Não-diretiva	
A função da escola esta na formação de atitudes, com ênfase em problemas psicológicos e processos de desenvolvimento de relações e da comunicação,são preferível a pedagógicos e sociais, portanto e deixado de segundo plano a transmissão de conteúdos,construir o ambiente que estimule a transformação interna na pessoa, o professor se esforça em criar uma forma de ensinar que corresponda às singularidades de cada aluno cumprindo a sua função de professor “facilitador", dessa forma, ambientar-se melhor no local onde estar é o foco. Fatores como procedimentos didáticos,as aulas,a competência na matéria, os livros, a importância e baixa, a atenção principal é direcionada para a pessoa desenvolver a confiança em si mesmo, e estar bem consigo, e as outras do meio de vivência, e ser independente na busca pelo conhecimento.
O professor precisa ser confiável e receptivo, e aceitar o aluno acreditando em suas capacidades, e ajuda-lo a se organizar, através de uma educação que busca criação da personalidade. Durante o processo o aluno ficar sozinhorepresenta o respeito e aceitação total do estudante pelo professor.
Tendência Liberal Tecnicista
No modelo da sociedade em que vivemos a escola desenvolve um papel de modeladora comportamental. A escola nova durante os anos 60 passou a dar espaço para á tendência tecnicista, pelo menos na legislação, na pratica não existe a certeza de que realmente se deu inicio. O ensino escolar por meio de métodosespecíficos é responsável por organizar os conhecimentos, atitudes e habilidades para permitir a inserção da pessoa na maquina do sistema social global, este mecanismosocial é governado através de leis naturais .Emprega-se a tecnologia comportamental, de mudança de comportamento, na educação para que ela seja aperfeiçoada aumentando seu desempenho tornando os alunos que por ela passam cidadãos exemplares em suas condutas dentro da sociedade melhorando a ordem social vigente, que e o sistema capitalista, pois de tal forma a educação funciona como meio de preparar o individuo para o mundo de trabalho. Ai pode-se perceber o tamanho da importância da tecnologia educacional é a programação por passos sequenciais, e a do professor em administrar os formas de transmissão da matéria e a função de fazer ligaçãoem meio à verdade cientifica e o aluno. Professores e alunos são espectadores do ensino, pois não fazem parte da criação do programa educacional.
2. Tendências Pedagógicas Progressistas	
As pedagogias que carregam o termo "progressista" caracterizam-se pela analise critica das condições da sociedade, que de forma discreta apoiam os fins sociopolíticos da educação, portanto pedagogia progressista não combina com a sociedade capitalista que passou a ser usada como arma pelos professores.
Esta pedagogia divide-se em três tendências: a primeira libertadora, a crítico-social dos conteúdos acentuando a preferência dos conteúdos em seu embate com as realidades sociais e a libertária, juntando os defensores da autogestão pedagógica. A libertadora e a libertaria possuem o anti-autoritarismo como característica de ambas, acontecimentos de vida tornam-se valorizados, formando uma base para a educação também a idéia de autogestão pedagógica, devido então é mais valorizado métodos de ensino que incluammaior numero de alunos como em, assembleias, participação em discussões, votações e outros.
2.1. Tendência Progressista Libertadora
A Tendência progressista libertadora e marcada pela sua característica informal. Os alunos e professores são uma ponte com o mundo fora dos conteúdos ensinados na sala, este mundo funciona comocondutor de informações, enviando e recebendo conhecimento. E a pessoa passa a fazer parte desse mundo real querendo manifestar-se com suas ações para transformação social.Esta tendência ajuda para libertar a sociedade da opressão. Esse ensino libertador, examinadetalhadamente a realidade de interação do homem com os outros homens e com a natureza, almejando uma mudança, caracterizandoa educação crítica.
O conhecimento não vai ser aprendido pelos alunos em aulas, o conhecimento já esta dentro deles através de suas lembranças de fatos ocorridos em seu cotidiano, o professor possui um papel importante de conduzir o aluno ao saber, mostrando-lhes como desenvolver o que eles já sabem para um nível superior.O principal foco é reformular o envolvimento com a experiência vivenciada. A valorização e preservação da cultura daquele meio é importante, qualquerforma de leitura partira das pessoas da comunidade, para não haver "invasão oudepósito de informação".
2.2. Tendência Progressista Libertária
Esta tendência desenvolve a mente do aluno para ser independente, sempre questionando as decisões e atitudes impostas pelo meio, analisando-as se estão certas e convenientes, ou não, para que sejam aceitas. A personalidade humana e modificada. Ações controladoras e dominadoras como as do estado tornam se muito mais resistíveis. O aluno cria um comportamento onde ele é o centro dasdecisões em sua vida, se libertando de burocracias e comandos exteriores, estabelecendo praticamente uma anarquia. As provas e avaliações dos conteúdos aplicados foram reformulados nesta tendência, a utilização de técnicasdiferenciadas como a de convivência em grupos é empregada como a de assembleias e reuniões, o professor sempre esta em um nível superior onde a opinião deve ser respeitada pelos alunos.
2.3. Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos
Apareceu no inicio dos anos 80,ela diferentemente das outras busca o discutir das matérias baseados nas vivencias sociais,para que o aluno venha a participar de forma ativa em lutas sociais. Outro foco importante é o cuidado especial que é dado aos conteúdos e aos métodos, que são compreendidos como um ser só. O professor vira o responsável por definir quais os conteúdos mais relevantes ao aluno, que vira servir como formação profissional, o incluindo na sociedade. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com a elaboração deste trabalho pode se compreender um pouco em relaçãoàconcepção de educação nas tendências liberais e progressistas, e suas outras divisões cada uma com suas características próprias, entendemosque professor e aluno precisam ser compreendidos em um único contexto, como um ser só, lidar com um de cada vez é negar a existência de um e enaltecer a importância do outro. O papel do professor na formação do cidadão o enriquecendo de valores e conhecimentos, em um processo de preparação para encararo mundo contemporâneo é indiscutível.Um dos caracteres notados nas tendências pedagógica e o quanto variam de um para outro, no decorrer do tempo isso veio a ser necessário para atender as exigências de cada período, na historia das tendências pedagógicas, é importante falar que tais mudanças não param de ocorrer, na evolução das tendências pedagógicas a transformação da realidade atual é permanente.
REFERÊNCIAS
LIBÂNEO, José Carlos.Democratização da escola pública:a pedagogia críticoa-social dos conteúdos. 19°. Ed. São Paulo: Loyola.
SANTOS, Nilva de Oliveira Brito dos; GASPARIN, João Luiz; O trabalho educativo:contribuiçõesda teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico critica,2012.

Continue navegando