Buscar

Administração de marketing prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Administração de marketing prova
1-Assinale a alternativa que representa o P de promoção:R=Merchandising, publicidade
2-O marketing atual age, na maioria do mercados, com foco direcionado à segmentação de sua clientela. Dentre as estratégias de segmentação, aquela que atende a um limitado grupo de clientes, cujas necessidades não estão sendo totalmente atendidas pelas empresas, damos o nome de:R= Estratégia de nicho.
3-De acordo com a evolução do conceito de Marketing, a fase das vendas foi caracterizada pelo aumento da produção e a preocupação passou a ser escoar o excedente de mercadorias produzidas em larga escala ou em massa. A orientação nesta fase indicava que o propósito da empresa era:R=Vender o que se fabricava e não vender o que o mercado (o cliente) desejava, ou seja, havia uma preocupação com o curto prazo, e não o interesse na satisfação do cliente
4-Desde o momento que o produto é lançado no mercado até a sua retirada total ele passa por algumas fases. São estas as fases:R=introdução, crescimento, maturidade e declínio.
5-A organização que pretende desenvolver produtos que agregam valor para o cliente deve:R=Promover a valorização dos benefícios obtidos pelos clientes sobre os custos percebidos.
6- O modelo de ciclo de vida do produto pode auxiliar na análise do estágio de maturidade de um produto através da representação de estágios distintos na história das vendas, com diferentes oportunidades e problemas em relação às estratégias metodológicas, operacionais e financeiras. Dentre as opções a seguir, assinale aquela que identifica corretamente a fase de declínio do CVP;R=Lucros praticamente inexistentes, vendas não muito volumosas e disponibilidade limitada do produto.
7=A segmentação de mercado é uma poderosa estratégia para aumentar a precisão do marketing de uma empresa. Considerando as estratégias de marketing existentes, assinale a afirmativa correta. R=No marketing de segmento, a empresa procura atrair um grupo de consumidores, identificado a partir de suas preferências, poder de compra e localização geográfica, entre outros fatores.
8-O que é o marketing holístico?R= O marketing holístico pode ser visto como o desenvolvimento, o projeto e a implementação de programas, processos e atividades de marketing, como o reconhecimento da amplitude e das interdependências de seus efeitos. Ele reconhece que no marketing "tudo é importante" - o consumidor, os funcionários, outras empresas e a concorrência, assim como a sociedade como um todo.
9-A revolução digital criou uma Era da Informação. A Era Industrial caracterizou-se pela produção e pelo consumo em massa, por anúncios onipresentes e por grandes descontos. Qual o impacto da Era da Informação sobre o marketing? R= A Era da Informação promete levar a níveis de produção cada vez mais precisos, a comunicações mais direcionadas e a uma determinação de preços em bases mais consistentes. Além da criação de cadeias de valor integradas e de negócios realizados por meio digital. 
10-Para que uma empresa seja orientada para o Marketing e possa continuar a conquistar e manter seus mercados, é necessário que:R=Ela se preocupe em atender às necessidades e desejos dos seus clientes.
11-"Em agosto de 2008 a Claro passou a ser a segunda colocada no segmento de telefonia móvel no Brasil. Segundo a Anatel a empresa ultrapassou a TIM, alcançando um número superior a 25% de market share. A empresa está em busca da liderança de mercado, que atualmente pertence à Vivo, e para isso aposta no pioneirismo e na inovação. Exemplo disso foram as ações realizadas em relação à portabilidade, apoiando os consumidores na livre escolha de sua operadora de celular, e a tecnologia 3G, sendo a primeira a operar nessa modalidade no país." (Revista Marketing, fev./2009) R=A TIM torna-se uma Ocupante de Nicho de Mercado ao passo que perde posição para a Claro
12-Uma empresa raramente consegue satisfazer a todos em um mercado. Por esta razão, isso faz com que a empresa:R=Trabalhe com a segmentação de mercado e a definição do mercado-alvo.
13-O composto de marketing, também conhecido como 4 Ps do Marketing, pode ser definido como:R=Conjunto de ferramentas que a organização utiliza para a criação de valor para o cliente, por meio da gestão destas variáveis: produto, preço, praça e promoção
14-A fase do Marketing foi caracterizada pelo aumento do padrão de vida dos consumidores norte-americanos. A volta dos soldados dos campos de batalha fez com que o índice de natalidade aumentasse, um fato animador para o mercado consumidor. Em seguida, houve uma outra explosão no mercado: a dos adolescentes ávidos por consumir uma diversidade de serviços e produtos como roupas e alimentos.Considerando o enunciado acima, analise estas afirmativas:I. Os consumidores ainda não haviam se tornado tão mais exigentes, e a venda e a propaganda eram instrumentos mais do que suficientes para fazer com que as pessoas comprassem.II. A concorrência fez aumentar a oferta de produtos e serviços, possibilitando a maximização da escolha.R=A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
15-Havia uma demanda praticamente certa para tudo o que as empresas produziam. Não havia preocupação com maiores esforços de venda, pois tudo o que era produzido, era vendido. O trabalho do marketing era entregar produtos em locais onde eles pudessem ser comprados. Considerando o enunciado acima é correto afirmar que: I. Essa fase ficou marcada por uma frase proferida por Henry Ford: "O consumidor pode ter qualquer carro, desde que seja o modelo T na cor preta". Este era o pensamento de marketing da época. II. O lema dessa época era "Produzir para Vender", e o maior trabalho da Administração era tornar mais eficiente os meios de produção. Qual opção analisa corretamente as afirmativas acima?R=Ambas são verdadeiras e ambas se complementam.
16- O conceito de marketing pode ser definido como;R= Função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing
17- A segmentação de mercado é uma poderosa estratégia para aumentar a precisão do marketing de uma empresa. Considerando as estratégias de marketing existentes, assinale a afirmativa correta.R= No marketing de segmento, a empresa procura atrair um grupo de consumidores, identificado a partir de suas preferências, poder de compra e localização geográfica, entre outros fatores.
18- Complete corretamente a afirmativa abaixo. Para atingir um determinado mercado-alvo, uma empresa deve fazer uso de três canais de marketing. São eles: R= canais de comunicação, de distribuição e de venda.
19- "Embalagens bem desenhadas podem criar valor de conveniência e promocional. Elas devem ser vistas como uma arma de estilo, especialmente no caso de alimentos, cosméticos, artigos de higiene pessoal e pequenos eletrodomésticos. Sendo o primeiro contato do comprador com o produto, a embalagem é capaz de atraí-lo ou afastá-lo." (Philip Kotler; Kevin Keller) No que tange à embalagem, é INCORRETO afirmar que: R= As embalagens devem, somente, facilitar o transporte e a proteção do produto.
20-MERCHANDISING;É a ação de promover que usa a comunicação de marketing no ponto de venda e em espaços editoriais na televisão,mídia empresa e outros,para reforçar mensagens publiicitarias feitas anteriormente ou mesmo a substituição a propaganda em alguns casos.

Outros materiais