Buscar

CIÊNCIA POLÍTICA Avaliando Aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201603481066)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(EPPGG 2005/80) Analisada, no que se refere à representação política, à dinâmica parlamentar e à governabilidade como tendente à instabilidade. Com acento em aspectos diferentes, o foco tem sido colocado na natureza do Presidencialismo e na relação entre o Presidente e o Legislativo. As afirmações a seguir referem-se a essas questões: 1- O Presidencialismo brasileiro tem características plebiscitárias, o que gera uma tendência a formar ministérios numerosos e heterogêneos. 2- A relação política entre o Presidente e o Legislativo faz com que se diga que o Brasil tem um Presidencialismo de coalizão. Essa circunstância internaliza divergências, que o presidente é obrigado a arbitrar, entre partidos, interesses regionais transpartidários, afetando as relações entre as bancadas e os governos estaduais. 3- A amplitude das coalizões de governo tem outras causas, além da falta de maioria parlamentar. Entre eles a representação proporcional, o federalismo, o bicameralismo e o pluripartidarismo amplo. 4- No presidencialismo de coalizão, o presidente assume a condição de árbitro tanto das divergências internas à aliança que o respalda no Legislativo, como das forças políticas regionais representadas na mesma aliança. 5- Apesar das características plebiscitárias de sua eleição e da condição de árbitro em relação às forças que compõem sua base parlamentar, o presidente, ao exercer o cargo sob constante risco de desintegração dessa base, tem seu poder e sua autoridade fragilizados. Em relação a essas afirmações pode-se dizer que:
		
	
	apenas a nº 2 está correta.
	 
	estão todas corretas.
	
	apenas a nº 3 está correta.
	
	apenas a nº 1 está correta.
	
	estão todas incorretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603231296)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a legitimidade, é correto afirmar que:
		
	
	não se aplica ao estudo do Estado.
	
	significa o mesmo que legalidade.
	 
	excede os limites técnicos da lei.
	
	não é um conceito importante para a política.
	
	é fundamental apenas no campo da ciência médica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602734673)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a opção correta sobre o pensamento de Rousseau sobre a constituição da cidadania.
		
	 
	A vontade geral é soberana e sempre pode legitimamente se pronunciar sobre o corpo da nação, pois o soberano é o povo no estado ativo e o povo é o soberano no estado passivo
	
	A desigualdade da propriedade é um problema moral, um fato que nenhum homem jamais pode aceitar, somente sendo admissível a distribuição desigual da força física e dos dons mentais.
	
	A liberdade resulta do livre consentimento a uma lei estrita e inviolável, a qual os indivíduos acatam por ter sido aprovada segundo regras legítimas de maioria.
	
	Mediante o contrato social constitui-se um corpo moral coletivo pelo qual todas as vontades individuais compõem a vontade geral, que é a soma dos interesses de cada um, logo, a base da sociedade.
	
	A ordem estabelecida mediante o contrato social sucede ao Estado de natureza, uma condição original da humanidade, historicamente demonstrável, no qual o homem vivia como um bom selvagem.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602695006)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As obras do florentino Nicolau Maquiavel, apesar da interdição, tiveram ampla repercussão no decurso da Idade Moderna. No pensamento de Maquiavel: I - o processo político situava-se acima da moral. II - o Príncipe, para manter-se no poder, devia aprender a ser bom ou mau, conforme as necessidades. III - o Chefe político podia dominar a FORTUNA (conjuntura social e política) através da VIRTÚ (energia, resolução, talento). IV - o Monarca devia limitar-se aos rígidos limites religiosos impostos ao pensamento da época. V - o ideal republicano de governo está expresso em seus DISCURSOS. Consideradas as proposições acima, assinale:
		
	 
	se apenas a primeira, a segunda, a terceira e a quinta estiverem corretas.
	
	se todas estiverem corretas.
	
	se apenas a terceira e a quarta estiverem corretas.
	
	se todas estiverem incorretas.
	
	se apenas a quarta estiver correta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603260060)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale as alternativas corretas:
		
	 
	3. Legitimidade: regra, em virtude da qual, se julga que um poder deve ou não ser obedecido.
	 
	1. O poder coercitivo é utilizado para se conseguir o que quer com base em: ameaças e punições;
	 
	2. Autoridade ou poder de direito: é o direito estabelecido para tomar decisões e ordenar ações de outrem, a legitimação do poder através da incorporação de um conteúdo jurídico/moral, ou seja, normas ritualizadas nos costumes ou codificadas no direito.
	 
	4. Legalidade: regras mais ou menos permanentes e válidas, sejam ou não obra da razão, que possam abrigar os indivíduos de uma conduta arbitrária e imprevisível dos governantes.
	 
	5. A única sociedade em que a autoridade se origina sem formalidades é a família natural. A autoridade pertence ao casal que a constitui. O primeiro pacto social é a família.

Continue navegando