Buscar

Atividade Prática Supervisionada Constitucional 2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIPAM– CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
CURSO DE DIREITO
Explique o que é Poder Constituinte Derivado.
Poder constituinte derivado (instituído , constituído, secundário ou de segundo grau ) é o Poder de modificar a Constituição Federal e, também , de elaborar Constituições estaduais .Esse Poder é criado pelo poder constituinte originário , está previsto e regulamentado no texto da própria Constituição Federal .
 Explique as características do Poder Constituinte Derivado.
É um poder Jurídico porque integra o Direito , está presente e regulado no texto Constitucional . É derivado porque é instituído pelo poder constituinte originário para modificar e complementar sua obra . É limitado ou subordinado porque encontra limitações Constitucionais expressas e implícitas , não podendo desrespeita-las , sob pena de inconstitucionalidade . É por força dessa característica que identificamos , na vigente Constituição 88 , a presença de Clausulas pétreas , expressas e implícitas ( núcleo inabalável da Constituição Federal ) . É condicionado porque sua atuação deve observar fielmente as regras predeterminadas pelo texto constitucional .
 Explique a possibilidade de se declarar inconstitucional Emenda Constitucional.
Na aprovação de uma emenda constitucional á Constituição Federal , deverá ser estritamente observado o art. 60 da CF , sob penas de inconstitucionalidade . Além disso , a doutrina classifica as limitações que podem ser imposta pelo poder constituinte originário , que são : temporais, circunstanciais , materiais e processuais ou formais. O descumprimento dessas limitações pode acarretar a inconstitucionalidade da emenda constitucional.
 Explique o que é Emenda Constitucional Regular e Emenda Constitucional de Revisão.
Emenda Constitucional Regular é criada pelo poder constituinte derivado reformador , que é o poder de modificar a Constituição , desde que respeitadas as regras e limitações imposta pelo originário . Já a Emenda Constitucionais de Revisão é criada pelo poder constituinte revisor ( previsto no art.3° ADCT) que uma revisão constitucional que acontece após cinco anos , contados da promulgação da Constituição, e exauri seus efeitos uma única vez . 
 Explique se é possível modificar a atual Constituição através de Emenda Constitucional de Revisão nos dias atuais.
Emenda constitucional de Revisão é criada pelo poder Constituinte revisor (art 3° ADCT) , com isso , após 5 anos da promulgação da nova Constituição , este poder , poderá modificar e revisar a Constituição. Porém , ele exauri seus efeitos uma única vez , assim não repetindo outras vezes . Neste norte , podemos afirmar que nos dias atuais não é possível criar-se emenda Constitucional de revisão , pois o poder constituinte de revisão , já foi exaurido todos os seus efeitos . 
 
 Explique os limites ao exercício do Poder Constituinte Derivado.
O Poder Constituinte originário , estabeleceu e pode estabelecer algumas limitações ao Poder Constituinte Derivado . Essas , podem ser : limitações temporais , limitações circunstanciais , limitações materiais e limitações processuais ou formais . Encontramos algumas limitações constitucionais expressas e implícitas , não podendo desrespeita-las , sob pena de inconstitucionalidade .Em nossa Constituição Federal de 1988 , encontramos cláusulas pétreas implícitas e expressas ( que são um núcleo inabolível da Constituição) , assim , sendo uma espécie de limitação material . Além disso , temos também , insculpido no art.60, §1°, algumas situações nas quais a Constituição não poderá ser emendada. 
 Explique as cláusulas pétreas expressas e implícitas.
Cláusulas pétreas são limitações materiais ao poder de reforma da constituição de um Estado. Em outras palavras, são dispositivos que não podem ter alteração, nem mesmo por meio de emenda, tendentes a abolir as normas constitucionais relativas às matérias por elas definidas. Cláusulas pétreas são os artigos da Constituição que não estão sujeitos a sofrer modificação, exceto se for para dar maior proteção a eles . Temos clausulas pétreas explicitas (art.60 §4°) . Temos “assuntos” dentro da constituição que se equiparam , por sua importância , a cláusulas pétreas , porém, não estão no Art.60§4° . Assim , se não darmos a esses “assuntos” status de clausulas pétreas eles , a qualquer momento, poderão ser retirados da sociedade . 
 Explique o que é o Poder Constituinte Derivado Decorrente e suas características.
Poder Constituinte Derivado Decorrente é o poder que a Constituição Federal de 1988 atribuiu aos estados-membros para se auto-organizarem , por meio da elaboração de suas próprias Constituições. Assim, Poder Constituinte Derivado Decorrente é o responsável da criação de Constituições Federais ,desde que observadas as regras e limitações imposta pela Constituição Federal . 
 Explique se há Poder Constituinte Derivado Decorrente na elaboração das Leis Orgânicas Municipais.
Nos municípios , embora dotados de autonomia politica , administrativa e financeira , com competência para elaborar suas próprias leis orgânicas , não dispõem de poder constituinte derivado decorrente . Pois , ao criar lei orgânica , o município , devera se condicionar tanto a observância da Constituição Federal , quanto da Constituição Estadual . Assim , sendo um poder constituído e não um poder constituinte .
Explique se há direito adquirido frente à norma constitucional criada pelo Poder Constituinte Originário.
O Poder Constituinte Originário é ilimitado e incondicionado , assim , podendo retroagir há um direito adquirido ,caso ele queira . Temos graus de retroatividade que o Poder Constituinte poderá adotar , que são : retroatividade mínima, retroatividade média e retroatividade máxima. Na retroatividade mínima , que é a adotada pela CF/88 , atingirá apenas as prestações futuras , a partir da promulgação e entrada em vigência daquela Constituição , dessa forma não retroagindo ao Direito Adquirido . Na retroatividade média , A Constituição retroagirá nas prestações futuras e nas passadas não requeridas , assim , tendo que estar de forma expressa na Constituição . Na retroatividade máxima, a Constituição poderá retroagir nas prestações futuras e passadas , podendo prejudicar o direito adquirido , mas deverá também , ser expresso na Constituição . 
Explique se há direito adquirido frente à norma constitucional criada pelo Poder Constituinte Derivado.
O Poder Constituinte Derivado , por ser limitado e condicionado , a não ser por “ordem” do Poder Constituinte Originário , não poderá retroagir para prejudicar o Direito ADQUIRIDO .
 Explique o que é mutação constitucional.
Mutação Constitucional se da através da interpretação . Os interpretes que irão alterar, mudar o sentido da Constituição pela hermenêutica . Sendo que o texto constitucional fica inalterável .
 13) Observe as seguintes afirmações:
Os princípios e as regras constitucionais se constituem em normas constitucionais com obrigatoriedade e cogência, sendo os primeiros superiores hierarquicamente aos segundos.
PORQUE
Os princípios constitucionais refletem valores enquanto que as regras são aplicadas a antecedentes determinados.
Agora marque a alternativa correta:
a) ( ) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira;
b) ( ) as duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira;
c) ( ) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
d) ( ) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
e) ( x ) as duas afirmações são falsas.

Continue navegando