Buscar

Aula 4 Estrutura e função da superfície do olho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Microbiologia II
	Estrutura e função da superfície do olho
	O normal dos olhos é ter uma microbiota transitória bem escassa, com a conjuntiva funcionando como barreira para os microrganismos para proteger a córnea, e temos a defesa natural através das lágrimas e do ato de piscar.
	O bloqueio dos ductos lacrimais provoca uma maior probabilidade de infecções como a conjuntivite.
			Conjuntivite	 e	 Queratite
	A conjuntivite tem como região afetada a conjuntiva e pode-se ter o contato com a bactéria/vírus/fungo pelo ar e começa a caracterizar o processo inflamatório, caracterizado por um avermelhamento, fica mais vermelha, sensação de desconforto, mas não tem ameaça a visão. Pode ter pus também, mas ao fazer o tratamento com colírios e hábitos e higiene o problema pode ser resolvido. É altamente contagiosa! Pode ser causada por S. aureus.
	Processo de adesão, coloniza, começa a se multiplicar, pus, etc. Normalmente quando têm pus, é conjuntivite bacteriana, pois elas produzem muitos daqueles fatores de virulência.
	Viral e fúngica normalmente não tem pus, mas ficam com olho avermelhado, desconforto e etc.
	A queratite acomete a córnea, e nesse caso ela não começa com a conjuntivite. A conjuntiva é só uma passagem. Chegou à córnea ela adere, multiplica e começa a produzir aqueles fatores de virulência e com esses fatores o que mais é produzido são às agressinas que acabam realmente causando uma lesão na região de córnea.
	Então ocorre uma inflamação, pode ser dolorosa podendo deixar lesões profundas e causar cicatrizes que ameaçam a visão. Se tratado logo, pode perder pouca visão, caso tratado tardiamente cegueira total. Tratamento é feito com antibióticos.
	A querato-conjuntivite é quando temos as duas infecções juntas, começa com a conjuntivite e depois esses microrganismos chegam na córnea.
	As causas podem ser bacterianas, virais e fungicas. Lembrando que um mesmo microrganismo pode causar diferentes doenças nos tecidos do nosso corpo.
	Então o Staphylococcus aureus pode causar conjuntivite, pois eles são muito encontrados na nossa pele, e ao coçar o olho ou algo do tipo a própria pessoa acaba se contaminando.
	Em relação à infecção por lentes de contato é uma bactéria que vocês ainda não conhecem que é a Pseudomonas aeruginosa. Presentes em quase todos os lugares, principalmente em ambientes úmidos, e por isso comum ao colocar a lente no banheiro e se contaminar com essa bactéria. Também causam conjuntivite.
	Uma querato-conjuntivite é uma causa bacteriana muito freqüente que pode causar a cegueira nos neonatos, que é causada pela Neisseria gonorrohoeae. A patogênese desta doença começa com a mãe infectada no trato genital e outros microrganismos juntos no trato genital durante o parto normal passam para a criança. Infecções como meningite também podem ser transferidas caso a mãe não faça um acompanhamento pré-natal.
	Secreção é espessa e purulenta fazendo com que as pálpebras inchem. A córnea pode ser perfurada podendo causar a cegueira total
	Lembrando então que a patogênese pode ser através da mãe com infecção que passa para a criança na hora do parto ou então o próprio meio ambiente pode ter esses microrganismos.
		____________________________________________________
		Doenças Microbianas do Sistema Respiratório
	Infecção na garganta, faringe, laringe e acaba espirrando. Quantas coisas saem no espirro!
Estrutura do Trato Respiratório Superior: Cabeça e Pescoço (Streptococcus, Lactobacillus e Gram -)
Estrutura do Trato Respiratório Inferior : Laringe à bronquíolos
	23:30

Outros materiais