Buscar

Introdução ao Estudo de direito Caso concreto 4 resolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 4
Os direitos absolutos são aqueles que se opõem de forma erga omnes (geral), irradiando efeitos em todos os campos e impondo à coletividade o dever de respeitá-los. Direitos relativos os que se opõem ou obrigam apenas os sujeitos da relação jurídica. O Direito subjetivo absoluto, dentre esses casos, seria o direito de propriedade das ações do Banco e o direito à propriedade da mansão.O Direito subjetivo relativo, os direitos dos contratantes na venda do Banco. 
Direito patrimonial seria o título de propriedade da mansão e o Direito extrapatrimonial ou não patrimonial, o direito ao próprio corpo e decisões sobre ele, que é o caso do transsexual.
Direito disponível são os direito patrimoniais em geral como a mansão, banco, etc. O Direito indisponível, os direitos extrapatrimoniais em geral, como direito ao próprio corpo, uma vez que indisponibilidade contempla a intransmissibilidade, a inalienabilidade e a irrenunciabilidade e significa a impossibilidade de mudança do titular, nem mesmo por força da vontade própria do indivíduo.
Direito transmissível: os disponíveis em geral, como os patrimoniais; Direito intransmissível: os extrapatrimoniais (o corpo).
 
QUESTÕES OBJETIVAS
 V;V;V;V
Alternativa A

Outros materiais