Buscar

CIMENTOS E CIMENTAÇÃO EM PPF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CIMENTOS E CIMENTAÇÃO EM PPF
Fatores Críticos – decisão e possibilidades
- resistência
-estética (transparência, translucidez, opacidade)
-adaptação 
-quantidade de desgaste 
-possibilidades de cimentação
Falhas
-adaptação (espessura da película)
-linha de adesão (local, qualidade do tecido)
-degradação da resina (agente cimentante)
-preparo cavitário – princípios gerais
AGENTE CIMENTANTE
- ele aumenta a resistência do conjunto dente-restauração a forças de tração, compressão e cisalhamento.
“O espaço virtual é preenchido com o cimento para garantir o ajuste entre as superfícies (preparo e restauração). O cimento é um coadjuvante, não é ele que vai reter a peça, e sim o seu preparo feito de maneira correta”
INCRUSTRAÇÕES E COROAS LIVRES DE METAL
As cerâmicas são compostas por uma matriz vítrea, e por cristais. Existem aquelas com maior teor cristalino, e aquelas com maior teor vítreo.
A que tem maior matriz vítrea tem mais chance de trincas (fendas de Griffith), por exemplo, porque é menos resistente e tem menor resistência flexural. Por outro lado são mais estéticas.
A gente incorpora cristais (óxidos metálicos) aumentando a resistência flexural. Quanto mais incorporamos cristais, menos temos matriz vítrea, isso piora a estética por diminuir as propriedades do vidro de translucidez.
ESTÉTICA – teor vítreo, transparência e translucidez, cerâmicas – porcelana de cobertura, acido-sensiveis (sensível à atuação do acido), principio da ADESAO: acido fluorídrico + silano, cimento resinoso
RESISTÊNCIA – teor cristalino – densidade , opacidade, cerâmica de infraestrutura, ácido resistente (o ácido não faz nem “cócegas” ), principio da retentividade, cimentos convencionais ou resinosos (PODE USAR CIMENTO RESINOSO MAS SABENDO QUE MESMO SENDO RESINOSO NÃO VAI FUNCIONAR COMO TECNICA ADESIVA, UMA VEZ QUE O ACIDO FLUORIDRICO NÃO VAI TER EFETIVO. OU SEJA, DESDE QUE EU FAÇA O PREPARO CAVITÁRIO COM PRINCÍPIOS MECÂNICOS DE RETENTIVIDADE, POSSO USAR O CIMENTO ADESIVO)
“o ácido fluorídrico vai atuar na matriz vítrea, vai expor os cristais. Quando tenho menos matriz vítrea, tenho menor exposição, porque o ácido não atua nos cristais (ou seja, mas cerâmicas densas)”
“nos espaços que eu expus cristais, eu consigo promover uma micro-retenção através de um embricamento de adesivo e do cimento resinoso”
“existe um agente de união bifuncional, que vai unir um componente inorgânico (na cerâmica) com um componente orgânico (resina-adesivo) chamado SILANO
“no principio de retentividade não há embricamento mecânico, o que vai reter a peça é o preparo cavitário”
PORCELANAS-CERÂMICAS ACIDO SENSIVEIS
Sequencia: acido fluorídrico na peça (restauração), silano, adesivo, cimento resinoso
Sequencia no preparo (dente): a dentina vai ser condicionada normalmente como em dentistica, condicionamento com ácido FOSFÓRICO 37%, adesivo, e cimento resinoso
PERGUNTA QUE A DANIELA FEZ NA AULA: e se o preparo tiver muito nucleo de preenchimento (POE) ao invés de estrutura dental¿¿¿¿ ISSO COMPLICA O PRINCIPIO DE ADESÃO. Não será tão efetivo.
CUIDADOS COM A CIMENTAÇÃO
- contaminação (cuidados com os restos de cimento provisório no preparo (o eugenol do oxido de zinco e eugenol inibe a polimerização da resina. OU SEJA, NÃO USE CIMENTO PROVISÓRIO A BASE DE EUGENOL SE A TECNICA DE CIMENTAÇÃO DEFINITIVA FOR ADESIVA, PQ O EUGENOL VAI IMPEDIR A POLIMERIZAÇÃO)
CIMENTAÇÃO ADESIVA
O cimento pode ser foto ativado, quimicamente ativado ou DUAL (ambos)
ATENÇÃO!!!!!!! Durante a polimerização do cimento existe uma reação entre o peróxido de benzoíla (iniciador) com a amina terciária (ativador)
OS SISTEMAS ADESIVOS PODEM SER : convencionais de 3 ou 2 passos, ou autocondicionantes de 2 passos ou um único. 
PARA UMA CIMENTAÇÃO ADESIVA DEVEMOS USAR OU O CONVENCIONAL DE 3 PASSOS, OU O AUTOCONDICIONANETE DE 2 PASSOS. POR QUE¿¿¿¿ O PRIMER PRECISA ESTAR SEPADO DO BOND. (dessa forma o Bond vai neutralizar o primer quando for colocado por cima.
Se o primer (que é ácido) estiver junto do Bond não vai ser neutralizado e vai reagir com componente do cimento, as aminas terciarias (uma base)- formando sal. Sendo assim não terá amina para reagir com peroxidod e benzoila. E o cimento vai ficar mole, não vai ter reação de presa.
Se formos usar cimento adesivo (principio da adesão) nas cerâmicas ácido resistentes (com alto teor cristalino), devemos fazer SILICATIZAÇÃO – jateamento de oxidos que vai expor sílica coloidal, essa sílica vai ter afinidade com o cimento adesivo.
Se for usar cimento convencional (tipo fosfato de zinco) não preciso usar nada na superfície do preparo. Só o cimento e pronto.
PS: ISSO FORAM AS COISAS QUE EU ANOTEI DURANTE A AULA. QUALQUER COISA QUE CONTRADIZ O QUE TA ESCRITO NO SEU CADERNO, PROCURE SABER MELHOR, OU CONFIE NO SEU PROPRIO CADENRO (SEMPRE PREFIRO CONFIAR NO MEU CADERNO,DICA DE VIDA RS). BJS

Outros materiais