Buscar

Web empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Web aula 01
	Os títulos de crédito diferenciam-se dos demais tipos representativos de obrigação, no tocante aos princípios e características que disciplinam sua aplicação. Ao se tratar de títulos de credito estamos nos referindo a títulos, autônomos, literais, abstratos e cartulares, que podem ser oriundos de naturezas jurídicas diversas, das quais não necessitam, constar no titulo executivo.
	Por sua vez, os demais títulos obrigacionais, não desfrutam dos mesmos princípios e características do titulo de credito, o que os tornam personalíssimos, causais e vinculados aos negócios jurídicos que lhes deram causa.
	O titulo de credito é um titulo de apresentação, porque, ele tem cunho meramente representativo. Dessa forma, a quitação, ou o pagamento com valor real, não ocorre com o titulo, pois é apenas uma representação simbólica.
Obejtiva letra C
	O titulo de credito em relação a cobrança tem executoriedade, sem necessidade de ação de conhecimento, diferente das obrigações comuns, artigo 784 CPC.
	O contrato tem força entre as partes, não pode ser endossado. O titulo de credito pode ser transferido por ato solene chamado endosso.
	É titulo de apresentação, pois é necessário a apresentação do documento original para ter garantido seu direito, principio da cartularidade.
Web 02
	A defesa de exceção não deve ser acolhida pelo juiz, uma vez que, os títulos de credito guarnecem do principio da autonomia, abstração e inoponibilidade das exceções pessoais. Assim, todos que compõem a cadeia de circulação, endosso, do referido titulo, pode ser chamado em juizo para responder pelo titulo.
	A partir do primeiro endosso inicia-se a autonomia, e após a circulação do titulo, os endossantes não podem opor exceções pessoais. De acordo com o principio as autonomia a defesa não deveria se acolhida pelo juiz da causa.
	Objetiva 01 - a
Legislação e Regras de aplicação
Web aula 03
	Com base na classificação dos títulos de crédito, não se confunde duplicatas com cheques, haja vista, as características divergentes entre si.
	Salienta-se de inicio que a duplicata só pode ser utilizada para fins de prestação de serviço, bem como em relações mercantis, comercio entre empresários e empresas. Isso retrata a causalidade que é imposta a esse referido titulo, pela legislação. No mesmo diapasão, encontra-se o cheque, que também apresenta a causalidade, não podendo ser emitidos de forma livre.
	Quanto a sua estrutura os referidos títulos encontram-se diante da mesma aplicação, que será um titulo com natureza de ordem de pagamento. Contudo, no diz respeito a sua emissão e constituição dos papeis dos sujeitos da relação jurídica há divergências. Deve ser observado que no cheque quem emite o titulo é a instituição bancária, que irá possibilitar ao sacado, a sua aceitação e transferência para o beneficiário. A duplicata, entretanto, confunde os papeis de emitente e beneficiário, pois quem emite a duplicata é a mesma pessoa que será beneficiada.
	No que diz respeito ao modelo, em regras os titulos de credito são livres. Todavia, os títulos supracitados, se diferem dessa regra, necessitando de um modelo cartular, tornando-se necessário a observação dos requisitos impostos por lei.
	Por fim, os títulos classificam-se em, ao portador, modalidade que não necessita de nominação, podendo ser transferido pela mera tradição. Nessa oportunidade, a duplicata amolda-se somente na possibilidade de circulação nominativos não à ordem, assim, só podem ser transferidos por endosso, que implica na autorização de transferência, por quem foi determinado como titular da duplicata. No que se refere ao cheque, este pode integrar tanto os títulos com circulação ao portador, se seu valor for inferior a cem reais, desde que, devidamente assinado e preenchido. Podendo também, fazer parte dos títulos cuja circulação é nominativo não à ordem, podendo ser transferido por endosso, ainda que seja determinado a um beneficiário especifico.
	A duplicata é titulo causal, podendo ser emitida somente no caso de compra e venda mercantil e prestação de serviço. Assim, a duplicata não poderia substituir um cheque.
Objetiva 01 – d
Web 04
a.	Sim, pois a letra de cambio é um titulo livre, podendo ser emitido sem nenhuma determinação legal. Assim, bernardo pode atuar como sacador da ralação, onde dará ordem de pagamento ao sacado, que será Agusto, para que efetue o pagamento a Cardoso, o beneficiário.
b.	Os requisitos são:denominação de letra de cambio, ordem incondicionada de pagamento, nome do sacado, nome do beneficiário, data do saque, lugar do saque, lugar do pagamento, data do pagamento e nome do sacador.
	As palavras “letra de câmbio”, inseridas no próprio texto, não apenas no alto do título; O valor monetário a ser pago
O nome do sacado;
O nome do sacador;
Assinatura do sacador; a inobservância de qualquer dos requisitos de validade, tem como consequência jurídica, sua descaracterização como título de crédito.
	Contudo, conforme entendimento do STF, a complementação do titulo, é possível desde que, feita de boa-fé. O que o torna um titulo válido.
Objetiva 01 – d
Web aula 05
	A cadeia de transferência encontra-se devidamente correta, devendo ser co- obrigados pelo pagamento, os endossantes e endossatários, que realizaram o endosso em preto. O endosso realizado por Karine, faz com que ela seja co- obrigada, ao adimplemento do titulo. Assim ela trasnmite pelo endosso em preto todos os direitos e valores, nele contido.
	A cadeia é legal, pode ter essa mudança de endossos. O Luiz é beneficiário, bernardo(sacado) é primeiro obrigado, caso este não pague, pode ser feito o protesto e cobrar dos demais coobrigados, Karine (ep), Eduardo (ep) e Danilo (ep).
A partir do primeiro endosso em branco o titulo pode ser transferido por tradição.
	O principal efeito do endosso em preto, o endossante torna-se coobrigada
Objetiva 01: b
Web aula 06
a) Sim, pois o artigo 26 da lug, permite o aceite limitativo.
b) o sacado passa a ser obrigado, conforme seu aceite. Para isso o beneficiário tem que aceitar o aceite o modificativo, protestando por falta de aceite, o que acarretá com pagamento a vista e antecipação da data de pagamento.
Objetiva: letra b

Outros materiais