Buscar

Simulado 3

Prévia do material em texto

Simulado 3
Questão 1/2
Considere o excerto de texto a seguir:
“Então, a tarefa de formar leitores fica mais difícil ainda, pois agora temos que, quase unicamente, desempenhar tal coisa no espaço escolar. E como fazer o caminho corretamente se a escola é, ainda, o maior representante institucional da repetição, da mesmice semiótica, de valores estanques e padrões de comportamento anacrônico, em que a diferença ameaça os moldes estabelecidos peal ordem da razão e da ciência?”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: Dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002. p. 76.
Levando em consideração a leitura do texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as propostas de Philippe Perrenoud para a renovação de práticas pedagógicas em sala de aula consideradas tradicionais, analise as propostas do referido autor a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Tarefas diferenciadas, não simultâneas.
II. ( ) A fragmentação de tarefas.
III. ( ) A alternância rápida de tarefas.
IV. ( ) Tarefas assumidas coletivamente.
V. ( ) A relativa facilidade das tarefas.
VI. ( ) Tarefas de longa duração.
Agora, marque a sequência correta:
	A	V – V – F – F– V – V
	B	F – F – V – V – F – F
	C	V – F – F – V – F – V (Resposta correta C)
	D	F – V – F – F – F – V
	E	V – V – V – V – F – F
Questão 2/2
Atente para a seguinte afirmação:
“Importa perguntar qual o papel da escola na formação do leitor. Não o leitor obediente que preenche devidamente fichas de livros ou reproduz com propriedade enunciados textuais. Mas o leitor que, instigado pelo texto, produz sentidos, dialoga com o texto que lê, seus intertextos e seu contexto, ativando sua biblioteca interna, jamais em repouso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALTY, I. L. C. Literatura e escola: Antilições. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 52.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, para a implantação de uma atividade pedagógica renovada que objetiva ampliar os espaços de manifestação dos alunos, exige um professor com uma nova postura que consiste em:
	A	Planejar de forma criteriosa o trabalho em sala de aula para que não haja equívocos que o obriguem a questionar e reorganizar as atividades propostas.
	B	Propor atividades niveladas que evitem que os alunos com dificuldade não as consigam realizar, evitando assim a frustração e o sentimento de impotência.
	C	Adotar propostas de atividades que, mesmo sendo mais tradicionais, têm seus resultados conhecidos e, por esse motivo, evitam equívocos e fracassos dos alunos envolvidos.
	D	Estar disposto a implantar atividades renovadas, mesmo correndo os riscos dos maus resultados. ( Resposta correta D)
	E	Propor atividades renovadas que, em se tratando de promover a liberdade de pensamento dos alunos, dispensa todo e qualquer planejamento, devendo ser executada conforme a necessidade momentânea em sala de aula.

Continue navegando