Buscar

discursiva educação especial e ètica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o trecho a seguir:
“Na ética religiosa, os princípios que orientam a conduta das pessoas são extraídos das doutrinas que fundamentam as religiões, sendo, portanto, uma ética perenialista e não situacionista, razão por que seus princípios são mais rígidos e dificilmente admitem mudanças históricas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KUCHENBECKER, V. O homem e o sagrado. Canoas: ULBRA, 2004. p. 194.
Com base no texto e no livro-base Ética empresarial na prática, defina ética religiosa.
Nota: 16.0
	É uma ética delimitada por parâmetros religiosos: os mandamentos de Deus têm o caráter de imperativos supremos. Os princípios que orientam a conduta das pessoas são extraídos das doutrinas e livros sagrados, o que a torna uma ética que muda muito pouco ao longo do tempo (perenialista e não situacionista) (p. 40).
Resposta:Etica religiosa seria o cumprimento dos dez mandamentos...onde as pessoas que são éticas cumprem exatamente o que foi designado por Deus nos mandamentos.
Questão 2/5
“Falar sobre formação continuada de professores é sempre um desafio. Embora existam opiniões divergentes sobre como ela deve acontecer, uma coisa é certa: a formação superior não é suficiente para preparar um professor, pois essa construção se faz na prática e na reflexão sobre a prática, como nos alerta Paulo Freire. Esse profissional, como todos os outros, precisa de atualização constante ao longo de sua carreira. Os cursos são importantes e necessários, pois, de certa forma, suprem as deficiências da formação inicial e permitem que os professores troquem experiências com outros educadores, desenvolvendo, assim, a aprendizagem ao longo da vida de forma colaborativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://gladislsantosbr.wordpress.com/2012/12/28/formacao-continuada-docente-relato-de-uma-experiencia/>. Acesso em: 03 ago. 2016.
Com base nas informações do trecho acima e no conceito de formação continuada apresentado no livro-base Fundamentos para Educação Especial, explique o que é formação continuada.
Nota: 16.0
	Formação continuada: “refere-se à situação do profissional que já atua na docência na educação infantil, no ensino fundamental e médio e que participa de eventos promovidos por instituições de ensino superior, secretarias de educação ou órgãos da comunidade, com o intuito de aperfeiçoamento teórico-prático ou mesmo conhecimentos específicos necessários a novas demandas na sala de aula” (p.198).
Resposta:Formação continuada, seria o profissional independente da area estar sempre buscando maior aperfeiçoamento...através de cursos de atualizações para sempre estar buscando o melhor para desenvolver um bom trabalho. Assim também através de cursos estar adquirindo saberes e compartilhando experiências com outros profissionais.
Questão 3/5
Leia o depoimento de uma professora sobre sua experiência no processo de inclusão de alunos com deficiência:
“Eu olho assim e digo: meu Deus do céu eu vou conseguir? Vou desistir. Eu não vou querer entrar mais nesse barco furado não. Cadê a ajuda? Cadê o direcionamento? [...]. Assim é tá indo muito bem, mas foi muito difícil. Eu esperei que chegasse alguém pra me orientar. Eu tava a deriva. Aí eu disse: eu não vou ficar esperando não. Ai apareceu um curso de extensão em educação especial, ai eu fui fazer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.fundaj.gov.br/geral/educacao_foco/inclusaoednealaeda.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2016.
A autora do livro-base Fundamentos para Educação Especial também aponta quatro dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão. Quais são elas?
Nota: 6.0
	Despreparo dos professores para se relacionar e ensinar alunos com deficiência. Desconhecimento de conteúdos e metodologias de ensino específicas.
Insegurança no estabelecimento de interações cotidianas mais elementares: aproximação, comunicação.
Ausência ou inexistência de critérios para avaliar o aproveitamento escolar desses alunos (p. 196).
Resposta:Falta de orientação profissional, apoio especializado Material didático Falta de conhecimento Falta de cursos para aperfeiçoamento 
Questão 4/5
Leio o trecho a seguir:
“Um aluno que troca fonemas na fala ou letras na escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais, os quais interferem momentaneamente em sua aprendizagem, necessitando uma atenção individualizada e assim por diante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 138.
Utilizando partes do trecho acima e com base nos conceitos apresentados no livro-base Fundamentos para Educação Especial, diferencie uma necessidade especial educativa permanente de uma temporária.
Nota: 20.0
	Necessidades especiais educacionais temporárias: supridas em determinado período de tempo. Um aluno que troca fonemas na fala ou nas letras da escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais (p. 139).
Necessidades especiais educacionais permanente: acompanha o aluno em toda sua vida inclusive no contexto escolar (p. 139).
Uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se.
Resposta:Uma necessidade especial educativa temporaria seria a criança que perdeu os pais tragicamente, isso ira interferir no seu aprendizado devido ao abalo psicológico, que poderá ser superado atraves de acompanhamento psicologico, voltando a ter seu rendimento escolar. Uma necessidade especial educativa permanente seria a criança que nasceu cega, essa criança ira necessitar de uma educação que a ajude viver na sociedade pois a necessidade dela iras ser pro resto de sua vida, ira precisar do auxilio de um profissional capacitado pra lhe ensinar como também materiais de apoio para um melhor aprendizado
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Não existem fenômenos morais, apenas uma interpretação moral dos fenômenos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NIETZSCHE, F. Para Além do Bem e do Mal. São Paulo: Martin Claret, 2003. p. 92.
Tendo como base o livro Ética empresarial na prática, analise a citação acima, explicando a ideia de como a moralidade é assimilada pelos indivíduos
Nota: 20.0
	A moralidade é assumida pela consciência individual (autônoma), ou seja, as normas morais são incorporadas pelos indivíduos por adesão íntima, conforme os padrões da sociedade em que vive e foi educado. Assim, os fenômenos morais são interpretados conforme a realidade cultural de cada indivíduo (ALENCASTRO, p. 46).
Resposta:A moralidade e assimilada através do entendimento que o indivíduo tem de certo acontecimento, analisando através de sua moral se é certo ou errado, se é bom ou mal, se deve ou não deve. Não existe uma ação correta, existe a interpretação do indivíduo em achar correto ou não, pois cada um tem seus princípios

Outros materiais