Buscar

fundamentos sociantropologicoseculturais

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Existe um conhecimento geral de que a coesão social tem como causa uma certa conformidade de todas as consciências particulares a um tipo comum, que não é outro, senão o tipo psíquico de sociedade [...] o que torna possível a proximidade entre os indivíduos e noções de civismo e pátria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, Emile. Educação e sociologia. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 37.
Considerando os estudos sobre educação e socialização segundo Durkheim, leia as afirmativas, marcando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I - ( ) A educação acontece de modo sistemático e organizado, como educação formal. Um processo fechado e autorreferente que permite a formação dos jovens e crianças.
II - ( ) A educação escolar acontece como um processo de socialização organizado que visa contribuir para consolidação da consciência coletiva.
III - ( ) A educação escolar é um processo formativo que ocorre dentro e fora da escola, tem a função de contribuir com a coesão social e o funcionamento da sociedade.
IV - ( ) A escola é uma instituição que visa a transformação social, mediante um processo evolutivo rumo a relações sociais equitativas e igualitárias.
V- ( ) Todo processo educacional visa preparação para a vida em sociedade, considerando a premissa de que novos modelos de comportamento, novas crenças e valores precisam ser plasmados e disseminada, da escola para a sociedade.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – V – V
	
	C
	V – V – V – V – V
	
	D
	F – F – F – V – V
	
	E
	F – V – V – F – F
Questão 2/2
Leia o texto a seguir:
Existe uma relação intrínseca entre a teoria educacional de Durkheim e sua concepção de sociedade. Não faz parte do horizonte teórico desse autor uma preocupação em propor uma alternativa ao capitalismo, pois diz tratar-se de uma abordagem sociológica de cunho tradicional e conservador.
Fonte: O autor 
De acordo com as ideias educacionais de Durkheim, relacione os conceitos às suas definições: 
1 – Função distributiva
2 – Função política
3 – Função econômica
4 – Função acadêmica
( ) Fornece os elementos de socialização, introjeção da cultura para manutenção da ordem social.
( ) Seleciona e mantém os grupos sociais.
( ) Favorece a convivência social, compreensão e aceitação das diferenças.
( ) Contribui para o desenvolvimento e produtividade.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	4 – 1 – 2 – 3
	
	B
	1 – 2 – 3 – 4
	
	C
	4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 4 – 3
	
	E
	2 – 1 – 4 – 3
Questão 1/2
Leia o texto a seguir:
Ensinava Aristóteles em sua Ética à Nicômaco, que nascemos da espécie humana, mas tornar-se humano é um processo que envolve esforço individual e coletivo, sendo a educação a principal ferramenta que a sociedade e educadores possuem para realizar essa tarefa.
Fonte: o autor. 
De acordo com Demerval Saviani, a principal tarefa da educação, tomada em sentido amplo, consiste em:
	
	A
	Transmitir a cultura acumulada na forma de um ensino curricular.
	
	B
	Desenvolver habilidades e competências atentas às demandas da sociedade tecnológica e as exigências do mercado.
	
	C
	Oportunizar a realização da humanidade em cada indivíduo, permitindo a absorção da cultura acumulada e sua reelaboração individual.
	
	D
	Desenvolver o acesso aos saberes acumulados pela humanidade num processo de instrução linear e progressiva.
	
	E
	Cabe à escola e à educação escolar adaptar os indivíduos para que possam, ao se apropriar dos saberes, desenvolver os comportamentos esperados pela sociedade.
 
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Entendo por barbárie algo muito simples, ou seja, que, estando na civilização do mais alto desenvolvimento tecnológico, as pessoas se encontrem atrasadas de um modo peculiarmente disforme em relação a sua própria civilização – e não apenas por não terem em sua arrasadora maioria experimentado a formação nos termos correspondentes ao conceito de civilização, mas também por se encontrarem tomadas por uma agressividade primitiva, um ódio primitivo ou, na terminologia culta, um impulso de destruição, que contribui para aumentar ainda mais o perigo de que toda esta civilização venha a explodir, aliás uma tendência imanente que a caracteriza. Considero tão urgente impedir isto, que eu reordenaria todos os outros objetivos educacionais por esta prioridade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. In: ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 53.
Para Adorno, a educação tem o potencial de humanização e, dessa forma, evitar a barbárie. Considerando os estudos realizados sobre o papel positivo e o potencial da educação, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A educação cumpre um duplo objetivo, adaptar o indivíduo à vida em sociedade e oportunizar sua emancipação.
	
	B
	A adaptação que acontece pelos processos de socialização constitui a principal e mais importante tarefa da educação e da aquisição da cultura.
	
	C
	Sem a escola e a educação, não haveria sociedade, nem organização social, nem instituições e a vida sociabilizada seria impossível.
	
	D
	A adaptação à escola, significa adquirir os rudimentos da cultura, saber portar-se, falar, comportar-se adequadamente, dominar a escrita, a leitura e os rudimentos da matemática.
	
	E
	Ao promover a educação como um processo adaptativo, a escolarização já garante, por consequência, um processo emancipatório.
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Gramsci é pontual a respeito da escola, bem como do partido e da questão econômica como uma determinação central da sociedade. Conforme aponta, no sentido de denúncia, a diferenciação classista das escolas, umas, a maioria, para formar operários e outras para formar especialistas e dirigentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, Michele Corrêa de. Escola e educação em Gramsci. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 7, n. 3, p. 221-228, 2007. p. 222.
Considerando ao que apresenta o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação sobre a relação entre educação e hegemonia, marque a alternativa correta.
	
	A
	Ideologia e hegemonia integram o bloco histórico, um processo político que acontece de modo independente da esfera cultural e educacional.
	
	B
	Hegemonia tem a ver com a construção de consensos, Gramsci indica que a escola, quando vinculada às classes de poder, articula a construção de consensos a favor das classes dominantes.
	
	C
	Os sistemas escolares gozam de autonomia em relação a interferências da sociedade civil e política.
	
	D
	A escola como instituição especializada na organização e difusão dos saberes, assume um trabalho técnico de desenvolver habilidades e competências no corpo discente.
	
	E
	O processo educacional como um devir cultural, representa o encontro de diferentes concepções de mundo que dialogam e demarcam seus espaços e identidades.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em todo o mundo as pessoas são mais afirmativas para exigir respeito pela sua identidade cultural. Muitas vezes, o que exigem é justiça social e mais voz política. Mas não é tudo. Também exigem reconhecimento e respeito. E importam-se em saber se eles e os filhos viverão em uma sociedade diversificada ou numa sociedade em que se espera que todas as pessoas se conformem com uma única cultura dominante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. p. 45. 
No que se refere ao conceito de interculturalidade e suarelação com o universo escolar, considerando os estudos realizados na disciplina, avalie as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas: 
I – ( ) A perspectiva intercultural permite construir um currículo centrado nas expressões culturais mais importantes como forma de reconhecer certos grupos étnicos no ambiente escolar.
II – ( ) A abordagem da interculturalidade contribui para a desconstrução de posicionamentos etnocêntricos e reconhecimento de culturas plurais entre grupos minoritários.
III – ( ) Trata-se de um novo paradigma cultural e pedagógico, que surge como resposta às demandas de diferentes atores sociais em busca de espaço e reconhecimento.
IV – ( ) A interculturalidade configura-se numa visão e teoria equivocada, tendo em vista que permite miscigenação cultural, ameaçando as identidades culturais e as origens étnicas dos indivíduos e grupos.
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	F – F – F – V
	
	E
	V – F – F – V
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A consciência dos mecanismos de poder que permeiam as relações culturais constitui outra característica dessa perspectiva. As relações culturais não são relações idílicas, não são relações românticas; estão construídas na história e, portanto, estão atravessadas por questões de poder, por relações fortemente hierarquizadas, marcadas pelo preconceito e pela discriminação de determinados grupos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008. p. 51.
Considerando o conceito de etnocentrismo e as possíveis relações com as práticas escolares, abordadas no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, é correto afirmar:
	
	A
	A organização curricular precisa contemplar tanto a base nacional comum, como aquilo que constitui os regionalismos que integram a comunidade onde a escola funciona.
	
	B
	As relações pedagógicas operacionalizadas na mediação hierárquica, nas exigências disciplinares e imposição de conteúdos, possui contornos etnocêntricos.
	
	C
	A escola assume uma conduta pedagogicamente etnocêntrica quando incorpora o desejo e a participação dos estudantes em sua multiplicidade étnica e cultural.
	
	D
	O espaço escolar é naturalmente democrático, plural e integrador, visto que as relações escolares acontecem num devir construído em meio aos diálogos, tensões e negociações.
	
	E
	Uma escola antietnocêntrica é aquela que tem consciência de que existem diferentes culturas, mas que há uma clara fronteira entre a grande cultura, a cultura séria e sofisticada, e as demais expressões folclóricas, míticas e ingênuas.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A perspectiva intercultural quer promover uma educação para o reconhecimento do outro, o diálogo entre os diferentes grupos socioculturais. Uma educação para a negociação cultural, o que supõe exercitar o que Santos denomina hermenêutica diatópica. A perspectiva intercultural está orientada à construção de uma sociedade democrática, plural, humana, que articule políticas de igualdade com políticas de identidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008. p. 54. 
De acordo com os estudos realizados na disciplina em relação à compreensão e aplicação dos conceitos de etnocentrismo e multiculturalismo, relacione as colunas. 
1 – Etnocentrismo
2 – Multiculturalismo 
( ) A luta de Martin Luther King contra o regime de segregação racial nos EUA.
( ) O processo de colonização europeu que tinham como objetivo promover a civilização dos povos indígenas.
( ) A mobilização de movimentos negros em prol de seus direitos civis, liberdade e reconhecimento.
( ) O movimento indígena em defesa de sua cultura, língua e costumes.
( ) O julgamento de diferentes grupos étnicos com base em parâmetros autorreferentes.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	2 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	B
	2 – 2 – 2 – 1 – 2
	
	C
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 1 – 1 – 2 – 2
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1 – 2
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Vale desfazer a confusão que existe entre os conceitos de sexo, sexualidade e gênero. O sexo é definido biologicamente. Nascemos machos ou fêmeas, de acordo com a informação genética levada pelo espermatozoide ao óvulo. Já a sexualidade está relacionada às pessoas por quem nos sentimos atraídos; e o gênero está ligado a características atribuídas socialmente a cada sexo. O que se sabe hoje em dia é que o dualismo heterossexual/homossexual não é capaz de abarcar as formas de desejo humanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uespi.br/site/?p=76756>. Acesso em: 14 nov. 2015
Sobre a questão de gênero e realidade escolar, leia as afirmativas e assinale a correta:
	
	A
	De modo geral as escolas têm discutido com certa profundidade a questão de gênero.
	
	B
	O tema de diversidade abrange a questão de gênero. Cabe às escolas respeitarem a posição e ensinamento das famílias, e não discutir assuntos que são da alçada da vida privada.
	
	C
	A discussão sobre gênero na escola pode assumir uma perspectiva naturalizante sobre concepções tradicionais em relação ao feminino e ao masculino.
	
	D
	Cada vez mais, nas escolas, em sala de aula, tem ocorrido um debate desconstrutivo em relação às posições tradicionais sobre gênero.
	
	E
	Gênero é um tema tabu nas escolas. Gestão e professores não tratam do assunto temendo retaliações por segmentos religiosos e moralistas da sociedade.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Constatamos, assim, uma escola desenhada para promover a homogeneidade e negar a diversidade inerente à pessoa humana. Uma escola que, embora se expandindo por meio de um processo de universalização do ensino, contribui ainda para a manutenção da exclusão por dentro de seus muros, por meio de metodologias descontextualizadas e descompassadas, programações lineares, temporalidade inflexível e categorias como de sucesso e insucesso, normalidade e anormalidade, atraso e fracasso escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2013/AT01-2013/AT01-040.pdf>. Acesso em 10 nov. 2015.
Existem aspectos críticos a serem considerados no mundo como as práticas escolares refletem iniciativas de inclusão e integração, mas também de exclusão e marginalização. 
Considerando os conteúdos estudados no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente a noção de diversidade no ambiente escolar:
	
	A
	Quando se fala em diversidade na escola, quer-se evidenciar os fatores multiétnicos que envolvem os diferentes grupos e sujeitos.
	
	B
	Diversidade na escola precisa abranger a multiplicidade das expressões culturais, das etnias e da condição diversa dos indivíduos em sentido físico e estético.
	
	C
	A escola demarca em suas práticas o diferente como negativo e inferior em relação ao padrão, à norma e àquilo que é referenciado na maioria.
	
	D
	O universo escolar abre-se para a inclusão e a diversidade quando acolhe as diferentes correntes pedagógicas, as diferentes teorias numa proposição curricular única e dinâmica, dialógica e democrática.
	
	E
	Todo projeto pedagógico que articule valores numa práxis social transformadora, que resgate o valor da disciplina, das normas e dos limites, como fator de socialização adaptativa, conseguirá integrar indivíduos, mesmo em sua multiplicidade.
Questão 1/2
Leia o fragmentode texto a seguir: 
"A sociologia, tal como se constituiu na sua formação, colocou luz sobre muitos dos fenômenos da sociedade moderna, também contribuiu para a ocultação de alguns deles, incluindo a participação das mulheres e de outros grupos em desvantagens sociais na sociedade e na produção de conhecimento. Se a marginalização da mulher e outros grupos subalternizados, como os negros, não é uma tradição inaugurada pela sociologia, podemos, ainda assim, dizer que essa tradição não encontrou resistência entre ‘os pais da sociologia’."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-83332008000100018&script=sci_arttext>. Acesso em: 15 jan. 2016.
Considerando os estudos na disciplina e o que traz o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, relacione as contribuições da sociologia clássica aos seus respectivos autores de referência. 
1- Marx
2- Weber  
 ( ) Desenvolveu a teoria da ação, utilizava um método compreensivo para estudar o modo como os atores sociais dão sentido ao que fazem.
( ) Entre seus conceitos figuram, tipos ideais, burocracia e as formas de dominação.
( ) Alertou para o predomínio da racionalidade instrumental e o desencantamento do mundo.
( ) Desenvolveu uma análise da sociedade moderna a partir do antagonismo de classes, mostrando as contradições e limites de seu modelo econômico moderno.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	2 – 2 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1
	
	D
	2 – 2 – 2 – 2
	
	E
	1 – 2 – 2 – 2
	Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir
“Saviani relata que as chamadas ‘tendências progressistas’ são assim denominadas pelo caráter contra-hegemônico de tais ideias pedagógicas. Desse modo, segundo o mesmo autor, as referidas tendências pedagógicas perfaziam caminhos diversos, aliando-se às ciências sociais, com ideais progressistas e até radicais anarquistas. A educação [...] era vista como uma força da luta de classes, visando à transformação da ordem social e econômica até então em vigência no mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.seer.furg.br/momento/article/viewFile/2440/2202>. Acesso em: 17 nov. 2015.
Em relação às tendências pedagógicas, e o modo como a visão tradicional explica o processo do conhecimento segundo Saviani, é correto afirmar:
	
	A
	A perspectiva tradicional coloca como fundamento do saber o processo de construção que envolve alunos, professores e meio social.
	
	B
	O foco é ação relacional e interativa. O fundamento epistemológico da visão tradicional centra-se no processo neurobiológico pelos múltiplos estímulos à inteligência.
	
	C
	Trata-se de uma ação não diretiva, o fundamento epistemológico é experiência empírica dos alunos em diálogo com o conceitual.
	
	D
	O modelo tradicional visa à formação moral dos estudantes e sua preparação para a vida urbana e produtiva.
	
	E
	Todo processo é autogerido pelos alunos que são artífices de seu próprio desenvolvimento moral, intelectual e operacional.
 
	
	
	
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A primeira teoria filosófica envolvendo a reforma social e a educação ocorre no diálogo A República, de Platão [...]. Na filosofia moderna, a idéia da reforma social sofre uma modificação drástica com a obra Emílio, de Rousseau, na qual é o indivíduo o foco das mudanças que a educação pode proporcionar. Já, na filosofia contemporânea, um filósofo marxista reflete sobre a tragédia do seu tempo — o nazismo na Europa — e sugere o que a educação pode fazer para evitar que tal tragédia se repita".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTO, Leonardo Sartori. Filosofia da educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 28.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico acerca da filosofia moderna, analise as afirmativas a seguir:
I. René Descartes ficou marcado como filósofo precursor da ciência moderna, inclusive, da psicologia.
II. Jean-Jacques Rousseau, embora pertencente à idade moderna, criticava a exaltação excessiva à razão.
III. Karl Marx trouxe contribuições significativas à filosofia ocidental durante o período moderno.
IV. Santo Agostinho foi um dos grandes marcos da filosofia moderna, deixando grande legado à educação.
Estão corretas:
	
	A
	Afirmativas I e II apenas.
	
	B
	Afirmativas II e III apenas.
	
	C
	Afirmativas III e IV apenas.
	
	D
	Afirmativas I e III apenas.
	
	E
	Afirmativas II e IV apenas.
0:00:32
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Com Wundt, nasce a Psicologia como ciência à parte, e nasce concomitantemente a primeira escola de psicologia, denominada Estruturalismo. Observem que, a partir deste momento, estamos já falando de uma história da ciência da Psicologia, identificada separadamente das demais ciências, inclusive da Filosofia".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Elaine Wainberg Rodrigues. Um breve olhar para a história da Psicologia. In: RIES, Bruno Edgar; RODRIGUES, Elaine Wainberg (Org.). Psicologia e educação: fundamentos e reflexões. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 22.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do Estruturalismo, leia as afirmativas a seguir:
I. A primeira corrente de pensamento psicológico, Estruturalismo, tem origem nos EUA, onde permaneceu em evidência por cerca de vinte anos.
II. O objeto de estudo da escola de pensamento psicológico Estruturalista foi a base para o movimento do qual surgiu a psicologia experimental.
III. O estruturalismo ganhou força por volta dos anos 1960, nos EUA, assim como o behaviorismo.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e III.
	
	B
	II.
	
	C
	III.
	
	D
	I e II.
	
	E
	II e III.
 
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Jean Piaget (1896-1980) estava menos interessado nos parâmetros físicos, como sentar e caminhar, e mais nos cognitivos, que definem os estágios do desenvolvimento da inteligência. Na verdade, Piaget é conhecido pelo seu conceito de estágios cognitivos e é considerado um dos gigantes do desenvolvimento infantil".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONZALEZ-MENA, Janet. Fundamentos da educação infantil: ensinando crianças em uma sociedade diversificada. 6 ed. Porto Alegre: Grupo A, 2015. p. 19
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios cognitivos da teoria de Piaget, relacione corretamente os estágios às suas correspondentes características: 
Estágio sensório-motor
Estágio pré-operatório
Estágio operacional concreto
Estágio operacional formal 
( ) É nesta fase que ocorre a possibilidade de pensar de forma abstrata e de pensar de forma hipotética.
( ) É nesta fase que passa a acontecer a permanência de conhecimentos de peso e volume, bem como de tempo.
( ) É considerado por Piaget o mais complexo dos estágios do desenvolvimento humano.
( ) É nesta etapa que a criança começa a interagir e se socializar por intermédio da linguagem.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4.
	
	B
	4 – 3 – 1 – 2.
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4.
	
	D
	3 – 1 – 4 – 2.
	
	E
	4 – 2 – 4 – 3.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"[Para Piaget,] no construtivismo, o conhecimento só pode ter o estatuto da correspondência, da equivalência e não da identidade. Por isso, o conhecimento só pode ser visto como um 'tornar-se' e não como um 'ser'. Em uma perspectiva adulta, formal, já constituída (ainda que em constante reformulação), sabemos,por exemplo, que há um conhecimento sobre leitura e escrita a ser transmitido".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACEDO, Lino de. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. p. 17.
De acordo com os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre a teoria construtivista de Piaget, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) O método construtivista trata-se de uma teoria ou um método criado por Piaget para aplicação em sala de aula.
II. ( ) Os estágios do desenvolvimento propostos por Piaget podem auxiliar o professor a planejar suas aulas.
III. ( ) A mais conhecida teoria derivada dos preceitos de Piaget chama-se psicogênese da língua escrita.
IV. ( ) O chamado construtivismo piagetiano popularizou-se nas escolas brasileiras por volta de 1980.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V.
	
	B
	V – V – F – V.
	
	C
	F – V – V – V.
	
	D
	F – V – V – F.
	
	E
	V – F – F – V.
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Para Vygotsky, o mundo psíquico que temos hoje não foi nem será sempre assim, pois sua caracterização está diretamente ligada ao mundo material e às formas de vida que os homens vão construindo no decorrer da história da humanidade".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Piscologia: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 86.
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre Vygotsky e suas proposições teóricas, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Vygotsky foi o precursor de uma nova perspectiva da psicologia, que baseou-se no homem enquanto constructo social e histórico.
II. ( ) Vygotsky foi o primeiro a estabelecer correlações teóricas entre o Positivismo (corrente filosófica vigente) e as questões psicológicas.
III. (  ) Vygotsky afirma que o pensamento e a linguagem são o primeiro plano do desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
IV. ( ) Vygotsky, para desenvolver sua teoria, estudou outras perspectivas psicológicas, como, por exemplo, os preceitos de Walter Benjamin.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V.
	
	B
	V – V – F – F.
	
	C
	F – F – V – V.
	
	D
	V – F – V – F.
	
	E
	V – F – F – V.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"O problema da atividade emerge nos estudos de Vygotsky pela primeira vez em seu artigo ‘A consciência como um problema da psicologia do comportamento’ [...]. A tarefa que Vygotsky atribuiu a si mesmo neste artigo foi restaurar a legitimidade do conceito de consciência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOZULIN, Alex. O conceito de atividade na psicologia soviética: Vygotsky, seus discípulos e críticos. DANIELS, Harry (Org.) Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002. p. 112.
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do conceito de atividade, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) A atividade é a base para o desenvolvimento de toda a capacidade cerebral dos seres humanos.
II. ( ) A atividade permite ao ser humano uma relação direta com a cultura do meio em que se insere.
III. ( ) A atividade, enquanto interna, pode ser caracterizada como superação ou contradição.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V.
	
	B
	F – V – F.
	
	C
	V – V – F.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	V – F – F.
	1(?)
	2A
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Estágio impulsivo-emocional (1 ano de vida): nesta fase predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. Trata-se de uma fase de construção do sujeito, em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva. Nesta fase, vão sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambiente".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget. Vygotsky, Wallon. In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (Org.). Educação infantil. Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 28.
Levando em consideração os conteúdos apresentados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios de desenvolvimento impulsivo-emocional, na teoria de Wallon, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) Neste estágio do desenvolvimento, a criança ainda não tem clareza da divisão que separa o “eu” dos “outros”, do que é interno ou externo.
II. ( ) Tal estágio é considerado um rico período para atuar sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal, visto que a educação inicia muito antes de a criança ir para a escola.
III. (  ) Este estágio está mais relacionado com questões internas da criança do que com qualquer outro aspecto relacionado ao seu desenvolvimento.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	V – F – V.
	
	C
	F – V – F.
	
	D
	V – F – F.
	
	E
	F – V – V.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A psicologia de Henri WaIIon (1879-1962) é considerada complexa. Tomando a dialética como fundamento epistemológico, Wallon buscou compreender o desenvolvimento infantil por meio das relações estabelecidas entre a criança e seu ambiente, privilegiando a pessoa em sua totalidade, nas suas expressões singulares e na relação com os outros".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NASCIMENTO, Maria Letícia B. P. A criança concreta, completa e contextualizada: a psicologia de Henri Wallon. In: CARRARA, Kester (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p. 47.
Conforme os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre as proposições teóricas de Wallon, relacione corretamente as etapas de desenvolvimento da criança com as suas respectivas características: 
1. Impulsivo emocional
2. Sensório-motor e projetivo
3. Personalismo
4.Categorial
5. Puberdade e adolescência 
(  ) Estágio em que se rompe a relação estável entre criança e adulto, fase de crises afetivas e cognitivas.
(  ) Estágio no qual a criança passa a ter consciência do próprio corpo, utilizando-a para diferenciar-se dos outros.
( ) Estágio relacionado às questões internas da criança, voltado para a construção do “eu” e das relações afetivas.
(  ) Estágio dividido em 2 fases distintas, relacionadas ao desenvolvimento das capacidades intelectuais da criança.
(  ) Estágio em que a criança amplia suas relações sociais e que começa a manipular a realidade exterior.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 3 – 5 – 4 – 1.
	
	B
	1 – 3 – 5 – 2 – 4.
	
	C
	5 – 3 – 1 – 4 – 2.
	
	D
	5 – 1 – 3 – 2 – 4.
	
	E
	3 – 2 – 1 – 4 – 5.
Questão 1/2
Considere a seguinte citação: 
"Com o objetivo de predispor a aprendizagem significativa, Ausubel (1976) enfatiza cinco estratégias pedagógicas: o uso de organizadores prévios, a organização sequencial, a diferenciação progressiva, a reconciliação integrativa e a consolidação".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Daniel Iria;NARDI, Roberto. Uma abordagem construtivista ao ensino de física moderna com a hipermídia. In: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto. Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciência: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras, 2008. p. 331.
Tendo em vista as proposições teóricas de David Ausubel, apresentadas no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, relacione corretamente os conceitos de organizadores prévios, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa às suas respectivas características:
1. Organizadores prévios
2. Diferenciação progressiva
3. Reconciliação integrativa 
(  ) Refere-se ao fato de tornar claras as semelhanças e diferenças entre as ideias apresentadas aos alunos em aula.
( ) É parte do todo, mas amplo, para depois compreender aspectos diferenciados do conteúdo/objeto do conhecimento.
( ) Refere-se aos conceitos que precedem o conteúdo a ser aprendido/ensinado, fornecendo uma ideia previa ao aluno.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3 – 1 – 2.
	
	B
	3 – 2 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 3.
	
	D
	1 – 3 – 2.
	
	E
	2 – 3 – 1.
Questão 2/2
Considere a seguinte afirmação: 
"O modelo proposto por Ausubel exige a incorporação de novos conceitos e informações em uma estrutura cognitiva que se organiza de uma forma particular. O paradigma da transferência aplica-se aqui e transferência refere-se ao impacto da experiência prévia sobre a aprendizagem atual".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RONCA, Antonio Carlos Caruso. Teorias de ensino: a contribuição de David Ausubel. Temas de Psicologia, . v. 2, n. 3, p. 91-94, 1994, p. 93. 
Link: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v2n3/v2n3a09.pdf. Acesso em 05 mar. 2015. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, leia as assertivas a seguir:
I. Segundo a teoria ausubeliana, a estrutura cognitiva é organizada de forma hierárquica, fato que deve ser levado em consideração pelos professores.
II. De acordo com a teoria ausubeliana, na base da pirâmide organizativa, devem estar sempre os conteúdos de ordem mais abrangentes, inclusivos.
III. Conforme as proposições teóricas de Ausubel, a identificação dos conceitos mais abrangentes da disciplina é um desafio aos professores.
IV. A partir da teoria de Ausubel, sabe-se que a Zona de Desenvolvimento Proximal acaba por definir as funções que ainda não amadureceram, nas quais o professor deve atuar.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, III e IV apenas.
	
	C
	II e III apenas.
	
	D
	I e IV apenas.
	
	E
	II, III e IV apenas.
Questão 1/2
Considere o seguinte extrato de texto: 
"Para Rogers, 'ensinar e transmitir conhecimento tem sentimento num meio imutável. Eis por que essa tem sido a função inquestionada da escola durante séculos. Mas, se há uma verdade a respeito do homem moderno, é de que vive num meio continuamente em mudança', e essa função tal qual foi descrita torna-se inadequada para o nosso tempo".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUELUZ, Ana Gracinda. A pré-escola centrada na criança: uma influência da Carl Rogers. São Paulo: Pioneira, 1984. p. 9.
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, Rogers propõe que os alunos sejam capazes de compreender os conteúdos educacionais de forma pessoal e...
	
	A
	isolada.
	
	B
	automática.
	
	C
	significativa.
	
	D
	mnemônica.
	
	E
	mecânica.
Questão 2/2
Considere o seguinte excerto de texto: 
"Segundo Libâneo, a Pedagogia Liberal Renovada possui duas versões a renovada progressista ou programática, que tem em Anísio Teixeira seu principal expoente, e a renovada não diretiva, com Carl Rogers como elemento de destaque, enfatizando a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin. Princípios e métodos de supervisão e orientação educacional. Curitiba: IESDE, 2010. p. 17.
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre a teoria de Rogers no contexto educativo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras, e F para as assertivas falsas:
I. ( ) No contexto educativo, o método não diretivo de Rogers compreende o aluno como uma pessoa dotada de interesses e capaz de responsabilizar-se por suas escolhas.
II. ( ) Mesmo que o aluno seja o centro do processo educativo, na teoria de Rogers, o professor permanece sendo aquele que transmite os conhecimentos e é detentor do saber.
III. ( ) Na teoria de Rogers, o autoaprendizado, na psicoterapia e na sala de aula, é secundário, sendo o aprendizado pela integração ao meio físico e social o mais importante.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	F – V – F.
	
	C
	V – F – F.
	
	D
	F – V – V.
	
	E
	V – F – V.

Continue navegando