Buscar

Estudo Dirigido 2 Respondido – Percepção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido 2 – Percepção
1.De acordo com a Psicologia Cognitiva, o que é Percepção? 
É o conjunto de processos pelos quais é possível reconhecer, organizar e entender as sensações provenientes dos estímulos ambientais. 
2. O que é um percepto ou uma representação mental?
Percepto é uma representação mental do estímulo percebido.
3. Discuta e explique as ilusões visuais de acordo com os conceitos discutidos em sala. Construa e descreva dois exemplos.
Ilusão de ótica: Apresentam-se informações que não estão fisicamente presentes. O que se sente (via órgão sensoriais/perceptivos é diferente daquilo que se percebe). Ex: O vestido que muda de cor (azul/branco/preto/prata).
4. Defina os conceitos de Objeto distal, Meio informacional, Estímulo proximal e Objeto Perceptual.
Levando em consideração a seguinte pergunta: Se uma árvore cai na floresta e não há alguém por perto para ouvir ou ver o fato, ela faz algum som? 
Objeto distal: É aquele do mundo externo. Evento que impõe padrões no meio informacional. Ex: Árvore que cai.
Meio informacional: É a luz refletida, ondas de sonoras, moléculas químicas (aqui o som da árvore caindo).
Receptores: Celulas neurais especializas para receber e processar informações sensoriais específicas. Ex: (meio informacional+receptores= estímulo proximal).
Estímulo proximal: O que estimula os receptores. Ex: Quando a informação entra em contato com os receptores sensoriais apropriados dos olhos, ouvidos, nariz, da pele ou da boca.
Objeto Perceptual: Objeto interno (teoria da cópia) reflete propriedades do mundo externo.
5. Explique o conceito de Constância Perceptiva. Também explique os dois tipos de constância perceptiva. Dê exemplos que caracterizem a sua resposta.
É a forma como o estímulo é apresentado. Ocorre quando a percepção de um objeto permanece igual, mesmo quando há mudança da estimulação.
Constância de tamanho – é a percepção de que um objeto se mantem no mesmo tamanho, apesar das mudanças no tamanho do estímulo proximal. Percebemos algo como tendo o mesmo tamanho, mesmo quando temos a sensação de que ele está mudando. Ex: filme 3D, estrada. Ex: Um carro que se aproxima – vemos que ele fica maior, mas sabemos que seu tamanho não muda.
Constância de forma – é a percepção de que um objeto mantém a mesma forma, apesar das mudanças na forma do estímulo proximal. Percebemos que o objeto mantém a mesma forma, mesmo tendo a sensação de que sua forma está mudando. Ex: Filmes 3D Há constância de tamanho e forma.
6. Explique a percepção de profundidade. Descreva quais os dois tipos de pistas empregadas para julgar profundidade e fatores que podem interferir nesse processo. Dê exemplos dessas pistas.
Percepção de profundidade é a distância de uma superficie em geral, usando-se o proprio corpo como referencia em termos de percepção de profundidade. Emprega-se essa informação para interagir com o mundo. Ex: Dirigir, alcançar objetos, falar, se movimentar e etc).
Os dois tipos de pistas de profundidade binoculares são: 
Disporidade: Quanto mais próximo do objeto, maior será a disparidade dos olhos quanto ao tamanho - distância. Ex: Quando tapamos um olho, é a diferença que cada olho vê.
Convergência: Olhos (musculatura) se viram cada vez mais para dentro com a proximidade – indicação de distância. Ex: Os olhos convergem para imagem quanto mais próximo ele está.
7. Caracterize a proposta a Gestalt. Também descreva e explique os princípios gestaltistas. Pode caracterizar as suas respostas com figuras.
A Gestalt trouxe a Lei da Pregnância perceptive que é a tendência de perceber uma figura como tendo boa qualidade.Os principios básicos da Gestalt são: 
Paroximidade: As partes bem próximas tendem a ser percebidas juntas. Ex: Pontilhismo ou (agrupar os objetos juntos).
Continuidade: Tendência da percepção seguir uma direção para conectar os elementos de fluxo contínuo.
Semelhança: Partes similares tendem a ser vistas juntas formando um grupo.
Preenchimento/Fechamento: Tendência da percepção de completar figuras incompletas e preencher as lacunas.
Simetria: Tendência de perceber uma figura ou objetos como se formassem imagens de espelho ao redor do próprio centro.
Figura e fundo: Tendência de organizar as percepções do objeto sendo visto da base ou fundo no qual ele aparece.
8. Explique o sistema de reconhecimento de padrões. Quais os dois tipos que o compõem. Faça exemplos.
Primeiro sistema – responsável pelo reconhecimento de partes do objeto e na montagem dessas partes em um conjunto único. Ex: Dificuldades de leitura durante a aprendizagem podem estar associadas a problemas no primeiro sistema (responsável pelas pequenas partes).
Segundo sistema – responsável pelo reconhecimento de configurações mais complexas sem atentar para partes. Ex: Prosopagnosia – quando a pessoa perde a capacidade de reconhecer rostos.
9. Explique e descreva a abordagem teórica ascendente (botom-up) sobre percepção. Explique e caracterize suas principais teorias: Percepção direta, padrão, protótipos, características, descrição estrutural. Caracterize sua resposta com exemplos.
Percepção ascendente ou bottom-up – É acionada pelo estímulo que depois é processado.
Teoria do padrão, modelo, gabarito, ou cópia - As pessoas possuem armazenado na mente um conjunto enorme de padrões que funcionam como referência para reconhecer estímulos do ambiente. Ex.: Impressões digitais; Código de barras; e Computadores modernos que jogam xadrez. Problema: a quantidade de informação armazenada seria gigantesca.
Teoria dos protótipos - Protótipo é uma “média” de uma classe de objetos ou padrões relacionados que integra todos os traços característicos (e mais frequentemente observados) daquela classe. Formamos protótipos: casa, árvore, etc. mesmo sem nunca ter entrado em contato com um exemplar do protótipo (extra-terrestre).
Teoria das características ou do pandemônio - O indivíduo tenta estabelecer correspondência entre as características de um padrão e aquelas armazenadas na memória, ao invés de associar um padrão inteiro a um gabarito ou protótipo. Quando um estímulo é percebido, características dele são associadas a representações antigas, levando ao reconhecimento daquele estímulo. Ex.: Demônios decidem características; Resultados de estudos demonstram neurônios responsáveis por identificar estímulos específicos.
Teoria da descrição estrutural - Existem certas estruturas, chamadas geons (Biederman, 1990), que representam formas geométricas simples e elementares, como tijolos, cilindros, cones, etc. Os geons se organizam de diferentes maneiras e formam uma série de características ou padrões. Os geons permitem o reconhecimento rápido, automático e simples de vários estímulos.
Teoria da percepção direta - Não há a necessidade de processos complexos de pensamento. O homem é biologicamente regulado para reagir aos estímulos perceptuais. Ex.: o que fazemos ao atravessar uma rua?
10. Explique e descreva a abordagem teórica descendente (top-down) sobre percepção. Explique e caracterize a teoria da percepção construtiva
Percepção descendente ou top-down – O conhecimento prévio, as representações já formadas e as expectativas influenciam a percepção.
Teoria da percepção construtiva – Constrói uma representação cognitiva (percepção) dos estímulos, usando informações sensoriais com base na estrutura, além de usar outras fontes de informação para construir a percepção. Necessita de objetos mentais superiores.
A percepção sempre será mediada por conhecimentos ou representações já existentes. A percepção é algo construído (Immanuel Kant) As teorias bottom-up não explicam completamente a influência do contexto na percepção. Ex.: Em uma estrada que você nunca andou, em um cruzamento você vê uma placa branca e vermelha com as letras PA O que você perceberá?