Buscar

TRABALHOS RECURSOS HUMANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 1 – Conceitos introdutórios 
Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla Rh. É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. É chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais freqüente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
http://www.rhportal.com.br/o-que-e-recursos-humanos. Php
Aula 2 – Administração de Rh no contexto organizacional
Basicamente, pode-se dizer que administrar o comportamento do ser humano é administrar aquilo que uma pessoa faz enquanto participante de uma organização. Para isso, é preciso enfatizar o ambiente onde a pessoa está inserida e não apenas suas ações. O ambiente deve ser tratado como foco principal do administrador para que sejam feitas as intervenções necessárias. Em cada situação vivenciada nesse ambiente existem diversas variáveis, que devem também ser identificadas para uma posterior modificação. Dentro de um contexto organizacional essas variáveis podem ser identificadas como: Recursos disponíveis (conhecimento, experiências), cultura organizacional, gestão administrativa e características estruturais (burocracia, hierarquia). Existem três aspectos básicos para que se possa administrar o comportamento humano no âmbito organizacional. O primeiro é a necessidade de entender que o comportamento humano é produtor de alterações na natureza, ou seja, as pessoas interagem com o ambiente, transformando-o e modificando a si mesmas. O segundo aspecto é o da identificação das variáveis que influem nas ações humanas. O terceiro e último aspecto é superar a idéia de que essas variáveis são internas, entendendo assim, que o que determina o comportamento das pessoas é também o ambiente na qual ela se encontra.
O comportamento organizacional
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano e tem como objetivo ajudar a entender as ações realizadas pelas pessoas dentro da organização, verificando os motivos que condicionam tais ações e todas as possíveis alterações que o meio e as relações sociais, ao longo da vida, proporcionam a cada individuo, analisando, por fim, a melhor maneira de lhe dar com esse comportamento dentro de um sistema organizacional.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAqEIAD/administrar-comportamento-humano-contextos-organizacionais
Aula 3 – Subsistemas da ARH e seus principais objetivos		
Os subsistemas na ARH têm por finalidade selecionar, recrutar, treinar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da organização. Em outras palavras objetiva adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
Resumidamente os subsistemas na ARH buscam alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
A premissa básica que orienta o Subsistema de Planejamento de Recursos Humanos  é que indivíduos e equipes, para sustentarem seus desempenhos, seu comprometimento  e motivações ao longo do tempo de exercício funcional necessitam  de um contexto organizacional coerente, transparente e propício a acolher, ou pelo menos considerar as suas expectativas e aspirações de desenvolvimento profissional e pessoal mais legítima.
https://www.passeidireto.com/pergunta/1664087/qual-e-a-finalidade--dos-subsistemas-na-arh
Aula 4 – Recrutamento e Seleção 
Recrutamento e seleção de pessoal: Parte inicial do processo para encontrar profissionais que possam ajudar à empresa em seus objetivos.
Administração pessoal: Essa é a parte que se considera mais administrativa da área. Essa parte dos Recursos Humanos é a que se encarrega de executar todos os trâmites necessários para que uma pessoa seja formada na empresa, desde sua entrada (com relação à parte financeira de um contrato), salário, situação laboral, etc. Está presente desde esse início até o final da relação da empresa com a pessoa e vice-versa.
Compensações: Nessa parte é aonde é realizado um estudo analítico sobre a questão financeira dos empregados de uma empresa. Trata-se da parte da remuneração, plano de carreira, a parte fiscal, horas extra e assuntos afins. Resumindo é a parte aonde se analisa sobre pagamentos e situação fiscal.
Capacitação: Depois de todos os trâmites de contratação e já definidos todos os itens com relação ao paragrafo anterior e quando o empregado provedor dos Recursos Humanos já tem definidas suas funções no organograma da empresa, é necessário que esta pessoa seja perfeitamente capacitada para exercer a função pela qual ela foi contratada. Neste caso específico, a empresa é ciente que é preciso manter o empregado atualizado para que possa manter certo nível na execução das suas tarefas.
Segurança e Higiene: Uma das coisas mais importante no referente a Recursos Humanos é a questão da segurança e a questão da higiene, sobre tudo num ambiente aonde o empregado realiza o seu trabalho. Esse quesito refere-se à preocupação do setor de recursos humanos pela segurança de todos os empregados e colaboradores.
http://queconceito.com.br/recursos-humanos
Aula 5 – O processo de integração das pessoas nos serviços
Processo que consiste em criar uma sistemática que integre o novo colaborador dentro de critérios de descrição de cargos, normas, regras funcionais, conhecimento geral da estrutura e dos objetivos da empresa e/ou do conhecimento do setor específico onde o novo colaborador irá desenvolver suas aptidões. A Integração de Novos Colaboradores é tida como uma prática estratégica dentro das organizações. Quando o processo de Integração de Novos Colaboradores é realizado corretamente:
Induz o colaborador a ser mais produtivo em um espaço de tempo menor; Evita erros na execução das tarefas do novo colaborador e por conseqüência, mantém a agilidade diante do cliente; Diminui a ansiedade do novo colega, deixando-o mais tranqüilo e apto a captar todas as informações repassadas pela empresa; Fortalece a imagem da empresa tanto para o novo colaborador, quanto externamente; Faz com que o novo colaborador caminhe rumo aos objetivos e a filosofia da empresa; Proporciona o bem-estar do novo colaborador diante dos seus colegas de trabalho.
http://www.monicaconsultoria.com.br/servicos/integracao+de+novos+colaboradores-9

Continue navegando