Buscar

Estudo Dirigido de Neuroanatomia AV1

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido de Neuroanatomia AV1
Professor: Gláucio Diré 
Aluna: Andressa Marvilla Perreira 
Matricula : 201502307091
Data: 05/10/2015
Generalidades de Anatomia:
 
1- Descreva a posição anatômica.
A posição anatômica do corpo é: a pessoa tem que estar ereta, olhando para frente, com os braços para baixo e com a palma da mão virada para frente.
2- Cite os níveis de constituição geral do corpo humano. 
São seis níveis de organização relevantes para compreensão da anatomia e fisiologia , os níveis químico, celular, tecidual, orgânico, sistêmico e organísmico.
3- Como se divide o corpo humano? 
O corpo humano se divide em : cabeça,pescoço, tronco e membros .
4- Descreva as posições prona, supina e de Trendelenburg. 
Posições: Prona: o corpo está deitado com a face voltada para baixo. Supina: o corpo esta deitado com a face voltada para cima. Trendelemburg: o corpo esta deitado com a face voltada para cima , com a cabeça sobre a maca inclinada para baixo cerca de 40°.
5- Cite os quadrantes abdominais e sua importância clínica. 
Para tornar mais fácil a localização do órgão na grande cavidade abdominopélvica os anoatomistas dividiram a cavidade em 9 regiões, sendo definidas da seguinte forma: 
Região abdominopélvica superior
Região abdominopélvica média
Região abdominopélvica inferior
6- Defina plano sagital mediano e para mediano. 
É o plano que corta o corpo no sentido antero-posterior, possui esse nome porque passa exatamente na sutura sagital do crânio; quando passa bem no meio do corpo, sobre a linha sagital mediana, é chamado de sagital mediano e quando o corte é feito lateralmente a essa linha, chamamos para mediano. Determina uma porção direita e outra esquerda.
7- Escolha 2 termos de comparação e explique. 
Proximal: mais perto do tronco ou ponto de origem de um vaso, nervo ou órgão.
Distal: mais longe do tronco ou ponto de origem de um vaso, nervo ou órgão.
8- Explique plano de secção Horizontal. 
Transversal: também chamado de corte horizontal, pois divide horizontalmente a estrutura em duas partes, superior e inferior.
9- Explique o plano de secção Coronal. 
Coronal: Divide a estrutura em parte ventral (anterior) ou dorsal (posterior).
10- Diferencie os termos: mediano, médio e medial. 
médio ⇒ no corte transverso de qualquer estrutura, seja o corpo, um órgão, um osso, qualquer estrutura do corpo, o ponto médio fica entre determinado ponto superior e inferior.
medial ⇒ Refere-se à região do meio ou proximal ao corte sagital, que separa hemisfério direito e esquerdo do corpo. E exatamente sobre o eixo sagital é o mediano.
11- Explique o plano de secção frontal. 
Passa pelo maior eixo (dos pés à cabeça, como o sagital), separando a frente do corpo, ou ventre, da parte de trás, ou dorso. Algo em posição à frente do plano frontal é chamadas anterior e algo situado atrás desse plano é chamado posterior
12- Explique os termos proximal e distal. 
Proximal está mais próximo da raiz do membro.
Distal está mais distante da raiz do membro
13- Diferencie os termos superficial e profundo. 
Superficial: significa mais perto da superfície do corpo. 
Profundo: significa mais afastado da superfície do corpo. 
14- Defina dois planos anatômicos e explique-os. 
Planos Frontais (Coronais): são plano verticais que passam através do corpo em ângulos retos com o plano mediano, dividindo-o em partes anterior (frente) e posterior (de trás).
15- Caracterize os termos resultante de um plano seccional do tipo sagital para mediano.
É o termo de localização medial, pois a estrutura para mediana está mais próxima do plano sagital mediano.
 
Sistema Nervoso:
 
16- Qual dos folhetos embrionários dá origem ao sistema nervoso? 
Dos três folhetos embrionários o ectoderma é aquele que esta em contato com o meio externo do organismo e é deste folheto que se origina o sistema nervoso.
17- Explique a formação do tubo neural e da crista neural. A quem esses elementos dão origem? 
Tubo Neural: é a estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinal. Durante a gestação humana, o tubo neural dá origem a três vesículas: o rombencéfalo, o mesencéfalo e o pros encéfalo. A formação do tubo neural é o resultado da invaginação da ectoderma que se segue à gastrulação. Este processo é induzido por moléculas sinalizadoras produzida na noto corda e na placa basal;
Crista Neural: é o nome dado a um grupo de células embrionárias, derivadas do revestimento do tubo neural, que originam outros tipos de células adultas, como neurônios e célula da glia, osteócitos, melanócitos e células do músculo liso. É um componente da ectoderma e localiza-se entre o tubo neural e a epiderme do embrião.
18- Cite as vesículas encefálicas primordiais. 
pros encéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo 
19- Explique o desenvolvimento das estruturas neurais das vesículas encefálicas primordiais até o desenvolvimento completo do sistema nervoso central. 
Com o subsequente desenvolvimento do embrião, o pros encéfalo dá origem a duas vesículas, telencéfalo e diencéfalo. O mesencéfalo não se modifica, e o rombencéfalo origina o metencéfalo e o mielencéfalo.
20- Explique a formação dos ventrículos cerebrais. 
A luz do tubo neural permanece no sistema nervoso do adulto, sofrendo, em algumas partes varias modificações. A luz da medula primitiva forma, no adulto, o canal central da medula. A cavidade dilatada do rombencéfalo forma o IV ventrículo. A cavidade do diencéfalo e a da parte mediana do telencéfalo forma o III ventrículo. A luz do mesencéfalo permanece estreita e constitui o aqueduto cerebral que une o III ao IV ventrículo. A luz das vesículas telencéfalicas laterais forma, de cada lado, os ventrículos laterais, unidos ao III ventrículo pelos dois forames interventriculares. Todas as cavidades são revestidas por um epitélio cuboidal denominado epêndima e, com exceção do canal central da medula, contêm um liquido cérebro-espinhal, ou líquor.
21- Descreva a divisão do sistema nervoso central e periférico baseado em critérios anatômicos e funcionais. 
O sistema nervoso central é aquele localizado dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral) e encontra-se dividido em Encéfalo (crânio) e Medula Espinhal (Canal Vertebral). O Encéfalo, por sua vez, divide-se em Cérebro (Telencéfalo e Diencéfalo), Tronco Encefálico (Mesencéfalo, Ponte e Bulbo) e Cerebelo;
O sistema nervoso periférico é aquele que se localiza fora deste esqueleto. Este se divide em Nervos, Gânglios e Terminações Nervosas. Os Nervos, por sua vez, dividem-se em Cranianos – Encéfalo (Sensitivos, Motores e Viscerais) e Espinhais – Medula.
22- Explique sucintamente o sistema nervoso somático e o visceral. 
SOMÁTICO : vida de relação , respondendo ao meio ambiente
 
VISCERAL : reage aos estímulos do próprio corpo
 
Sistema Nervoso Somático: é aquele que se relaciona com organismo com o meio ambiente. Apresenta um componente aferente e outro eferente. O componente aferente conduz aos centros nervosos impulsos originados em receptores periféricos, informando-os sobre o que passa no meio ambiente. O componente eferente leva aos músculos estriados esqueléticos o comando dos centros nervosos resultando em movimentos voluntários.
Sistema Nervoso Visceral: é aquele que se relaciona com a inervação e com o controle das vísceras. O componente aferente conduz os impulsos nervosos originados em receptores das vísceras a áreas especificas do sistema nervoso. O componente eferente leva os impulsos originados em centros nervosos até as vísceras. Este componente eferente é também denominada de sistema nervoso autônomo e pode ser dividido em sistema nervoso simpático e parassimpático.
23- Quais são os dois tipos celulares encontrados no tecido nervoso? 
Neurônios e Células da Glia
24- O que são neurônios? Explique suas partes. 
Neurônio: é a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que é especializada paraa comunicação rápida. Tem a função básica de receber, processar e enviar informações. São células altamente excitáveis que se comunicam entre si ou com outras células efetuadoras, usando basicamente uma linguagem elétrica. A maioria dos neurônios possui três regiões responsáveis por funções especializadas: corpo celular, dendritos e axônios.
Corpo Celular: é o centro metabólico do neurônio, responsável pela síntese de todas as proteínas neuronais. A forma e o tamanho do corpo celular são extremamente variáveis, conforme o tipo de neurônio. O corpo celular é também, junto com os dendritos, local de recepção de estímulos, através de contatos sinápticos;
Dendritos: geralmente são curtos e ramificam-se profusamente, a maneira de galhos de árvore, em ângulos agudos, originando dendritos de menor diâmetro. São os processos ou projeções que transmitem impulsos para os corpos celulares dos neurônios ou para os axônios. Em geral os dendritos são não mielinizados. Um neurônio pode apresentar milhares de dendritos. Portanto, os dendritos são especializados em receber estímulos;
Axônios: a grande maioria dos neurônios possui um axônio, prolongamento longo e fino que se origina do corpo celular ou de um dendrito principal. O axônio apresenta comprimento muito variável, podendo ser de alguns milímetros como mais de um metro. São os processos que transmitem impulsos que deixam os corpos celulares dos neurônios, ou dos dendritos. A porção terminal do axônio sofre várias ramificações para formar de centenas a milhares de terminais axônicos, no interior dos quais são armazenados os neurotransmissores químicos. Portanto, o axônio é especializado em gerar e conduzir o potencial de ação.
25- Cite os 3 tipos de neurônios que compõem o sistema nervoso. 
Sensitivo, motor e interneurônio.
	
26- Cite as 3 funções básicas do sistema nervoso. 
Função Sensitiva: os nervos sensitivos captam informações do meio interno e externo do corpo e as conduzem ao SNC;
Função Integradora: a informação sensitiva trazida ao SNC é processada ou interpretada;
Função Motora: os nervos motores conduzem a informação do SNC em direção aos músculos e às glândulas do corpo, levando as informações do SNC.
27- Como os neurônios são classificados quanto a seus prolongamentos? 
Neurônios Bipolares: dois prolongamentos deixam o corpo celular, um dendrito e um axônio;
Neurônios Pseudo-unipolares: apenas um prolongamento deixa o corpo celular.
28- O que são sinapses? Como ocorre a comunicação entre neurônios? 
Os neurônios, principalmente através de suas terminações axônicas, entram em contato com outros neurônios, passando-lhes informações. Os locais de tais contatos são denominados sinapses. Ou seja, os neurônios comunicam-se uns aos outros nas sinapses – pontos de contato entre neurônios, no qual encontramos as vesículas sinápticas, onde estão armazenados os neurotransmissores. A comunicação ocorre por meio de neurotransmissores – agentes químicos liberados ou secretados por um neurônio. Os neurotransmissores mais comuns são a acetilcolina e a norepinefrina. Outros neurotransmissores do SNC incluem a epinefrina, a serotonina, o GABA e as endorfinas.
29- O que são nervos? 
São fibras nervosas motoras e sensitivas que se reúnem em feixes e que se associam a estruturas conjuntivas, após sair do tronco encefálico, da medula espinhal ou dos gânglios sensitivos, constituindo nervos espinhais e cranianos.
30- Qual o limite superior e inferior da medula espinal? 
Cranialmente a medula limita-se com o bulbo, aproximadamente ao nível do forame magno do osso occipital. O limite caudal da medula tem importância clinica e no adulto situa-se geralmente em L2. A medula termina afinando-se para formar um cone, o cone medular, que continua com um delgado filamento meníngeo, o filamento terminal.
31- Cite as duas dilatações encontradas na medula espinhal. O que são essas dilatações? Entre quais vértebras estão
localizadas? 
A medula apresenta forma aproximada de um cilindro, achatada no sentido anteroposterior. Seu calibre não é uniforme, pois ela apresenta duas dilatações denominadas de intumescência cervical e intumescência lombar.
Estas intumescências medulares correspondem às áreas em que fazem conexão com as grossas raízes nervosas que formam o plexo braquial e lombo-sacral, destinados à inervação dos membros superiores e inferiores respectivamente.
A formação destas intumescências se deve pela maior quantidade de neurônios e, portanto, de fibras nervosas que entram ou saem destas áreas.
A intumescência cervical estende-se dos segmentos C4 até T1 da medula espinhal e a intumescência lombar (lombo-sacral) estende-se dos segmentos de T11 até L1 da medula espinhal.
32- Cite os sulcos encontradas na medula espinhal. 
Sulco Mediano Posterior, Fissura Mediana Anterior, Sulco Lateral Anterior e Sulco Lateral Posterior.
33- Explique como a substância cinzenta e a branca estão organizadas na medula espinhal. 
Na substância cinzenta encontra-se 3 cornos (ou colunas): corno anterior, posterior e lateral. Este último, só aparece na medula torácica e parte da medula lombar. A substância branca pode ser agrupada em 03 funículos ou cordões, são eles: funículo anterior, lateral e posterior.
Na medula, a substância cinzenta localiza-se por dentro da branca e apresenta a forma de uma borboleta, ou de um "H". Nela distinguimos de cada lado, três colunas que aparecem nos cortes como cornos e que são as colunas anterior, posterior e lateral. A coluna lateral só aparece na medula torácica e parte da medula lombar. No centro da substância cinzenta localiza-se o canal central da medula. A substância branca é formada por fibras, a maioria delas mielínicas, que sobem e descem na medula e que podem ser agrupadas de cada lado em três funículos ou cordões:
Funículo Anterior: situado entre a fissura mediana anterior e o sulco lateral anterior.
Funículo Lateral: situado entre os sulcos lateral anterior e o lateral posterior.
Funículo Posterior: situado entre o sulco lateral posterior e o sulco mediano posterior, este ultimo ligado a substancia cinzenta pelo septo mediano posterior. Na parte cervical da medula o funículo posterior é dividido pelo sulco intermédio posterior em fascículo grácil e fascículo cuneiforme.
34- Onde está localizado o neurônio autônomo na medula espinhal? 
Na porção torácico-lombar (T1 até L2), os neurônios pré-ganglionares se agrupam formando uma coluna muito evidente denominada coluna lateral, situada entre as colunas anterior e posterior da substância cinzenta.
35- Como se forma um nervo espinhal?
Raiz Ventral ou Anterior: emerge da superfície ventral da medula espinhal como diversas radículas ou filamentos que em geral se combinam para formar dois feixes próximos ao forame intervertebral;
Raiz Dorsal ou Posterior: é maior que a raiz ventral em tamanho e número de radículas; estas se prendem ao longo do sulco lateral posterior da medula espinhal e unem-se para formar dois feixes que penetram no gânglio espinhal.

Continue navegando