Buscar

UMA VELA PARA DARIO andressa

Prévia do material em texto

UMA VELA PARA DÁRIO
Teoria Geral do Direito Civil
 No conto Uma vela para Dário, houve muita falta de dignidade com ele, simplesmente pelo fato, de as pessoas não terem ajudado ele, e muito menos ter socorrido quando ele estava passando mal, ou até mesmo, pela falta de humanidade pelo próximo,além de Dário ter sido roubado, levaram todos os seus pertences, nem se quer se preocuparam com ele.
Dário simplesmente, foi um cidadão que não teve nenhum tipo de ajuda, ao contrário, Dário foi ignorado durante todo o tempo, pelas pessoas que estavam ao seu redor, as pessoas nem se quer se preocuparam com o seu corpo, que estava jogado pelo chão.
Dário deveria ter tido condições melhores, aonde ele pudesse ter sido atendimento, e ter recebido ajuda das pessoas, mais infelizmente, viram ele morrer e não fizeram nada para mudar essa situação.
Infelizmente ele não teve direito a nada, mesmo que no CF ele tenha direito, mesmo assim não intimidaram as pessoas, e ele foi ignorado de uma forma, como se ele não tivesse nenhum direito.
Comunicação e Expressão:
Conforme a disciplina de comunicação e expressão, podemos identificar que, todo o conto, Uma vela para Dário, apresenta verbo de ligação, aonde também foi muito identificado, que o conto trata-se de uma narrativa curta,linear, que relata fatos de forma concisa e breve.
É uma forma de visualizar a realidade contemporânea, através de um olhar sensível e crítico ao mesmo tempo. A linguagem utilizada em geral é de subjetividade, utilizando os recursos linguísticos e estilísticos estrategicamente, sendo assim, é uma linguagem sutil e ao mesmo tempo profunda, que consta nesse conto, repleto de desumanidade ao próximo.
É o argumento baseado no consenso, é um argumento de valor, com os quais conquistamos a adesão dos leitores ou ouvintes. Esse tipo argumentativo, é construído a partir, de um conhecimento, tomado como senso comum.
Teoria Geral do Crime: 
Nesse caso, houve muita falta de desumanidade com o Dário, não teve se quer algum tipo de ajuda. Quando o conto se refere que Dário não foi socorrido, pelas pessoas que estavam no local do acontecido, pós foi um ato de descaso,pós todos nós temos o direito de ser socorrido independente de quem seja, e quando relata de que Dário foi largado, enxame de moscas que lhe cobriu o rosto, mais uma vez foi demonstrado que não se importaram com ele, e , muito menos em que condições o seu corpo estava, nesse caso, houve muita falta de Omissão de socorro, por parte das testemunhas que presenciou ele passando mal e não foram capaz de ir socorrer.
Assim como não querer matar ou ferir na hipótese, do art.132 do CP ou as hipóteses de abandono de incapaz ( art.133 e 134), também não quer matar ou ferir quando deixa dolosamente de prestar socorro. Ele tem apenas consciência da importância de sua ajuda, ajuda essa que evitaria, em tese, a continuidade ou agravação do perigo á vida ou a saúde da vítima.
Nesse caso houve o crime de Omissão, a vítima não teve nenhum tipo de ajuda. 
Direitos fundamentais e Direitos Humanos
Os Direitos fundamentais e os Direitos humanos, a personalidade de direitos e deveres civis, é ter a maior consciência do seu direitos e obrigações . Infelizmente Dário não teve o seus direitos preservados como cidadão, independente de quem seja, o correto era que Dário tivesse os seus direitos, e que as pessoas os ajudassem, mais infelizmente não ocorreu isso, as pessoas que viram Dário morrendo, não se preocuparam nem um pouco com aquela situação, tanto que não fizeram nada para ajuda Dário, deixou que ele tenta-se pela própria sorte.
O certo seria que as pessoas, se preocupassem mais com o próximo, ao ponto de ajudar, se nesse caso as pessoas tivessem ajudado Dário, e tivesse levado ao hospital, eles certamente, tinham conseguido salvar a vida dele.
O estado também não obteve nenhuma consideração, tanto que, não teve a consciência de tirar o corpo de Dário na rua,sem dignidade nenhuma.
São direitos e liberdades de todos os seres humanos. Está relacionado com a importância da pessoa.
Direitos e deveres individuais coletivos ( art.5° direitos relacionados a sua pessoa e a sua personalidade, por direitos a vida a igualdade, dignidade e segurança, propriedade e liberdade.
Direitos sociais ( está relacionado a igualdade Ex: Educação saúde trabalho previdência lazer entre outros.
Ciência política
Envolvendo a ciência política, que se referimos as mudanças de estrutura, e processos de governo, ou qualquer sistema equivalente de organização humano, que tente assegurar, segurança, justiça e direito civis. 
Existe no interior da ciência política uma discussão acercada é o estado o poder.
Desse modo, Dário não teve, segurança, justiça e muito menos direito, ele foi totalmente desamparado pelo estado, não teve se quer ,nem uma chance de ter seus pertences com ele, ele foi totalmente desrespeitado, pelo simples fato, de não ter tido quem o ajudasse naquele momento.
Ele não recebeu nenhum tipo de ajuda do estado, não teve os seus direitos como cidadão ,e muito menos a dignidade que todos nós merecemos ter.

Continue navegando