Buscar

CASO CONCRETO SEMANA 3 - DIREITO PENAL IV - RESPONDIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL IV – SEMANA 3
Leia o caso concreto apresentado abaixo e responda às questões formuladas: 
 Na Praça Central do Balneário do Cassino, Fiscais da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio de Rio Grande, juntamente com policiais civis, atendendo reclamações de moradores acerca da venda de produtos clandestinos e drogas, procederam às diligências no comércio da região. Ao chegarem ao Quiosque Alegria, o proprietário, Jacinto Gomes, ameaçou de morte o Chefe da Investigação, Escrivão de Polícia Paulo Rocha, com o objetivo de impedi-lo de fiscalizar seu estabelecimento comercial. Mesmo sob clima tenso e graves ameaças para cessar o ato legal, o mandado de busca e apreensão foi efetivado. Na operação, servidores apreenderam 260 CDs de músicas, cópias de obras intelectuais reproduzidas sem autorização, que estavam expostos à venda, com intuito de lucro direto. Ainda, em cumprimento ao mandado de busca e apreensão, apreenderam 36 trouxinhas de maconha envoltas em filme plástico incolor e fita adesiva parda, escondidas em uma caixa para armazenar CDs, juntamente com uma agenda, dois telefones celulares e R$2.000,00 em notas diversas. Durante a lavratura do auto de prisão em flagrante, Jacinto, arrependido, retratou-se das ameaças feitas ao policial civil. Quanto à droga, referiu que se destinava para consumo próprio, pois dependente dela, e disse desconhecer a ilicitude na venda de CDs piratas. 
 Dos fatos, Jacinto Gomes restou denunciado pelo pelas condutas de violação de direito autoral tráfico de drogas. Com base nos estudos realizados sobre os crimes contra a Administração Pública, qual conduta também deve ser descrita na denúncia? Responda de forma objetiva e fundamentada. (MPE-RS. Promotor de Justiça. Modificada). 
 RESPOSTA: 
 Visto os fatos e às condutas já denunciadas ainda resta descrever a conduta de Resistência ativa, tipificada no art. 329 do CP, configurada quando Jacinto desferiu ameaças de morte ao chefe da investigação que estava executando ato legal, constitui-se com isso, um grave ameaça contra a autoridade do funcionário público, que tinha por finalidade submeter à autoridade do Estado dentro do âmbito de sua função.
 É importante ressaltar que não surtiu efeito legal o gesto de arrependimento de Jacinto quando se retratou ao policial civil pelas ameaças feitas, pois o sujeito passivo do delito é o Estado, tendo secundariamente, nesse caso, o funcionário público competente que executou o ato legal.
 QUESTÃO OBJETIVA:
 Sobre os crimes praticados por particular contra a Administração Pública assinale a alternativa correta: 
O crime de desobediência, previsto pelo art. 330 do Código Penal, por ter como objeto jurídico a administração pública e o cumprimento de suas ordens, não admite a transação penal contida na Lei n.º 9.099/95. (ERRADO - Trata-se de infração penal de menor potencial ofensivo, de competência do Juizado Especial Criminal, em face do máximo da pena privativa de liberdade legalmente prevista (seis meses). Incidem, portanto, a transação penal e o rito sumaríssimo).
A oposição à execução de ato legal, mediante ameaça a funcionário competente para executá-lo, caracteriza o crime de desobediência. (ERRADO – caracteriza-se resistência. No delito de desobediência não há violência ou grave ameaça).
 c) De acordo com o Código Penal, agente que se opõe ou presta auxílio, mediante violência ou ameaça, a funcionário competente para executar ato legal pratica o crime de resistência. (ERRADO – não cabe ao que “presta auxílio”.
 xd) No caso de exaltação de ânimos restará caracterizado o delito de desacato, independentemente da seriedade da ofensa. (CORRETO – trata-se da honra funcional, a alteração de ânimos e a embriaguez não afastam a responsabilidade penal pelo crime de resistência. No tocante à alteração de ânimos, é sabido que a emoção e a paixão não excluem a imputabilidade penal “art. 28, I, do CP”)
 
 e) Caso a conduta do particular se caracterize pela resistência ativa, haverá concurso formal imperfeito de crimes entre os delitos de resistência e desobediência. Desenvolvimento (ERRADO – Pelo princípio da consunção, o delito de resistência absorverá o delito de desobediência.
 
RESPOSTA: A ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA C.

Outros materiais