A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Anatomia Vegetal

Pré-visualização | Página 1 de 2

O que é totipotência? É a capacidade de uma célula vegetal madura de voltar ao seu estado meristemático se dividir, crescer e diferenciar-se.
“Diferenciação: as células que não estão mais se dividindo e que podem ainda estar em crescimento iniciam o processo de DIFERENCIAÇÃO. A diferenciação envolve alterações químicas, morfológicas e fisiológicas que transforma células meristemáticas semelhantes entre si, em estruturas diversas. ”
Por que a diferenciação celular é considerada um fenômeno espacial? Por que é um processo onde as células vivas se especializam para determinadas funções, ou seja, cada célula assume características para exercer uma função.
O que determina o destino de uma célula em particular dentro de um organismo?
A diferenciação celular
Que fatores influenciam ou determinam a diferenciação celular?
Totipotência, polaridade, formação de gradientes químicos, elétricos e físicos, posicionamento dos vacúolos já na oosfera... Auto inibição dos meristemas.
No processo de produção de mudas por estaquia (mudas de galho), por que células que inicialmente somente expressavam características caulinares passam a produzir raízes? 
Porque as células caulinares são totipotentes, conseguem por si só produzir todas as outras células de diferenciação.
O que garante o desenvolvimento posterior da muda?
O meristema fundamental, pois é ele que faz a divisão celular, dando a cada célula características especificas para cada uma atuar em respectivas partes da planta, garantindo o desenvolvimento desta.
Quais são e como se arranjam os componentes básicos da parede celular primária?
Tem uma extensa trama de microfibrilas celulósicas (polímeros de glicose) imersas em uma matriz geleificada de polissacarídeos não celulósicos (pectinas e hemiceluloses) se agregando a proteínas e enzimas. Também contento água cerca de 60%, além de cutina e suberina que lhe dão impermeabilidade. 
Quais as diferenças entre as paredes celulares primária e secundária? 
Na parede primária, as microfibrilas não apresentam uma direção definida e encontram-se ligadas por ligações de hidrogênio, o que torna a estrutura mais flexível.
Na parede secundária, as microfibrilas já se apresentam orientadas numa determinada direção, conferindo maior rigidez à parede celular, e a pectina é substituída pela lignina.
O que são apoplasto e simplasto? 
O apoplasto é o somatório dos espaços ocupado pela parede celular, lamela média e espaços e intercelulares, transporte rápido e sem gasto de energia.
O simplasto constitui-se da interligação de protoplastos (citoplasmas) de células vizinhas através dos plasmodesmas, sendo um transporte de curtas distâncias com gasto de energia.
Qual a diferença entre um campo primário de pontoação e uma pontoação? 
As paredes celulares primárias geralmente não têm espessura uniforme, mas possuem depressões conspícuas a intervalos; essa são chamadas de campos primários de pontoações, ou seja, a medida que acontece a deposição da parede primária, nestas regiões que contêm os plasmodesmas, geralmente se formam pequenas depressões, resultado de uma menor deposição de parede primária > campo de pontoação.
As pontoações são equivalentes aos campos primários de pontoação porém presente em paredes sencundárias, podendo dividir-se em pontuação simples e pontuações aeroladas, ou seja, durante a deposição da parede secundária, geralmente, nenhum material é depositado sobre o campo de pontoação primário, formando as pontoações.
Quais as funções da parede celular?
Determina o tamanho e a forma da célula; a textura do tecido; compartimento de funções dinâmico com funções específicas e essenciais; presença de enzimas; absorção, transporte e secreções de substâncias-sinalização célula a célula; diferenciação celular; defesa contra bactérias e fungos-produção de fitolexinas.
O que é um plasmodesma e qual a sua relação com os campos primários de pontoação e com as pontoações? 
São canalículos que unem os protoplastos de células vizinhas.
Acredita que esteja na sua capacidade de atuar como canais para o transporte simplástico. > ponte citoplasmática.
Como a presença de água na parede pode definir a consistência (dureza) de um tecido ou órgão?
Um dos principais componentes das paredes celulares é a água. Quanto mais água maior a flexibilidade das paredes.
Quais a funções do vacúolo? 
Além de atuarem como reservatório de substâncias, também fazem a regulação das trocas de água que ocorrem no processo de osmose. O vacúolo também é responsável por manter a pressão hidrostática no interior da célula vegetal, através da pressão de turgescência, que também é importante para o crescimento e desenvolvimento da planta (alongamento). Manutenção do pH, promove a abertura e fechamento dos estômatos, o enrolamento de folhas de gramíneas ou o fechamento de folíolos de muitas leguminosas.
O que é pressão de turgescência e como ela interfere na sustentação, crescimento e movimentos celulares (lembram-se da câmara-de-ar no interior do pneu?)?
É a pressão gerada pelo vacúolo sobre a parede celular (normalmente por causa da quantidade de água) se tiver bastante água o vacúolo vai aumentar e a pressão também, aumentando os espaços intercelulares (movimentação celular) se houver pouca água o vacúolo vai murchar, diminui os espaços e como o vacúolo ajuda na sustentação da célula a planta vai murchar.
Por que o vacúolo é considerado como o principal componente do sistema lisossômico da célula vegetal? 
Pois por meio de enzimas acaba realizando a digestão de moléculas e organelas desnecessárias a células.
De que forma o vacúolo protege o citoplasma contra substâncias tóxicas ao metabolismo?
Isolando substâncias livres no citoplasma que seriam tóxicas ou danosas ao metabolismo celular.
Como são classificados os plastídios? 
Cloroplastos: responsáveis pela fotossíntese.
Cromoplastídeos: responsáveis pela pigmentação de muitas flores e outros órgãos vegetais, estando envolvido como polinizadores e dispersores de sementes.
Leucoplástideos: responsáveis pela síntese de substancias amiloplastos (amido), proteinoplastos (proteína), oleoplastos (óleos), etiplastideos (cloropastos que não se desenvolveram completamente pela ausência da luz)
Como estão estruturados os cloroplastídios? São delimitados por uma membrana dupla semipermeável dentro da qual está o estroma que, geralmente, contém grãos de amido (transitório), Tilacóides, pilhas de tilacóides chamada grana e o conjunto de vários grana, o granum.
Qual a importância do sistema de endomembranas dos cloroplastídios? 
As endomembranas são os tilacóides, e na membrana dos mesmos é onde se localizam os fotossistemas responsáveis pela fotossíntese.
Do ponto de vista dos plastídios, qual o fenômeno que está envolvido na maturação dos frutos? A mudança dos cloroplastídios (verde) para cromoplastos (amarelo - vermelho)
Em que plastídios são formados o amido de assimilação e os grãos de amido? Nos leucoplastos, mais expecíficamente nos amiloplastos.
Qual a origem dos tilacóides? São originados a partir de invaginações da membrana interna dos cloroplastídeos.
Qual a importância dos cromoplastídios nas flores e frutos?
São responsáveis pela pigmentação (caroteno) e também para a atração de polinizadores e dispersores de semente.
Descreva os seguintes cristais: Drusas: São agregadas mais ou menos esféricos de cristais compostos de muitos prismas ou pirâmides de pontas projetando-se por toda superfície. (Cristal de oxalato de cálcio)
Ráfides: semelhantes a agulhas pontiagudos em ambos os lados, e geralmente, agregados em feixes. (Cristal de oxalato de cálcio)
Por que os cristais são considerados características diagnóstico?
É possível identificar a planta através da análise dos cristais.
Quais as funções dos cristais?
Constituem de depósitos de excreções, são produtos do metabolismo celular podem ser materiais de reserva ou descartados pelo metabolismo da célula. Podem funcionar como agente anti herbivorismo, e quando associados com outras substâncias protegem contra agentes

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.