Buscar

Estudo Dirigido AV2 Fundamentos das Ciencias Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSOS: ADMINISTRAÇÃO, JORNALISMO, MARKETING, PSICOLOGIA, DIREITO E ENG. DE PRODUÇÃO
EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA AV2
2013.1
Questões de múltipla escolha: 
O Positivismo envolveu:
I-A Lei dos 3 Estados;
II- Os conceitos de formas puras de dominação social;
III- A idéia de que as sociedades evoluem sempre da mesma forma;
IV- Discussões sobre etnocentrismo e relativismo;
Estão corretas as afirmações:
II e III;
I e III;
III e IV;
I e III;
I e IV;
2- De acordo com Durkheim uma sociedade onde os velhos trabalham juntos, onde os homens caçam e as mulheres tecem e cuidam das plantações é uma sociedade regida por:
Fatos sociais normais;
Anomia;
Solidariedade mecânica;
Solidariedade orgânica;
Ação social com relação a fins;
3- Leia o trecho a seguir:
Operário, brincalhão, habilidoso e solidário. Gosta de futebol e de uma cachacinha. A descrição se adequaria a uma grande parte dos brasileiros. Mas estas são as palavras mais escutadas diante da pergunta: como é o presidente Lula?
O discursos sobre Lula se parecem. Sejam feitos pelos amigos do tempo do movimento sindical, sejam pelos que já o conheceram como ocupante do Palácio do Planalto. Difícil é esquecer a expressão “é o cara”, com a qual o presidente norte-americano, Barack Obama, saudou o seu colega brasileiro, em 2009. Para Obama, Lula é um “boa pinta”. O “é o cara” de Obama se popularizou. É a frase mais utilizada, nos últimos tempos, para resumir quem é Lula. (Fonte: http://sul21.com.br/jornal/2010/09)
De acordo com Max Weber, o ex-presidente Lula pode ser definido como uma liderança: (1pt)
Tradicional;
Carismática;
Racional-legal;
Burocrática;
Marxista
4- Ao estudar os fatos sociais, Durkheim percebeu que alguns fenômenos desvelavam situações em que um indivíduo ou grupos perdiam as referências normativas que orientavam a vida e, com isso, enfraqueciam a solidariedade social. O indivíduo sentia-se livre de vínculos sociais e, muitas vezes, apresentava um comportamento anti-social. Com base nessa idéia, assinale a única alternativa certa sobre o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Raul Seixas, “O dia em que a terra parou”, (...) 
A) A letra desta música pode ser pensada como caso típico de anomia, acirramento ou interiorização das normas de conduta. 
B) A letra desta música pode ser pensada como caso típico de normalidade, pois episódios como esse ocorrem frequentemente. 
C) A letra desta música pode ser pensada como caso típico de normalidade, já que este fato encontra-se fora limites estabelecidos pela coletividade. 
D) A letra desta música pode ser pensada como caso típico de anomia, inversão ou ausência total das normas de conduta. 
E) A letra desta música pode ser pensada como caso típico de patologia social, já que este fato encontra-se nos limites da consciência coletiva. 
Questão 5 (ENADE 2011)-O coronelismo é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras.( Victor Nunes Leal, Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. S. Paulo: Alfa-Ômega, 1978, p. 20.) 
De acordo com essa reflexão de Leal, o conceito de coronelismo refere-se a:
I- um sistema político comandado pela Guarda Nacional brasileira.
II - um sistema político com uma rede de relações entre chefes políticos municipais e o presidente da República, envolvendo compromissos recíprocos.
III-um sistema político nacional baseado em barganhas entre os titulares do poder local (os coronéis) e os diferentes níveis de governo.
IV - uma realidade local de estruturas oligárquicas e personalizadas de poder.
Estão certos apenas os itens
A I e II.
B I e III.
C II e III.
D II e IV.
E III e IV.
6- Leia o texto e responda a questão proposta (adaptada do ENADE 2005) Um dos objetivos do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis é reunir, em um espaço plural e autônomo, as diversas juventudes brasileiras e articular suas lutas e bandeiras. O Fórum conta com a adesão de ONGs e de entidades dos movimentos estudantis, juventudes partidárias, movimento hip-hop e setores juvenis de movimentos sociais. Nesse sentido, o Fórum: 
A) Propõe-se ser um espaço para os partidos políticos atuarem. 
B) Não é um ator político. 
C) Pretende ser parte da estrutura estatal. 
D) Propõe-se ser um espaço que contemple a diversidade dos movimentos e organizações juvenis. 
E) Possui como objetivo ter lutas e bandeiras ideologicamente homogêneas.
7- Leia o texto e responda a questão proposta: Atualmente as universidades discutem sobre a implementação de cotas para grupos excluídos historicamente da sociedade. “Temos o direito de, em nome do anti-racismo, correr o risco de transformar os pátios dessas escolas em espaços divididos entre brancos e negros definidos por lei?” questiona Yvonne Maggie, professora titular de Antropologia da UFRJ. Para Frei Davi Raimundo dos Santos, diretor Executivo da ong EDUCAFRO, “o quadro do país é injusto com os negros e defende a ampliação do sistema de cotas”. No centro desse debate, a expressão-chave é “ações afirmativas”. Tais ações devem ser entendidas corretamente como: 
A) As políticas governamentais para proteção restrita às populações negras e pardas. 
B) As políticas de discriminação positiva, que objetivam a inserção de grupos que se encontram em situação de desigualdade e (ou) de discriminação social. 
C) As ações de grupos beneficentes cujo objetivo é a ajuda aos grupos excluídos da sociedade. 
D) Um conjunto de medidas cujo objetivo restringe-se a fornecer ajuda a populações carentes. 
E) um conjunto de medidas cujo objetivo único é propiciar mais escolaridade ao conjunto da população.
Questões discursivas: 
8- Leia o caso concreto abaixo e responda as questões propostas: Estudantes denunciam pichação contra judeus no RS Por: Globo online, 19/11/2007 Estudantes que concorrem à eleição do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) denunciam que foram vítimas de preconceito. Os alunos pretendem registrar um boletim de ocorrência na manhã desta segunda-feira (19), em Porto Alegre. Eles afirmam que um cartaz com a propaganda eleitoral de uma das chapas foi pichado com uma suástica e com os dizeres "fora judeus". A chapa é a única das quatro que disputam a eleição que tem integrantes judeus e a única contra o sistema de cotas. A pichação foi feita em frente ao prédio da Faculdade de Engenharia Mecânica, na Rua Sarmento Leite, na capital gaúcha. Procurada pela reportagem do G1, a UFRGS não se manifestou sobre o caso. Outro episódio Em junho deste ano, o Diretório Central dos Estudantes da UFRGS entregou ao Ministério Público um dossiê sobre manifestações racistas de um grupo que agiria dentro da instituição. Na época, o muro de um bar na Avenida João Pessoa em frente à Faculdade de Direito da universidade foi pichado com a frase “Negro só se for na Cozinha do R.U., cotas não!". No mesmo local, foi pintada uma cruz suástica, símbolo do nazismo. Já na Rua Sarmento Leite, uma calçada foi pintada com a frase "Voltem para a Senzala".
 A) O episódio relatado no texto mostra uma postura preconceituosa a respeito de negros e judeus, considerados “raças inferiores”. Sabemos que o positivismo teve como principal fundamento a idéia de ordem e progresso através de uma perspectiva evolucionista. Podemos encontrar influência desta concepção no texto? Por quê? 
B) A idéia de superioridade racial faz parte do imaginário de muitas sociedades, que sofreram influência da doutrina positivista, inclusive o Brasil. È correto afirmar as justificativas racialistas (que afirmam que de acordo com a biologia e a genética não existem raças humanas) explicariam a diferença de desenvolvimento entre pessoas, grupos, sociedades?Justifique. 
9- Observe esta imagem. 
Ela foi feita no bairro do Morumbi/Favela de Paraisópolis em São Paulo. De acordo com o que você estudou sobre desigualdade social e realidade brasileira, que reflexões podem ser feitas?
RESPOSTAS (CONFIRA AS RESPOSTAS SOMENTE APÓS TER REALIZADO O EXERCÍCIO)
Letra C. 2- Letra C. 3- Letra D. 4-D Letra 5-Letra B
2-Questões discursivas: 
Questão I: A) A) A resposta deve ser afirmativa e contemplar os conceito de darwinismo social. 
B) B) Do ponto de vista sócio-antropológico, não. Para as Ciências Sociais, a importância do conceito de raça está ligada não a sua precisão do ponto de vista biológico, mas à realidade social, ou seja, se as pessoas acreditam e agem em função daquilo que se entende como o conceito de raça Questão II: - O (a) aluno (a) deverá perceber a motivação da ação empreendida por esses indivíduos e o compartilhamento dessa ação, que permite o estabelecimento de relações sociais. No caso em questão, ação racional com relação a fins (visando melhorar o acesso dessa população ao ensino superior) e ação racional com relação a valores (afirmação do orgulho étnico).

Continue navegando