Buscar

Manual Excel

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Monitoria de TBIC
Monitoria de TBIC
Manual de utilização do MS Excel
Neste documento serão apresentadas as funções da Plataforma MS Excel. 
Células
São os espaços para escrever no Excel. Cada célula possui uma linha e uma coluna, delimitados por um número e uma letra, respectivamente, como por exemplo: A1, B5, X45, AD21, etc. Ao selecionar uma célula, a coluna e a linha respectiva fica alaranjada, e seu nome (localização) fica localizado na esquerda em cima, abaixo da “Área de Transferência”. Existem mais de 1 milhão de linhas e mais de 15 mil colunas.
Tamanho das células
Tanto verticalmente quanto horizontalmente, as células do Excel podem alterar seu tamanho. No entanto, é impossível alterar o tamanho de uma célula exclusivamente, apenas da coluna inteira ou da linha inteira. Para isso, deve-se selecionar a linha ou coluna desejada nos cantos norte ou oeste da tela, onde estão localizados as letras e os números de localização, respectivamente. Dessa forma, é possível aumentar ou diminuir seu tamanho conforme desejar. Para que o tamanho da célula fique ideal ao conteúdo escrito na mesma, deve-se dar dois cliques no local indicado.
Inserir e excluir linhas e colunas
Linhas inseridas sempre surgirão acima da linha selecionada, enquanto colunas surgirão a esquerda da coluna selecionada. Para inseri-las clique com o botão direito na letra da coluna ou no número da linha desejados, nos cantos norte e oeste da tela, respectivamente, e opte pela opção “Inserir”. Caso deseje inserir mais que uma coluna ou linha, deve-se selecionar o mesmo 
número de colunas ou linhas antes de clicar com o botão direito. Da mesma forma é para excluir linhas e colunas, porém clicando com o botão direito na(s) coluna(s) ou linha(s) que deseja excluir, selecione a opção “Excluir”. 
Formatação das células
O campo de formatação das células é muito parecido com o MS Word. É possível formatar uma única célula, como também várias células ao mesmo tempo. Para selecionar várias células, utilize o mouse arrastando verticalmente e horizontalmente, ou então, para selecionar células distintas, concentre Crtl e clique com o mouse nas células desejadas. Após isso, altere as células como preferir.
Quebra de texto
A quebra de texto no MS Excel serve para o conteúdo escrito em uma célula ser distribuído verticalmente, não precisando ser escrito em uma única linha da célula. Tal opção está localizada “Início” – “Alinhamento” – “Quebra Texto Automaticamente”. 
Mesclar células
Mesclagem de células é utilizado para unir duas ou mais células que estejam vizinhas. Para isso, devem-se selecionar as células desejadas e então clicar em “Início” – “Alinhamento” – “Mesclar e Centralizar”. Para desfazer, clique novamente nesta opção.
Planilhas
Ao abrir o MS Excel, na parte inferior é possível visualizar “Plan1”, “Plan2” e “Plan3”. A tela inicial, é uma planilha, cada uma das abas citadas, é uma planilha diferente, o que permite ter vários conteúdos, em planilhas diferentes, num mesmo documento de MS Excel. Para alterar o nome destas, deve-se dar dois cliques no nome atual. Para adicionar novas planilhas, deve-se clicar ao lado direito da última planilha existente no documento, ou então usar o atalho Shift+F11. 
Operações matemáticas
É possível utilizar o MS Excel como uma calculadora. Para realizar contas, deve-se escrever em uma célula “=” (igual) e então digitar a operação desejada ou então realizar operações matemáticas entre células. Após escrever “=” selecione uma célula, coloque a operação desejada (+, -, x, ÷) e então selecione a célula seguinte. Pode ser feita com infinitas células. 
Fórmulas
A Plataforma MS Excel disponibiliza uma série de fórmulas automáticas, como por exemplo: SOMA, MÉDIA, SE, PROCV, etc. Uma vez que você sabe o nome da fórmula, deve-se escrever “=” e o nome da fórmula diretamente, e após isso, dar dois cliques na opção desejada. Caso não saiba o nome da fórmula, no canto superior, existe um símbolo “fx”. Tal símbolo, ao ser clicado, abre uma janela contendo todas as fórmulas do MS Excel. 
Arrastar células
Arrastar células tem o objetivo de facilitar o uso das fórmulas no MS Excel. Isso porque arrastar células que já contém uma fórmula faz com que tal fórmula seja copiada para a direção a qual a célula foi arrastada. Para arrastar células, ao clicar na célula desejada, observe no canto inferior a direita que existe um pequeno quadrado preto separado da célula. Ao movimentar o mouse acima deste quadrado, seu mouse modificará de uma seta, para uma cruz. Quando ocorrer isso, clique no quadrado e arraste para a direção desejada. Caso haja uma fórmula nesta célula, ela sendo arrastada para baixo, todas as células envolvidas na fórmula serão alteradas, na fórmula, para baixo, enquanto se for arrastada para o lado, as células envolvidas serão alteradas para o lado arrastado.
Fórmula SOMA
“=SOMA(núm1;[núm2];...)”
A Fórmula SOMA é utilizada para somar todas as células ou intervalos selecionados. Cada “núm” indicado na fórmula acima, indica as células ou intervalos selecionados. Para utilizá-la, escreva “=”, em seguida “SOMA” e abra um parênteses. Após isso, selecione todas as células que se deseja somar e clique no “Enter”. 
Fixar células
Fixar células tem o objetivo de, em uso de fórmulas envolvendo células, alguma(s) célula(s) continue(m) no mesmo local de atuação. Para isso, ao escrever a fórmula, após selecionar a célula a ser fixada, aperte “F4”. Com isso, no local onde a fórmula é escrita, a célula conterá um $ a frente da letra e a frente do número. Isso significa que tanto a coluna, quanto a linha está travada, a fórmula poderá ser transportada tanto verticalmente como horizontalmente que a célula travada continuaram em sua origem. No entanto, é possível travar somente a linha ou somente a coluna. Travar somente a linha serve para caso você deseja que ao arrastar a fórmula para os lados, a célula travada também se move, enquanto verticalmente ela não se move. Agora travando somente a coluna, ao movimentar a fórmula para cima ou para baixo, a célula fixada também se movimentará, enquanto horizontalmente ela estará travada. Para fazer isso, aperte “F4” mais que uma vez, inicialmente, ou escreva manualmente o $ a frente da linha ou coluna que deseja travar na determinada célula.
Filtro
Filtro tem a finalidade de, em um banco de dados, filtrar as informações contidas em uma coluna. Para habilitar a função filtro, selecione a região da coluna que contém conteúdo desejado, e então clique na opção “Filtro” localizada “Dados” – “Classificar e Filtrar” – “Filtro”. Uma vez habilitado, na primeira linha das região selecionada, aparecerá uma pequena seta no canto inferior leste da célula. Clicando nesta seta, uma janela será aberta para escolher de que forma deseja filtrar os dados. Para desfazer essa operação, selecione a região selecionada anteriormente e clique na opção “Filtro” novamente. 
Lista
Sua função é de limitar o conteúdo de uma célula para uma determinada lista de opções contidas no mesmo documento, como também facilitar o preenchimento das células com o auxílio de uma lista que aparecerá ao lado direito da célula formatada. Com isso, é possível selecionar uma das opções existentes ou então escrever manualmente na célula, porém é impossível escrever algo que não esteja contido na lista selecionada. Para criar uma lista, o conteúdo pode estar na mesma planilha ou em uma planilha diferente. 
Caso esteja na mesma planilha, deve-se clicar na opção “Dados” – “Ferramenta da Dados” – “Validação de Dados” – “Validação de Dados”. Com isso abrirá uma janela, nela selecione a opção “Permitir” – “Lista”, e surgirá um espaço denominado “Fonte”. Fonte representa todas as opções que sua lista terá. Para selecionar a lista, clique na opção a direita do espaço em branco e seleciona a região desejada e então aperte “Enter”. Para finalizar, aperte no “OK”.
Caso esteja em uma planilha diferente, deve-se primeiramente selecionar a região onde estão os dados e modificar o
nome desta lista. Para alterar o nome, após de selecionar a região, existe um espaço no canto esquerdo, localizado acima da primeira coluna visível, provavelmente coluna “A”. Tal espaço não permite o uso de espaços em branco entre palavras, utilize underline para isso. Agora para criar a lista, o que mudará da ultima maneira de se fazer é a “Fonte”. Ao invés de selecionar uma região, escreva “=” e o nome dado a lista.
Fórmula PROCV
“=PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;num_indice_tabela;procurar_intervalo)”
A fórmula PROCV é a abreviação de Procurar na Vertical. Ela tem a função de buscar dados de uma coluna a partir de outros dados de outra coluna, ou seja, escrevendo um dado, o outro aparece automaticamente. Os dados escritos manualmente são denominados na fórmula de “valor procurado”. Todos os dados devem estar contidos numa tabela, denominada “matriz tabela”.Ao selecionar tal tabela, lembre de fixar a tabelo logo após selecioná-la, afinal quando a fórmula PROCV for arrastada, a matriz tabela deve ficar fixa. O número índice da tabela indica em qual das colunas contidas na matriz tabela está localizado o dado o qual deseja-se puxar automaticamente. Sendo assim, caso o dado esteja na segunda coluna da tabela, digite “2”, se estiver na quarta coluna, digite “4”, e assim por diante. Mesmo estando na quinta coluna do Excel (coluna E), deve-se verificar em qual coluna da tabela o dado está. Finalizando, “procurar intervalo” possibilita procurar por uma correspondência aproximada (Verdadeiro) ou correspondência exata (Falso). Uma vez que utiliza-se o PROCV para nomes, comunmente se usará correspondência exata.
Fórmula SE
“=SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)”
	A fórmula SE tem objetivo de fazer um teste e acarretar num resultado verdadeiro e um falso. É possível testar se uma célula é igual, maior ou menor que outra célula ou valor. Para isso, no espaço “teste lógico”, selecione a célula a qual deseja-se fazer o teste, e então defina a operação comparando com um valor ou célula. Uma vez escrito o teste, defina o resultado verdadeiro, que pode ser um valor, nome (entre aspas), operação matemática ou outra fórmula, e então o resultado falso, da mesma maneira que o anterior. Lembrando que para verificar várias hipóteses, não é preciso utilizar de várias células contendo uma fórmula SE em cada uma delas, mas sim utilizar a fórmula SE dentro dela mesma. Para isso, quando optar pela opção falsa, insira “SE(“ e então inicie um novo teste, que lhe abriram para dois novos resultados. Dessa maneira é possível fazer infinitos testes de hipóteses com uma única fórmula contendo vários SE’s.
Tabela Dinâmica
Um relatório de tabela dinâmica é uma tabela interativa que você pode usar para resumir rapidamente grandes quantidades de dados. Você pode girar suas linhas e colunas para ver resumos diferentes dos dados de origem, filtrar os dados por meio da exibição de páginas diferentes ou exibir os detalhes de áreas de interesse. 
Este é recurso é ideal para fazer análise de dados e tomar decisões, e para melhorar, é de fácil utilização. Utilizando uma tabelas dinâmicas podemos, rapidamente, obter múltiplas visões do mesmo conjunto de dados.
Agora, como criar uma tabela dinâmica: 
Clique em qualquer ponto de sua tabela e vá em Inserir, Tabela Dinâmica.
Você pode clicar diretamente no botão, ou clicar na seta e escolher Tabela Dinâmica. 
Você terá a seguinte janela:
Como estou utilizando um Formato de Tabela, o nome desta tabela aparece como o Intervalo. Nada impediria de aparecer um intervalo de células neste campo. Tabelas Dinâmicas também podem ser geradas a partir de uma fonte de dados externa como outros arquivos Excel.
Você poderá criar a sua tabela dinâmica em uma nova planilha ou na mesma planilha onde est[a a sua tabela com os dados. Vamos colocar nossa Tabela Dinâmica em uma Nova Planilha, e depois pressionaremos Ok.
NOTA: 
Tendo dúvidas ainda de como utilizar a as funções apresentadas neste documento, assistam às vídeo aulas clicando no link abaixo.
Vídeo aula 01
Conteúdo: formatação das células + inserir e excluir linhas e colunas + planilhas
http://www.youtube.com/watch?v=CGwvkPQnHlo
Vídeo aula 02
Conteúdo: contas básicas + utilização de fórmulas + arrastamento de células + Fórmula SOMA
http://www.youtube.com/watch?v=Ij49yoIYJ-U
Vídeo aula 03
Conteúdo: Fixar Células
http://www.youtube.com/watch?v=Ci0tcy2q4o8
Vídeo aula 04: 
Conteúdo: Filtro + Lista
http://www.youtube.com/watch?v=rAtCYE4d7NA
Vídeo aula 05: 
Conteúdo: Fórmula PROCV
http://www.youtube.com/watch?v=Y-1UhIz7aDA&feature=youtu.be
Vídeo aula 06: 
Conteúdo: Fórmula SE
http://www.youtube.com/watch?v=Ye2OatpWjqU
Vídeo aula 07: 
Conteúdo: Tabela Dinâmica
http://www.youtube.com/watch?v=SGJHIZGMthA&feature=youtu.be

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais