Buscar

Manual+Word

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Monitoria de TBIC
Monitoria de TBIC
Manual de utilização do MS Word
Neste documento serão apresentadas as funções da Plataforma MS Word. 
Títulos
Para formatar da maneira desejada os títulos, deve-se selecionar o texto referido e após isso clicar na formação de título desejada, na parte superior direita do “Início” do Word.
Numeração de Título
Utilizando a formatação de títulos em um documento, você poderá numerar os títulos automaticamente com o formato de numeração escolhido. Para isso você deve clicar na “Lista de Vários Níveis” na parte de formatação “Parágrafo”.
Quebra de página
Essa função serve para não existir espaços em branco no meio de um documento de Word. Para isso você quebra as páginas, geralmente, no início dos títulos. Sendo assim o referido título sempre ficará no início da página, e nunca no meio. Para quebrar a página, escolhe-se o lugar que se deseja estar no início de uma página, e então vai na opção “Inserir”, “Quebra de página”. 
Quebra de seção
As quebras de seção são usadas para criar alterações de layout ou formatação em uma parte do documento. Você pode alterar os seguintes formatos de seções específicas, modificando o Cabeçalho, Rodapé e Numeração de página. 
Formatação de Cabeçalho e Rodapé
Para formatar o Cabeçalho ou o Rodapé dê dois cliques na parte superior ou inferior da folha no documento. Ou então vá na opção “Inserir” e “Cabeçalho” ou ”Rodapé”. No mesmo local pode-se escolher “Número de Página”. Quando estiver formatando o cabeçalho ou o rodapé, existe a opção “Primeira Página Diferente”, ela faz com que a capa não seja igual às outras. Caso o documenta tenha quebra de seção, pode-se diferenciar os cabeçalhos e rodapés conforme a seção que está. Cada seção pode ser formatada de diferente. Para isso é preciso ir na opção “Design” e desvincular a seção apertando em “Vincular Seção”, uma vez que já estava vinculada.
Sumário
Para criar um sumário, anteriormente deve-se formatar os títulos como “Título 1” ou “Título 2” ou qualquer outra forma de títulos. Depois que formatados, vá à opção “Referências” e “Sumário”. Sempre que fizer qualquer mudança em seu documento, o sumário não atualizará automaticamente. Para isso aperte na opção “Atualizar sumário”.
Legenda de Tabela/Figura
Criar legenda em Tabela ou Figura , deve-se selecioná-la e então ir na opção “Referências” e “Inserir Legenda”. Nisso abrirá uma janela, escolha a opção no “Rótulo” se quiser uma Tabela ou Figura e então escreva a referida legenda e aperte em “OK”.
Índice de Tabela/Figura
Após de criar legendas, para criar um índice de legendas, vá em “Referências” e “Inserir Índice de Ilustrações”. Nisso abrirá uma nova janela. Nessa janela preste atenção em “Nome da Legenda” para escolher se deseja um índice de legendas das Tabelas ou Figuras. Da mesma forma que no Sumário, o Índice se legenda não se atualiza automaticamente, deve-se apertar com o botão direito no Índice e “Atualizar Índice”.
Documento Mestre 
O documento mestre auxilia na elaboração de trabalhos elaborados no Word. Isso porque ele cria subdocumentos para um documento mestre. Um subdocumento é um documento de Word que, ao ser modificado e salvo em seu local de origem, altera o documento mestre. Sendo assim, é possível separar um trabalho em vários subdocumentos e fazê-los separadamente, e depois que salvos no local de origem, modificam automaticamente o documento mestre. Para fazer isso, crie títulos como “Título 1” em “Estilo”, e em seguida vá em “Exibição” e “Estrutura de Tópicos”. Ao aparecer a estrutura de tópicos, aperte na opção “Mostrar Documento”, e então selecione os tópicos formatados em “Título 1” que você deseja criar como subdocumento e aperte em “Criar”. Para finalizar, salve o este documento, preferencialmente, em alguma pasta vazia. Você verá que foram salvos, juntamente, alguns documentos a mais. Um é o documento mestre e os outros são os subdocumentos. 
Mala Direta
A mala direta é usada para criar um conjunto de documentos, criando um modelo. Sendo assim, cada documento contém o mesmo tipo de informação, porém com conteúdo exclusivo. Podem-se mandar cartas para seus clientes, por exemplo, contendo a mesma informação para todos, contudo, tendo o nome do respectivo cliente em cada carta. Para criar uma mala direta se deve ir à guia “Correspondências” e “Iniciar Mala Direta”. Escolhe-se qual o tipo desejado e em seguida vá em “Selecionar Destinatários” ao lado. Para isso você pode ter criado um documento no Excel, por exemplo, que já contenha dos dados necessários, em “Usar lista existente” ou então criar em “Digitar nova lista”. Depois de selecionado os destinatários, cria-se o modelo do documento e sempre que quiser colocar algum dado, existente na lista de destinatários, vá em “Inserir Campo de Mesclagem” e selecione o desejado. Uma vez feito, visualize os resultados em “Visualizar Resultados” e então conclua a mesclagem em “Concluir e Mesclar”. 
NOTA: 
Tendo dúvidas ainda de como utilizar a as funções apresentadas neste documento, assistam às vídeo aulas clicando no link abaixo.
Vídeo aula 01
Conteúdo: Títulos + Quebras de página e seção + Cabeçalho, Rodapé e Numeração de Página.
http://www.youtube.com/watch?v=vZhaF9Fofsg&feature=plcp 
Vídeo aula 02
Conteúdo: Sumário + Legenda + Índice.
http://www.youtube.com/watch?v=ZPQ1MkgGBak&feature=plcp
Vídeo aula 03
Conteúdo: Documento Mestre.
http://www.youtube.com/watch?v=AOUqOYCzEOE&feature=plcp
Vídeo aula 04: 
Conteúdo: Mala Direta.
http://www.youtube.com/watch?v=3O5PtzJYZYw&feature=plcp

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais