Buscar

SLIDES - SISTEMA UROGENITAL MASCULINO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Andressa Salles Dalla Costa
Cristiane Galante
Mayla Carol Ferreira
Sheila Ricci Vargas
Concórdia - 2016
SISTEMA UROGENITAL MASCULINO
Definição
O sistema genital masculino executa três funções: produz, nutre e transporta os espermatozóides. Ele também é responsável pela secreção de hormônios e deposição dos espermatozóides no trato genital feminino. 
2
Componentes
Os órgãos do sistema urogenital masculino são os testículos (gônadas masculinas), um sistema de ductos (epidídimo, ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra), as glândulas anexas (próstata, glândula bulbouretral e glândulas seminais) e outras estruturas, como o pênis e escroto. 
Testículos – Gônadas Masculinas
Forma oval, situados no saco escrotal, em número são dois. Após a puberdade produzem os espermatozóides e secretam hormônio, que é responsável pelas características sexuais masculinas secundárias. 
Células Envolvidos na Formação dos Espermatozóides
Os espermatozóides são formados pelo epitélio dos túbulos seminíferos. Esses túbulos contêm dois tipos de células:
Espermatogênicas: produzem espermatozóides;
 Células de suporte: células de Leydig e de Sertoli, que nutrem e regulam a atividade das células espermatogênicas.
Espermatogênese
É a formação do espermatozóide. Apresenta 23 cromossomos. Os espermatozóides recém-formados não são funcionais e devem passar por diversas mudanças durante a maturação. Quando maduro, apresenta três partes: cabeça, corpo e cauda. 
Vias Condutoras de Gametas
À medida que os espermatozóides se formam, eles são coletados nos túbulos seminíferos e então percorrem uma série de vias condutoras, onde amadurecem. Eles são transportados dos testículos até o meio externo. Essas vias incluem um par de epidídimo, um par de ductos deferentes, um par de ductos ejaculatórios e uma uretra. 
 Epidídimo
 É a primeira parte das vias condutoras de gametas. Mede em torno de seis metros de comprimento, é densamente enovelado e está localizado sobre as faces superior e posterior do testículo. Enquanto os espermatozóides estão no epidídimo, eles amadurecem, ganham motilidade e se tornam férteis. As paredes do epidídimo contraem-se e empurrem os espermatozóides para a estrutura seguinte, o ducto deferente. 
 Ductos Deferentes e Ductos Ejaculatórios
É a continuação do epidídimo. Percorrem a cavidade pélvica, o ducto deferente curva-se acima da bexiga e une-se ao ducto da vesícula seminal para formar o ducto ejaculatório. Os ductos ejaculatórios penetram na próstata, e desembocam na uretra.
 Uretra
Se estende desde a base da bexiga até a glande do pênis. Conduz a urina (proveniente da bexiga) e o sêmen, desde os ductos ejaculatórios até o meio externo. Embora tenha duas funções, não as realiza simultaneamente.
Glândulas Anexas
Diversas secreções são adicionadas aos espermatozóides à medida que eles progridem pelas vias condutoras. Essas secreções provêm de três glândulas: glândulas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais (cowper). As secreções das glândulas acessórias desempenham uma série de funções: nutrem os espermatozóides, ajudam no seu transporte e lubrificam o trato reprodutivo.
 Sêmen
A mistura formada pelos espermatozóides e pelas secreções das glândulas anexas é chamada de sêmen. Em torno de 60% do volume do sêmen provêm das glândulas seminais; do restante, a maior parte vem da próstata. O sêmen é leitoso e de pH alcalino (7,2 à 7,6); é importante pois em pH ácido os espermatozóides são lentos. Em virtude da acidez vaginal, a alcalinidade do sêmen neutraliza o meio e protege os espermatozóides da ação destrutiva dos ácidos. 
 Genitais Externos
Consistem em escroto e pênis. 
 Escroto
Situado abaixo do pênis, dentro do qual se aloja o par de testículos, ocupam compartimentos completamente separados por uma prega. Os testículos permanecem a uma temperatura de 2 a 3ºC, inferior a temperatura corporal, o que é necessário para que os espermatozóides se formem normalmente.
 Anomalia (criptorquidia).
 Pênis
Tem como funções conduzir a urina e atuar como órgão de cópula. O corpo do pênis contêm três colunas de tecido erétil; o cavernoso, esponjoso, o último apresenta uma extremidade anterior dilatada, a glande do pênis, por onde a uretra se abre no meio externo. 
 Pênis 
A pele livre que recobre-o se estende inferiormente e forma uma bainha da glande chamada de prepúcio. Na puberdade pequenas glândulas localizadas no prepúcio apresentam secreção oleosa que juntamente com as células mortas da região, formam uma substância esbranquiçada chamada esmegma. Ocasionalmente o prepúcio é muito justo, o que não permite sua retração, está condição é a fimose. 
 Reação Sexual Masculina - Ereção
A uretra se estende ao longo do pênis e é envolvido por uma das colunas de tecido erétil esponjoso que formam o pênis. Quando o homem é estimulado sexualmente a parte parassimpática do S.N.A atua promovendo a dilatação das artérias do pênis e preenchendo os tecidos eréteis com sangue. 
Hormônios Sexuais Masculinas – Efeitos da Testosterona
Os hormônios sexuais masculinos são chamados de andrógenos, dos quais a testosterona é o mais importante. A maior parte da testosterona é produzida pelas células intersticiais dos testículos, e uma pequena quantidade é produzida pelo córtex da glândula supra-renal.
Hormônios Sexuais Masculinas – Efeitos da Testosterona
A secreção da testosterona tem início no período fetal e continua em níveis muito baixos, por toda a infância. Quando atinge a idade entre 10 e 13 anos, a secreção aumenta rapidamente onde características masculinas começam aparecer (puberdade) depois da qual a testosterona é secretada continuamente por toda a vida do homem, sendo necessária para a produção de espermatozóides e pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas.
Boa sexta!!!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais