Buscar

Cidades Criativas e sustentabilidade

Prévia do material em texto

Cidades Criativas e sustentabilidade
As cidades sustentáveis são aquelas que adotam uma série de práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Geralmente são cidades muito bem planejadas e administradas. Atualmente existem várias cidades no Brasil e no mundo que já adotam práticas sustentáveis. Embora não podemos encontrar uma cidade que seja 100% sustentável, várias delas já praticam ações sustentáveis em diversas áreas.
 
Principais práticas adotadas pelas cidades sustentáveis
 
- Ações efetivas voltadas para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, visando o combate ao aquecimento global. 
 
- Medidas que visam a manutenção dos bens naturais comuns.
 
- Planejamento e qualidade nos serviços de transporte público, principalmente utilizando fontes de energia limpa.
 
- Incentivo e ações de planejamento para o uso de meios de transporte não poluentes como, por exemplo, bicicletas.
 
- Ações para melhorar a mobilidade urbana, diminuindo consideravelmente o tráfego de veículos.
 
- Promoção de justiça social.
 
- Destino adequado para o lixo. Criação de sistemas eficientes voltados para a reciclagem de lixo. Uso de sistema de aterro sanitário para o lixo que não é reciclável.
 
- Aplicação de programas educacionais voltados para o desenvolvimento sustentável.
 
- Investimentos em educação de qualidade.
 
- Planejamento urbano eficiente, principalmente levando em consideração o longo prazo.
 
- Favorecimento de uma economia local dinâmica e sustentável.
 
- Adoção de práticas voltadas para o consumo consciente da população.
 
- Ações que visem o uso racional da água e seu reaproveitamento.
 
- Práticas de programas que visem a melhoria da saúde da população.
 
- Criação de espaços verdes (parques, praças) voltados para o lazer da população.
 
- Programas voltados para a arborização das ruas e espaços públicos.
 
 
 
Exemplos de cidades com práticas sustentáveis no Brasil
 
- João Pessoa - destaque na proteção de áreas ambientais.
 
- Extrema - preservação de áreas protegidas e conservação das águas.
 
- Curitiba - planejamento urbano voltado para a sustentabilidade.
 
- Paragominas - combate ao desmatamento.
 
- Santana do Paranaíba - cooperativa de catadores.
 
- Londrina - eficiente programa de coleta seletiva do lixo.
 
 
 
Exemplos de cidades com práticas sustentáveis no mundo
 
- Barcelona (Espanha) - mobilidade urbana e grande uso de energia solar.
 
- Copenhague (Dinamarca) - excelente na infraestrutura para o uso de bicicletas.
 
- Freiburg (Alemanha) -  programas eficientes voltados para o uso racional de veículos automotores.
 
- Amsterdã (Holanda) - mobilidade urbana.
 
- Viena (Áustria) - prioridade para a compra de produtos ecológicos por parte da prefeitura.
 
- Zaragoza (Espanha) - sistema eficiente voltado para a economia de água.
 
- Thisted (Dinamarca) - 100% de uso de energia sustentável.
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/cidades_sustentaveis.htm
As cidades mais sustentáveis do mundo 
Vancouver – Canadá:  
A cidade espera chegar em 2020 com 33% menos emissão de CO2, baseando-se nos relatórios emitidos em 2007. Em 2014, houve uma atualização do plano e foi divulgado que houve uma redução de 9% dessas emissões. A empresa se adequou e pretende chegar na data limite como “a mais verde do mundo”. Esse é um dos principais projetos desenvolvidos pelo poder público da cidade. As áreas centrais de atuação são:
Carbono
Resíduos
Ecossistemas
O que mais chama a atenção em Vancouver é que se trata de uma das metrópoles mais populosas do Canadá, umas das maiores economias do mundo e, nem por isso deixou de investir na consciência ecológica.
A cidade tem incentivado transportes como a bicicleta, privilegiando a diminuição na dependência de automóveis, por exemplo. Para isso, todas as grandes avenidas possuem ciclovias. E, a cidade também trabalha para expandir os serviços do metrô.
Existem programas de compartilhamento de carros híbridos. Esses carros são aqueles modelos Smart, que ganham, inclusive, espaço reservado nos estacionamentos públicos da cidade. Mas de qualquer forma, segundo publicação do Planeta Sustentável, 44% das viagens feitas dentro da cidade são realizadas sem carro. Já imaginou um projeto assim em São Paulo?
Vancouver possui um serviço municipal de compostagem. Isso mesmo. Todo o lixo orgânico vai para centros municipais de compostagem orgânica. O material resultado disso é revertido para uso do próprio município em serviços nas áreas públicas. O restante é repassado para agricultores da cidade.
Durante esse projeto a cidade ganhou alguns prêmios:
Federation of Community Municipalities Sustainable Communities Award
City proposes new energy recovery centre
Best Overall Policy in Global Leadership Award
Green Champion Award
Best Overall Policy in Global Leadership Award
 
Malmo – Suécia:  
Trata-se da terceira maior cidade da Suécia. Hoje, ela conseguiu algo que podia parecer até utópico para muitas das grandes cidades ao redor do mundo: energia solar e eólica. Seu parque eólico é um dos três maiores do mundo.
No ano de 1994, o então prefeito da cidade, Ilmar Reepalu passou a desenvolver um projeto que tinha como objetivo central transformar Malmo em um polo de tecnologia verde.
A meta de Malmo é chegar em 2020 neutralizando toda a sua emissão de carbono. Além disso, foram desenvolvidas diferentes leis e normas para garantir que a cidade caminhe ao projeto chamado de carbono zero.
96% do lixo da cidade é reciclado;
Possui ônibus movido ao biogás;
40% dos deslocamentos na cidade é feito de bike;
Semáforos têm sensor para identificação de ciclistas, priorizando suas passagens. O mesmo sistema funciona com os ônibus.
 
Curitiba – Brasil: 
Sim, temos uma representante nesta lista. Trata-se da capital paranaense. Ela faz parte das cidades mais sustentáveis do mundo. Quer saber o que os curitibanos fazem para ingressar nessa categoria de “Capital Verde do Brasil”?
A cidade paranaense é a quinta maior economia do Brasil, talvez essa característica influencie no panorama econômico:
As áreas verdes da cidade chegam a 52 metros quadrados por habitante. Isso pode ser reflexo do projeto de prevenção às enchentes (implantado durante os anos 1970): criação de parques ao redor dos rios e córregos;
São muitas as áreas verdes, como parques e bosques;
Curitiba tem menor emissão de CO2 per capita no mundo. A cidade empata com Copenhague;
O sistema de transporte público da cidade é referência não só nacional, mas também internacional. 70% da população utiliza o sistema público de transporte, implantado durante os anos 1970 e continua se desenvolvendo. Segundo o portal G1, até 2011, mais de 80 países já haviam copiado o modelo de Curitiba;
A OMS – Organização Mundial da Saúde – indica que a cidade tem a melhor qualidade do ar do Brasil;
A cidade já recebeu o prêmio Global Green City Award – Cidade Verde;
Foi a primeira capital do Brasil em que 100% de seus moradores receberam água potável.
Fonte: http://inst.sitesustentavel.com.br/cidades-mais-sustentaveis-do-mundo/
Copenhague, Dinamarca
Quando o assunto é ecocidade, Copenhague é um dos principais nomes que devem vir à sua cabeça. No ano passado, ela ficou entre as cidades Mais Habitáveis do mundo, de acordo com a classificação da revista Monocle, e faturou o título de Melhor Cidade para Ciclistas. Cerca de 40% de sua população pedala diariamente para se deslocar pela área urbana e foi lá que surgiu pela primeira vez o empréstimo público de bicicletas. Desde 1990, a cidade conseguiu reduzir suas emissões de carbono em 25% e até 2015 o governo pretende transformá-la na ecometrópole número um do mundo. Além do investimento em fontes limpas de energia – lá foi inaugurada, em 2001, um dos maiores parques eólicos marítimos do mundo –, Copenhague é elogiada pelos esforços desenvolvidos na última década para manter as águas deseu porto limpas, local tão seguro que hoje pode até receber banhistas.
Portland, Estados Unidos
Ela tem inspirado outros centros americanos a incluir espaços verdes em seu planejamento urbano. Para conservar os áreas vegetativas em sua volta, foi estabelecido um limite para o avanço da urbanização da cidade, que conta com 92 mil acres de  área verde  e mais de 300 quilômetros de ciclovias. Portland foi a primeira cidade dos Estados Unidos a aprovar um plano para reduzir as emissões de dióxido de carbono e tem promovido sistematicamente a construção de prédios verdes. Além disso, cerca de 40% de sua população utiliza ou a bicicleta ou o transporte coletivo para ir ao trabalho e, desde de outubro, o governo recolhe os resíduos orgânicos, que são enviados para centros de compostagem. Hoje, metade da energia utilizada pela cidade é obtida a partir de fontes limpas, como a luz solar e o aproveitamento de resíduos para a produção debiocombustível.
São Francisco, Estados Unidos
Ela foi a primeira cidade americana a banir o uso de sacolinhas plásticas e brinquedos infantis fabricados com produtos químicos questionáveis. São Francisco é também uma das cidades líderes na construção de prédios verdes e já possui mais 100 deles. Quase metade dos seus habitantes utiliza o transporte publico ou a bicicleta para se locomover todos os dias e mais de 17% da população faz bom proveito dos parques e das áreas verdes da cidade. Em 2001, os eleitores aprovaram um incentivo de 100 milhões de dólares para o financiamento da instalação de painéis solares e turbinas eólicas e de reformas para tornar as instalações públicas da cidade mais energeticamente eficientes.
Fonte: http://www.ecocidades.com/2011/09/08/dez-cidades-sustentaveis-do-mundo/

Continue navegando

Outros materiais