Buscar

AV2 GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	 1a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O estudo de impacto ambiental deverá obedecer a algumas diretrizes gerais impostas pela legislação. Sobre essas diretrizes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto.
( ) Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação, operação e desativação da atividade.
 ( ) Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza.
( ) Considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantação na área de influência do projeto, assim como sua compatibilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
		
	
	F - V - V - F
	
	V - V - V - F
	
	V - V - F - V
	
	F - F - V - V
	 
	V - F - V - V
	
	
	 2a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual norma não está relacionada ao meio ambiente diretamente?
		
	
	ISO 14004
	
	ISO 14061
	
	ISO 14011
	 
	ISO 14001
	 
	ISO 9000
	
	
	 3a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relacao a Reserva Legal (RL) e a Area de Preservacao Permanente (APP), previstas no Codigo Florestal Brasileiro, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A Reserva Legal e uma area localizada no interior de uma propriedade ou posse rural e que engloba a de preservacao permanente, necessaria ao uso sustentavel dos recursos naturais, a conservacao e reabilitacao dos processos ecologicos, a conservacao da biodiversidade e ao abrigo e protecao de fauna e flora nativas.
( ) No estado do Parana, a Reserva Legal deve ser igual a 25% da area dos imoveis.
( ) Desconsideradas as excecoes previstas em regulamentos, as florestas situadas em Area de Preservacao Permanente nao sao passiveis de uso, e as situadas em Reserva Legal sao passiveis de uso sob manejo.
 ( ) A supressao de vegetacao em Area de Preservacao Permanente, seguidos os procedimentos administrativos pertinentes e desconsideradas as excecoes previstas na Lei, somente podera ser autorizada em caso de utilidade publica ou de interesse social. Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta, de cima para baixo.
		
	
	F - V - V - F
	 
	F - F - V - V
	
	F - V - F - V
	
	V - V - F - F
	
	V - F - V - F
	
	
	 4a Questão 
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Baseado na complexidade e riscos operacionais das atividades industriais pertinentes ao beneficiamento de petróleo e comercialização dos derivados do petróleo, gás natural e biocombustíveis, é correto afirmar que:
		
	 
	Indústria do petróleo é o conjunto de ações relacionadas com a exploração, desenvolvimento, produção, refino, processamento, transporte e revenda de gasolina, diesel, gás natural, GLP e biocombustíveis.
	 
	Incidente é qualquer ocorrência, decorrente de fato ou ato intencional ou acidental, envolvendo, entre outros, riscos e danos ambientais, prejuízos patrimoniais, acidentes fatais entre profissionais da área e da população em geral.
	
	A biomassa é definida como o conjunto de biomas e ecossistemas da fauna e flora, aplicáveis às industrias de processamento de combustíveis fósseis e biocombustíveis, desde que sua composição química se adéque aos processos de transformação química de refino.
	
	Ferimento grave é qualquer ocorrência, decorrente de fato ou ato intencional ou acidental, envolvendo, entre outros, explosão, derramamento de combustível de qualquer espécie e/ou seus derivados ou de biocombustíveis, que cause ação médica e internação imediata.
	
	É na indústria dos biocombustíveis que ocorre o conjunto de atividades práticas relacionadas com a produção de combustível derivado de biomassa renovável e não-renovável com a finalidade de substituir totalmente os combustíveis de origem fóssil.
	
	
	 5a Questão 
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que as empresas ganham sendo socialmente responsáveis?
		
	
Resposta: Além de não serem multadas ou ter que reparar os danos causados, contrubuem com a saude e bem estar da população.
	
Gabarito: As principais vantagens são: - Reduzir riscos: à medida que examinam cuidadosamente e proativamente elementos de riscos e implementam gerenciamento de crise efetivo. - Garantir lucros futuros: ao antecipar necessidades sociais, por meio de atividades da Responsabilidade Social, cria-se valor ou um novo mercado. -Melhorar seu valor corporativo, pois: 1) Atrai investimentos em mercados de capitais. 2) Antecipa iniciativas tomadas pelo lado da demanda em mercados consumidores. 3) Passa a cobrar dos seus fornecedores uma postura socialmente responsvel. 4) Atrai excelentes recursos humanos: as empresas se beneficiam de uma diversidade em RH, criando um ambiente de trabalho onde as pessoas realizam seu potencial completo. Segundo o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, ONG que sensibiliza e auxilia as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, as empresas que incorporarem os princípios e os aplicarem corretamente podem sentir resultados como valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade, capacidade de adaptação e longevidade.
	
	
	 6a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Por causa de pressões sociais, comerciais e das lições aprendidas na década de 1980, a International Organization for Standartization (ISO) anunciou no Rio de Janeiro em 1982, a decisão de desenvolver uma série de normas sobre gestão ambiental. Essa série é:
		
	
	ISO 21300
	
	OHAS
	 
	ISO 14000
	
	ISO 9001
	 
	ISO 9000
	
	
	 7a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Verificação e Ação Corretiva são etapas orientadas por quatro características básicas do processo de gestão ambiental. Qual alternativa abaixo não é uma delas:
		
	
	Registros
	 
	Objetivos e metas
	
	Auditoria
	
	Não-conformidades e Ações Corretivas e Preventivas
	
	Monitoramento e Medição
	
	
	 8a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A respeito dos institutos de licenciamento ambiental e do estudo de impacto ambiental (EIA) é correto afirmar que
		
	
	sua exigência em qualquer hipótese compete indistintamente a qualquer dos entes da Federação, tendo em vista a competência material comum relativa à matéria.
	 
	pode haver situações em que o licenciamento não seja acompanhado da elaboração do EIA, se o órgão ambiental competente assim o permitir.
	
	a consideração de determinado empreendimento como efetiva ou potencialmente poluidor depende da apreciação de cada caso concreto, inexistindo listagem de hipóteses que permitam concluir desde logo pela inexigibilidade do licenciamento.
	 
	são ambos exigíveis, mesmo quando o impacto ambiental não seja significativo.
	
	a Constituição da República vincula expressamente o segundo ao primeiro, determinando que o EIA integre todos os processos de licenciamento.
	
	
	 9a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Determinado órgão licenciador outorgou a um empreendedor licença prévia para a consecução de obra, pelo prazo de 3 (três) anos, no qual deveriam ser cumpridas as condições ali expostas. Estando prestes a expirar o prazo, as condições determinadas pelo órgão licenciador não foram cumpridas. A licença outorgada
		
	 
	poderá ser prorrogada por 2 (dois) anos.
	
	poderá ser prorrogada por 5 (cinco) anos
	 
	não poderá ser prorrogada.
	
	poderá ser prorrogada por 3 (três) anos.
	
	poderá ser prorrogadapor 1 (um) ano.
	
	
	 10a Questão 
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Alguns recursos ambientais, como água, solo, flora, fauna, etc, tem caráter multifuncional,
ou seja, prestam-se a atender demandas de múltiplas funções sociais, econômicas e ambientais. Estas funções podem ser classificadas em:
		
	
Resposta:
	
Gabarito: · Função de produção: quando os recursos ambientais são usados como bens de consumo final
ou intermediário; por exemplo, minérios, água para consumo humano ou irrigação;
· Função de suporte: quando os recursos ambientais criam condições para a vida e as atividades
produtivas; por exemplo, a água, ar e o solo como habitat natural, o solo na atividade
agrícola e a água como meio de transporte;
· Função de regulação: quando os recursos ambientais limpam, acomodam, filtram, neutralizam
ou absorvem resíduos ou ruídos: água para diluição, afastamento e depuração de resíduos;
· Função de informação: quando os recursos ambientais servem de indicadores sobre "estados ambientais".

Outros materiais