Buscar

RESUMO GARANTIAS E DIREITOS CONSTITUCIONAIS PARTE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADES CATHEDRAL – DIREITO
MARIANA M MANTOVANI – DN2-C
DIREITO CONSTITUCIONAL
RESUMO - DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS – PARTE 1
HISTÓRICO
Desde 1215 com a declaração da magna carta Inglesa que delimitou o poder de seus Reis, vem havendo uma evolução na garantia dos direitos fundamentais através de documentos positivados. Podemos citar em ordem cronológica a Declaração Inglesa de Direitos em 1689(Bill of Rights). Nesse período também temos o Iluminismo(1650-1700) que vai influenciar as revoluções Norte americana(1776) e Francesa(1789), com as ideias da existência de direitos inatos à pessoa humana. Em 1917 temos a Constituição Mexicana, elaborada após a revolução de 1910. Ela é a primeira Constituição a garantir proteção aos direitos sociais e grande influenciadora da Constituição Alemã de Weimar de 1919(pós 1ª guerra). Nesse período também temos a criação do tratado de Versalhes, precursor da ONU. E em 1969 temos a Convenção Americana dos Direitos Humanos chamado Pacto de San José da Costa Rica, que teve grande influência no ordenamento jurídico brasileiro ao transformar os direitos fundamentais em cláusulas pétreas (Art. 60 CF/88).
Introdução
Os direitos e garantias fundamentais são o mais importante dentro do documento jurídico mais importante que temos, a Constituição Federal. Isso acontece, pois é através dele que se garante a dignidade das pessoas.
Conceito 
Os Direitos Fundamentais são aqueles que garantem aos cidadãos a liberdade civil. “São direitos que nascem e se fundamentam, portanto, no princípio da soberania popular”. (CAPEZ, 2010, p.92)
DISTINÇÃO ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS E DIREITOS HUMANOS
Direitos humanos – é o direito inerente a qualquer ser humano em qualquer lugar do mundo. São direitos de caráter “inviolável, intemporal e universal”.
Direitos fundamentais – são os direitos humanos garantidos por um ordenamento jurídico concreto, positivado, passível de sanção pelo seu não cumprimento.
DIFERENÇA: DIREITOS E GARANTIAS
Direitos – é a garantia legal de poder fazer ou deixar de fazer algo.
Garantias – é o que garante e protege os direitos. 
EVOLUÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO DIREITOS FUNDAMENTAIS
Ao longo da história as lutas pelos Direitos Fundamentais vêm evoluindo, sendo que cada geração tem como centro a busca por um direito diferente. Observando que o estudo de direitos fundamentais em gerações é “uma postura meramente acadêmica”.
1ª Geração(Liberdade)
Essa geração procurou garantir o direito básico do ser humano de ser livre, poder ir e vir, ter direito a vida, direito a expressão. Requer do estado, então, um “não agir” para a garantia desses direitos.” Caráter negativo”.
2ª Geração(Igualdade)
Essa geração busca a garantia de direitos chamado de “direito do bem estar”. Procura-se garantir direitos sociais básicos como educação, saúde, trabalho, moradia. Então requer do estado uma ação positiva, visto que, ele deve agir para garantir tais direitos.
3ª Geração(Fraternidade)
Na terceira geração a busca é por garantir o direito difuso, o que “pertence a todos e não é privativo de ninguém”. Direitos como viver em meio ambiente saudável, ao progresso, ao desenvolvimento, entre outros.
4ª Geração (patrimônio genético, globalização e consumo)
É o direito relacionado a evolução científica. Garante o direito à democracia, à informação, patrimônio genético e afins.
5ª Geração 
É o direito a paz universal.
6ª Geração 
Direito ao acesso à água potável.
CARACTERÍSTICAS
Qualidades associadas aos Direitos Fundamentais:
Historicidade – são influenciados pelo momento histórico em que a humanidade está.
Universalidade – existe um mínimo de direitos que necessita estar presente em todos os lugares e para todas as pessoas, Jusnaturalismo.
Inalienabilidade – não pode ser cedido, vendido. 
Imprescritibilidade – não vencem, não prescrevem
Irrenunciabilidade – não pode-se abrir mão deles.
Limitabilidade – não são absolutos, um direito pode esbarrar em outro.
DESTINATAIOS DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
Os Direitos Fundamentais são garantidos aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país, segundo artigo 5º da CF/88 e aos estrangeiros não residentes e aos apátridas, seguindo orientação das Doutrinas e da Suprema Corte.
APLICABILIDADE DAS NORMAS DEFINIDORAS DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS.
Alguns direitos, na prática, têm aplicação imediata, enquanto outros necessitam de regulamentação por parte do Estado, mesmo que a constituição garanta aplicação imediata.
COLISÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS
Quando houver conflito de direitos fundamentais deve-se buscar o manuseio do princípio da proporcionalidade e da técnica de ponderação para solucionar o conflito.
HIERARQUIA NORMATIVA DOS TRATADOS DE DIREITOS HUMANOS
De acordo com a Emenda constitucional 45/2004 os Tratados Internacionais relativos aos Direitos humanos passam a ter valor de Emenda Constitucional se passar pelo rito de aprovação do art. 5º §3º da CF/88, e de natureza supra legal para os demais.

Continue navegando