Buscar

Discursiva: Matriz Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
De acordo com os estudos realizados, os Princípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade,
Neste contexto, a Resolução CFC n. 750, de 29 de dezembro de 1993 (CFC, 1993), com alterações dadas pela Resolução CFC n. 1.282, de 28 de maio 2010 (CFC, 2010) dispõe sobre os princípios contábeis. Dentre os seis princípios contábeis, explique o Princípio da Oportunidade.
Resposta:
O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. 
Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10).
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Outra forma de organizar a produção que revolucionou o mundo do trabalho foi o fordismo. Esse método, idealizado por Henry Ford, foi aplicado primeiramente nas suas fábricas de automóveis.
Sobre o método fordista, qual foi sua grande inovação?
Resposta:
Com o avanço do sistema capitalista, o início do século XX foi um período de intensas alterações no sistema produtivo. As principais mudanças focaram na relação do trabalhador com o objeto, e foram desenvolvidas por Frederick Taylor – com o taylorismo - e Henry Ford - com o fordismo.
Frederick Winslow Taylor (1856–1915), norte americano de Filadélfia, era um engenheiro mecânico que em 1911 desenvolveu uma obra chamada “Os princípios da administração”, que continha uma série de métodos inovadores para a produção industrial. Esse novos métodos ficaram mundialmente conhecidos por taylorismo.
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
A sociedade impõe nós – à semelhança do fato social de Durkheim – as regras, os padrões e as normas que ela possui. Mesmo nas nossas funções fisiológicas existe “à mão da sociedade”, regulando e colocando regras.
Essa imposição dos padrões sociais, das regras, das normas e dos valores da sociedade e sua assimilação pelo indivíduo recebem qual nome?
Resposta:
Processo de Socialização ou, somente, socialização.
 (Página 147 do livro Sociologia Geral – Alessandro Ezequiel Paixão)
Questão 4/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
De acordo com Higa e Altoé (2015) “Os princípios são a essência dos conhecimentos, doutrinas e teorias, que têm o respaldo da maioria dos estudiosos de contabilidade. Os conteúdos dos princípios dizem respeito à caracterização da entidade e do patrimônio – que são efeitos que refletem no Patrimônio Líquido, quando da sua avaliação e do seu reconhecimento.
Carlos é proprietário de um estacionamento, e no final do dia sacou R$ 500,00 do caixa para pagar a mensalidade do colégio dos filhos, e não contabilizou essa retirada. Nesta situação, ele fere a um dos Princípios Contábeis. Qual é este princípio e explique-o.
Resposta: 
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Comte é o criador do termo sociologia para designar o estudo sistemático da sociedade. Dentre as suas contribuições, ele formulou a teoria dos três estágios pelos quais passaria o conhecimento humano até o seu pleno desenvolvimento: o teleológico, o metafísico e o positivismo empírico.
Como se caracterizam estes três estágios?
Resposta:
Teleológico: os pensamentos seriam guiados pela fé e pelas crenças, e a sociedade aparece como resultado da vontade divina.
Metafísico: a vontade divina como fundamento da sociedade é substituída pelas causas naturais.
Positivismo empírico: a ciência seria a forma de explicação do mundo e da natureza e uma ferramenta de reforma para a sociedade.

Outros materiais