Buscar

Exercícios de ética na saúde

Prévia do material em texto

SDE0083_A3_201301305103
	 
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: 
	Matrícula: 
	Disciplina: SDE0083 - ÉTICA NA SAÚDE 
	Período Acad.: 2016.2 (G) / EX
	Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Em pesquisas com seres humanos não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido, ou seja, do qual não temos ainda as possíveis dimensões de sua ocorrência. Por isso, se fazem necessários procedimentos de análise prévia e prevenção de riscos para que não haja prejuízos à vida humana. Essa avaliação de risco relaciona-se com o Princípio da:
		
	
	
	
	
	Acessibilidade
	
	
	Justiça
	
	
	Equidade
	
	 
	Precaução
	
	
	Totalidade
	
	
	
		2.
		Em 9 de outubro de 1996 foi criada a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, após discussão entre a sociedade civil organizada, comunidade científica, sujeitos de pesquisa e Estado, o Ministério da Saúde elaborou esta resolução em que constam as:
		
	
	
	
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo macacos
	
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo serpentes.
	
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo ratos.
	
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo leões.
	
	 
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos
	
	
	
		3.
		De acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, o termo de consentimento livre e esclarecido deverá ser elaborado pelo:
		
	
	
	
	 
	Comitê de Ética em Pesquisa
	
	 
	Pesquisador responsável
	
	
	Financiador responsável
	
	
	Administrador responsável
	
	
	Médico responsável
	
	
	
		4.
		Os profissionais de saúde, em especial os médicos, tomam decisões continuamente na sua prática diária. Os aspectos éticos são um importante elemento no processo de tomada de decisão. A Ética sendo considerada como o estudo da justificativa das ações, ao contrário do Direito e da Moral, não se baseia em regras, mas busca pesquisar o que é correto ou incorreto, adequado ou inadequado. A importância destes aspectos éticos fica mais evidente quando esta decisão envolve a alocação de recursos escassos. Não se pode tomar decisões baseando-se apenas em fatos. Os valores são componentes respeitáveis deste processo. O processo de tomada de decisão envolvido na alocação de recursos escasso é complexo, envolvendo aspetos referentes ao recurso em si, ao critério utilizado na alocação do recurso, e quanto a forma, âmbito e abrangência do processo. Estes aspectos têm que ser contempladas de forma integrada para garantir a adequação das decisões tomadas. Marque a resposta correta sobre o processo de tomada de decisão envolvido na alocação de recursos escassos.
		
	
	
	
	 
	Âmbito do processo de tomada de decisão: Microbioético e Macrobioético
	
	 
	Abrangências das decisões a serem tomadas: Microalocação, Macroalocação e Macreconomia
	
	
	Critérios de alocação: Merecimento, Afetividade e não necessidade
	
	
	Processos de tomada de decisão: Racional, conflituoso e desgastante
	
	
	Tipos de recursos a serem alocados: Homogêneo , heterogêneo e decisório
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A respeito do procedimento de avaliação de riscos e benefícios nas pesquisas com seres humanos, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I ¿ Os riscos se tornam aceitáveis quando a pesquisa oferecer elevada possibilidade de entendimento, prevenção ou alívio do problema que afeta o sujeito. II ¿ Os riscos se tornam inaceitáveis quando o benefício esperado for de grande importância. III ¿ Os riscos se tornam inaceitáveis quando o benefício for igual ou maior que o de outra alternativa já conhecida. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	II e III
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	I e III
	
	 
	I
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da Segunda Grande Guerra, houve a necessidade de uma nova concepção ética voltada aos aspectos associados à saúde e às pesquisas científicas que envolvessem seres humanos. A qual nova concepção o enunciado está referindo?
		
	
	
	
	
	Ética dos seres humanos
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	
	Ética da Saúde
	
	
	Ética dos seres humanos Ética Médica
	
	 
	Bioética
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Ter o cuidado de alertar todos os envolvidos em uma pesquisa de seus riscos e os benefícios esperados é uma prática que visa:
		
	
	
	
	 
	Seguir as normas básicas da Bioética e orientações dos Comitês de Ética
	
	
	Não ter custos com os voluntários. Agindo desta forma eles é que são responsáveis pelo financiamento da pesquisa.
	
	
	Eliminar as possibilidades de futuras solicitações de patentes dos medicamentos.
	
	
	Acelerar o processo de tabulação primária onde apenas os nomes dos envolvidos são citados.
	
	
	Apenas rotina pois, os verdadeiros riscos conhecidos são ocultados para manter a ética da pesquisa.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O Código de Nuremberg é um marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Ele é um exemplo de:
		
	
	
	
	
	Como proceder em julgamentos de guerra. O Código busca facilitar novas pesquisas permitindo uma série de liberdades aos voluntários médicos.
	
	 
	Como agir corretamente com os voluntários nas pesquisas dando todas as informações possíveis para que eles possam optar por participar ou não.
	
	
	Ética na saúde pública com diretrizes básicas que os gestores devem seguir quando diante de conflito nas equipes multi e interdisciplinares.
	
	
	Como ampliar as penalidades legais dos voluntários nas pesquisas quando estes procuram resultados rápidos com uso de drogas medicinais.
	
	
	Como fazer pesquisas sem uma metodologia delineada. Desta forma o cientista por agira com maior liberdade em prol da saúde pública.

Continue navegando