Buscar

ANATOMIA CABEÇA E PESCOÇO TRIGÊMIO

Prévia do material em texto

ANATOMIA CABEÇA E PESCOÇO – 2º BIMESTRE
NEUROANATOMIA
Nervo Trigêmeo – Ramo Oftálmico, Maxilar e Mandibular
O nervo OFTÁLMICO e o nervo MAXILAR são nervos SENSITIVOS. Já o nervo MANDIBULAR são mistas – SENSITIVAS e MOTORAS.
Nervo Oftálmico – Sai da do crânio através da fissura orbitária superior e dá origem a três ramos: NASAL ou NASOCILIAR, FRONTAL E LACRIMAL.
NERVO NASAL – Sai pelo teto da órbita e caminha pela parede medial da órbita, no seu trajeto encontra e entra no FORAME ETMOIDAL ANTERIOR. Depois, penetra nas fossas nasais. Dentro dessas fossas, recebe o nome de NERVO NASAL INTERNO – Inerva parte da parede medial da órbita.
NERVO FRONTAL – Sai pela parede central do teto da órbita e caminha em direção ao forame ou fissura supra orbital (dependendo do gênero). Parte dele entre nesse forame e sai com o nome de NERVO SUPRA ORBITAL – Vai inervar as pálpebras superiores e segue até a região do osso frontal, próximo a sutura coronal. A outra parte do nervo frontal que não entrou no forame supra orbital, vai inervar a porção não inervada pelo nervo nasal, a parede medial da órbita, recebendo o nome de NERVO FRONTAL INTERNO.
NERVO LACRIMAL – Quando o nervo oftálmico sai pela fissura orbital superior e desloca-se para parede lateral da órbita, passa-se a ser chamado de NERVO LACRIMAL. Vai inervar tudo que há na parede lateral da órbita, inclusive, é um dos nervos que ajudam na inervação da GLÂNDULA LACRIMAL, que está localizada nessa região da órbita, sendo protegida pelo processo zigomático do osso frontal.
Nervo Maxilar – Sai do crânio através do FORAME REDONDO e vai inervar o terço médio da face. É um nervo sensitivo. Antes de sair do crânio e inervar o terço médio da face, ele dá um ramo que vai ajudar na inervação das MENINGES

Continue navegando