Buscar

Aula 5 - Roteiro de Fisiologia do Duodeno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Roteiro de Estudos – Aula Fisiologia do Duodeno
1 – Dê a função, localização e secreção das Glândulas de Brunner.
2 – Dê a função, localização e composição celular das Criptas de Lieberkühn.
3 – Quais fatores regulam o esvaziamento gástrico? Eles estimulam ou inibem o esvaziamento gástrico?
4- A doença celíaca consiste em um distúrbio inflamatório do intestino delgado, que
ocorre em indivíduos com sensibilidade ao glúten e à ingestão de trigo, centeio ou cevada. Em decorrência da ingestão desse composto, pode ocorrer, atrofia das vilosidades intestinais. Estas duas figuras representam uma região do intestino delgado em um indivíduo normal I e em um indivíduo com doença celíaca II. Qual a função das vilosidades intestinas e como essa atrofia influencia na absorção de nutrientes? 
 
5 – O Pâncreas esta localizado paralelamente e abaixo do estômago. Onde desemboca sua secreção? Qual a composição da secreção pancreática?
6- A cirrose hepática é uma séria enfermidade que frequentemente surge do hábito de ingerir bebida alcoólica. O álcool pode alterar várias estruturas do fígado, como ductos biliares e as células produtoras de bile, além de causar acúmulo de glóbulos de gordura. Qual a função da bile para o processo de digestão, e em que parte do tubo digestório a bile é lançada?
6 – O que estimula a secreção de secretina e colecistokinina (CCK) pelas células do duodeno, e o que esses hormônios fazem?
7 - No duodeno, são lançadas as secreções do fígado e do pâncreas. Nessa primeira porção do intestino delgado, é realizada principalmente, a digestão química – com a ação conjunta da bile, do suco pancreático e do suco intestinal atuando sobre o quimo. Explique a digestão e absorção dos carboidratos, proteínas e das gorduras.

Outros materiais