Buscar

LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CAMPUS DE ITAITUBA
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 
POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 
AURICÉLIA ANDRESSA DA SILVA E SILVA
20180851194
LDB – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
ITAITUBA
09/04/2019
LDB – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
TÍTULO I: DA EDUCAÇÃO/ TÍTULO V: DOS NÍVEIS E DAS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO E ENSINO
A lei de diretrizes e bases é um importante sistema educacional, pois traz as diretrizes gerais da educação brasileira, seja ela pública ou privada. Onde retrata as respectivas obrigações que devem ser cumpridas pelas autoridades políticas, dando total apoio financeiro e estrutural para a educação. Dando início a composição dessa constituição, três pontos bastante interessantes me chamam a atenção, onde apresenta os seguintes artigos.
Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
A educação é de suma importância para construção de uma sociedade civilizada e que tenha conhecimento e saiba se defender, e manter um convívio social. Sabendo, que nos dias atuais enfrentamos diversas situações que nos põe em verdadeiro conflito, quando se é exigido um certo saber. A educação está presente em diversos espaços, por isso tem um papel fundamental para nossa construção, ela começa desde do nosso nascimento e se estende durante toda a nossa vida, nos proporcionando momentos de aprendizagem. 
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Sabemos que a educação é um processo de ensinar e aprender. O professor tem um papel essencial nesse processo de formação do educando, onde o mesmo estará transmitindo conhecimento que devera despertar a cognição do aluno. Levando em conta a sua convivência na sociedade, que influencia nessa formação.
Art. 21. A educação escolar compõe-se.
A educação escolar molda o educando, sendo dividida em etapas, que são constituídas pela educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e a educação superior. Que são estágios que todo cidadão deve cumprir, e que irá contribuir para seu desenvolvimento, lhe tornado apto para discutir assuntos diversificados. A educação básica trata – se dos primeiros anos de formação do aluno, sendo dividida em duas, onde a primeira corresponde a aprendizagem da leitura, escrita e operações matemáticas simples básica, e a segunda é a consolidação da leitura e escrita, e a atribuição de novos conhecimentos. O ensino fundamental da continuidade a formação da educação básica, onde o educando ampliará cada vez mais seu aprendizado. O ensino médio é a última fase da educação básica e onde os conhecimentos do ensino fundamental serão aprofundados, e por último vamos ter o ensino superior que é o nível mais elevado do sistema educativo, onde ocorrera a formação especifica, voltada apenas para uma área que o educando se identifique.
CAPÍTULO II DA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEÇÃO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Todo ensino escolar deve ser formado por carga horaria que venha atender as devidas exigências, e que seja adaptado levando em consideração a região e as condições no lugar onde serão disponibilizados o ensino. A lei de diretrizes e bases retrata como devera ser feito isso nos seguintes trechos:
Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
Toda escola possui um calendário escolar, onde fica determinado as atividades que serão realizadas durante o período letivo. Em uma escola, deverá ter as respectivas séries que atenderam ao público que se esperado, onde os alunos passaram por atividades e provas que serão realizadas bimestralmente, garantindo assim, dados a respeito do desempenho do aluno. O calendário escolar deve - se adequar as peculiaridades locais, sendo elas climáticas ou econômicas, e que não venha a reduzir o número de horas letivas. Muitas cidades no brasil, não possuem estrutura e financiamento necessário para se ter um local com boa qualidade, para ser repassado o ensino, por isso enfrentam grande dificuldade, o que acaba influenciando no desempenho do aluno. 
Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
A formação do educando dentro dos respectivos anos de ensino deve conter uma base nacional comum curricular, pois ela que forma o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante as etapas e modalidades da educação. Levando em conta as características regionais, a cultura, o educando e o sistema de ensino e estabelecimento escolar. Estas particularidades, devem auxiliar no processo de ensino dos conteúdos que serão repassados e tratados em âmbito escolar. Consta ainda, disciplinas que são obrigatórias nesse processo de ensino e complementam o desenvolvimento do aluno.
Art. 28. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:
São muitas as dificuldades enfrentadas pela população rural, pois acabam não recebendo a devida atenção que merecem por possuir localização de difícil acesso, tornando o aprendizado de muitos educandos dessa localidade cheia de falhas. A lei institui que deverão promover adaptações necessárias e se adequar as peculiaridades da vida rural. As condições de escola e professores que se disponibilizam a dar aula para população rural, deve – se levar em conta, pois assim como a população rural, o professor também sofre ao tentar repassar o conhecimento para o aluno, muitas das vezes tendo que retirar da sua renda salarial para ajudar na manutenção escolar. 
SEÇÃO IV-A: DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO/ SEÇÃO V: DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS / CAPÍTULO V: DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Tendo conhecimento da variedade de profissões que podemos seguir hoje em dia, o governo criou métodos de preparar o adolescente ou jovem para sair do ensino médio possuindo uma profissão, através de cursos subsequentes e ensino médio integrado, onde o mesmo irá sair habilitado para exercer uma profissão. Hoje em dia através de pesquisas podemos chegar a dados que comprovem a taxa de analfabetos ou pessoas que desistiram dos estudos, isso ocorre, por que de acordo com a idade muitas pessoas começam ver suas prioridades, e uma delas é arranjar um emprego, acabam construindo uma família muito cedo ou não tiveram a oportunidade de estudar no seu tempo certo, com isso, a LDB estabeleceu leis que assegurassem esse público, para que retornassem aos estudos ou iniciasse. Outra causa bastante preocupante, é a educação do público especial que possuem deficiências que o incapacita de poder realizar algumas atividades sozinho, por isso necessitam de uma atenção exclusiva para ajudar na sua aprendizagem. Os artigos a seguir descreve como deverá ser feito essa inclusão para tais públicos. 
Art. 36-B. A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:
Articulada ao ensino médio, podemos utilizar como exemplo os institutos federais que oferecem ensino médio técnico integrado, onde na sua grade curricular incluírammatérias do ensino médio e matérias técnicas do respectivo curso escolhido pelo o educando, que se beneficiara, pois, o mesmo exercera uma profissão estando habilitado e apto para o trabalho e podendo dar prosseguimento ao estudos na educação superior. Ainda, nesse artigo da LDB sintam os cursos subsequentes que serão destinados aos educandos que já tenham concluído o ensino médio e queiram possuir uma vocação, equivalente a formação técnica. 
Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.
As condições e informações que são transmitidas hoje em dia, podem nos levar ao erro, quando repassadas de maneira indireta. O que podemos comentar nesse artigo, que ele será valido não só as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo certo, mas também as pessoas que tiveram que interromper os estudos por situações que aconteceram em suas vidas. Considerando então, adolescentes que engravidaram ainda muito jovem, pessoas que por situações financeiras tiveram a necessidade de trabalhar e aqueles que não tiveram acesso de forma alguma aos estudos, o que pode ocorrer em nossa própria família, sendo seus avos ou tios. Todos estão assegurados nesse artigo, pois o mesmo institui educação de jovens e adultos que se encontram em tais condições citadas acima no texto.
Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:
Quase 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência, essa porcentagem de pessoas necessitam de dedicação exclusiva, pois não possuem capacidade para realizar certas atividades. Nas escolas brasileiras de acordo com a lei, deverão conter professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, também, currículos, métodos, técnicas e recursos educativos para atender suas necessidades. Tendo em vista, o preconceito e a atenção que acabam não recebendo, a inclusão se faz necessária no currículo escolar, para que educandos com deficiência, tenham a sua efetiva integração na vida em sociedade, dando continuidade na sua formação.
TÍTULO VI: DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO/ TÍTULO VII: DOS RECURSOS FINANCEIROS/ TÍTULO IX: DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS
Para formação de um educando, necessita – se de um profissional capacitado para exercer a profissão e repassar o aprendizado para o aluno e durante esse processo de desenvolvimento do ensino ocorrem gastos, por isso necessitam de um custeio e manutenções para servir de auxilio as despesas com materiais didáticos, carteiras em boas condições, lousa, merenda escolar e entre outros. A LDB retrata tudo isso e as condições que devem ser cumpridas de acordo com a lei. 
Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos.
Para exercer a profissão de docente no brasil é preciso ser portador de um diploma de formação superior ou ser habilitado, para docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio. O Professor tem um papel fundamental na formação do educando, sendo um mediador no processo de ensino e aprendizagem, onde os alunos passam por estágios que lhe garante a sua integridade como cidadão. Embora o professor tenha um papel principal nessa formação, o quadro de profissionais da educação é composto por merendeira, secretários, porteiro e funcionários que garante a limpeza da escola e que devem ganhar mais credibilidade, pois acabam sendo considerados apenas como uma função que estão exercendo. 
Art. 70. Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam.
A educação é primordial para o educando, garantido conhecimento. Para se ter uma educação de qualidade, se faz necessário um investimento financeiro para manter a estrutura escolar, através de manutenções, remuneração dos docentes, matérias didáticos que serviram de auxilio para o processo de formação do educando, merenda escolar, salas com boa estrutura e carteiras em bom estado, isso tudo contribui para o aprendizado dos alunos, e sem uma dessas bases essa formação pode sofrer interferência. 
Art. 88. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adaptarão sua legislação educacional e de ensino às disposições desta Lei no prazo máximo de um ano, a partir da data de sua publicação.
As autoridades responsáveis por tomarem as decisões de grande importância, devem cumprir com as seguintes leis que foram instituídas na LDB, garantindo total auxilio as regiões que estão sobre seu governo. Ainda hoje, presenciamos um grande descaso por parte das autoridades responsáveis por tomarem decisões ao nosso favor, e um desses ocorre na rede de ensino, aonde a mesma não recebe o devido valor financeiro que deveria ser feito, ocasionando falhas nesse processo e prejudicando a formação dos educandos.

Continue navegando