Buscar

Caso Norman Foster

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que se entende por produção arquitetônica de qualidade? A partir deste entendimento fazer uma relação com um dos questões projetos visitados.
No texto Discussão sobre o papel da tecnologia no processo de concepção arquitetônica contemporânea: o caso Norman Foster, o autor, Eduardo da Cunha, exibe seu ponto de vista sobre produção arquitetônica de qualidade. Segundo ele, produção arquitetônica de qualidade é aquela que equilibra os elementos com o quaterno contemporâneo definido por: lugar, programa, construção e estruturas formais.
Acreditamos que nos tempos atuais, com as empresas e os governos se preocupando com suas imagens e opinião publica, pode-se acrescentar um quinto elemento ao sistema iniciado por Vitruvio: o fator psicológico. 
Uma empresa hoje ao construir o arranha céu da sua sede jamais o construiria em art deco (estilo em que outrora representava progresso, finança e poder) , pois hoje esse estilo obsoleto, infelizmente, não se comunica mais com o público num geral que cada vez gosta menos de luxo esbanjado. As empresas de hoje dariam prioridade a um prédio transparente, verde e de ar ultra-moderno, justamente para passar a imagem de democrático (vemos o que acontece no seu interior, mesmo estando no seu exterior e assim nos sentimos conectados a obra) , de estar em harmonia com a natureza (poluindo menos, e economizando mais) e de ser pioneiro em tecnologia. 
Partindo do quinto elemento acrescentado por nós, podemos observar que mesmo não tendo ele em mente obras atuais acabam o obedecendo, tal como a sede da SAP em São Leopoldo que possui um salao democrático em sua entrada, harmonia com a natureza e em seu interior, com painéis de vidro permitem a transparência das atividades internas da empresa. Há também uma alta tecnologia verde, que controla por exemplo a quantidade de CO2 presente em cada ambiente, o uso do ar condicionado, reciclagem da agua criando um ambiente confortável do que prédios que não se preocupam com esse fator.
Quais as múltiplas relações que o edifício pode estabelecer com o sítio de intervenção ‘lugar’?
Deve-se também salientar a importância do lugar no quaterno contemporâneo. É muito comum se ver em centros urbanos uma falta de harmonia entre construções antigas e atuais, por exemplo no centro de Porto Alegre, ao redores da Praça da Matriz. O Theatro Sao Pedro e o antigo palácio da justiça foram lá construídos para simbolizarem um marco de entrada na cidade, aqueles que vinham do Guaiba veriam ao topo um arco formado por dois prédios. Porem atualmente com o numero de torres residenciais modernas/contemporâneas na sua maioria construída em meados dos anos 60 e 70 é impossível ver o theatro Sao Pedro a não ser que você esteja parada em sua frente.
OBS: citar Theodor Wiederspahn e falar sobre a verticalidade e e horizontalidade.
Qual a função que pode ter a tecnologia na funcionalidade e representatividade estética e significado do projeto?
A tecnologia hoje é um dos fatores que permite a materialização de uma construção arquitetônica, porem, ao final de uma construção, pode ser que ela tenha o mesmo sentido de uma arquitetura banal, ou seja, sem expressividade nenhuma, sem nenhum significado. Norman Foster demonstrou naquela época (1974) que já era possível acrescentar a tecnologia na arquitetura, por exemplo, no Centro de Artes Visuais na Inglaterra, no qual as divisórias transparentes permitindo a entrada de luz artificial e natural.

Outros materiais