Buscar

Prova discursiva Neuropsicologia e Aprendizagem corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia a seguinte passagem de texto:
“A motivação escolar é algo complexo, processual e contextual, mas alguma coisa se pode fazer para que os alunos recuperem ou mantenham seu interesse em aprender. À sociedade, aos órgãos públicos e a outras instituições cabe encontrar soluções”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em ala de aula: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2006. p. 9, 10.
levando em consideração os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem sobre a motivação extrínseca e motivação intrínseca, conceitue e exemplifique cada uma delas:
Nota: 20.0
	motivação extrínseca é quando o fator motivacional se origina fora, ou seja, é exterior ao indivíduo. Ex. Trabalhamos para ganhar o salário no final do mês. Motivação intrínseca é quando o fator motivacional é interno. Ex. Brincar, atividade cujo prazer está relacionado (livro-base, p. 178).
 
Resposta: Motivação extrínseca- está relacionada aos objetos externos , para os quais a atividade está sendo dirigida, tal como a redução do impulso ou a recompensa, por exemplo trabalhamos para ganhar salário no final do mês. Motivação intrínseca- se refere ao valor ou prazer que está associado a atividade,, mas não tem nenhum propósito ou objetivo biológico aparente, por exemplo filhotes de cachorro brincam porque brincar é prazeroso e auxilia a aprender sobre o meio ambiente e sobre o mundo social.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A neurociência é tão velha quanto o aparecimento da medicina de Hipócrates. Nova é sua abordagem interdisciplinar advinda dos avanços da tecnologia digital e de imagem. Com os avanços de novas tecnologias, a neurociência caminhou para uma combinação de ramos do conhecimento, tais como: neurobiologia, neurofisiologia, neuropsicologia, aplicada em várias especialidades médicas como neuropsiquiatria, neuroendocrinologia e neuroimunologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: CARVALHO, Terezinha Augusta Pereira de; FLOR, Damaris. Neurociência para educador. São Paulo: Baraúna, 2011. p. 32.
Segundo o excerto, os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem e as videoaulas, conceitue neurociência e aponte sua relação com a interdisciplinaridade.
Nota: 16.0
	O aluno deve responder à questão por meio de um pequeno texto coeso e coerente, obedecendo à norma padrão da língua. “O termo neurociência é novo, utilizado desde 1970. Com o desenvolvimento da área, as neurociências passaram a estudar o cérebro e seu funcionamento sob diversas abordagens (interdisciplinaridade). As neurociências agregam profissionais com formações distintas (como neurologia, neurocirurgia, neurofarmacologia, neuropatologia, neurofisiologia, neuropsicologia, psicobiologia, psicofísica e psiquiatria), que realizam pesquisas clínicas e experimentais em diferentes campos de estudo, mas que têm em comum o interesse em conhecer como o cérebro funciona” (livro-base, p. 26,27).
Resposta: É um termo recente , utilizado desde a década de 1970,estuda o cérebro e seu funcionamento sob diversas abordagens,vê o cérebro como portador de áreas com funções específicas mas que funciona pela integração coordenada de todas elas.Sua grande contribuição foi mostrar que a interdisciplinariedade contribui para um melhor entendimento do cérebro e do seu funcionamento que atualmente podemos observar o cérebro vivo processando a informação por meio de exames de imagens.
Questão 3/5
Atente para o fragmento de texto:
“Essas adequações [curriculares] resguardam o caráter de flexibilidade e dinamicidade que o currículo escolar deve ter, ou seja, a convergência com as condições do aluno e a correspondência com as finalidades da educação na dialética de ensino e aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf. Acesso em 04/08/2016.
González Manjón, mencionado no livro-base, aponta algumas características organizativas que podem favorecer o atendimento a todos os alunos. De acordo com o fragmento de texto e o livro-base Educação Especial: Pesquisa e Prática, descreva as características do currículo que contribuem para um desempenho adequado da escola nesse processo.
Nota: 16.0
	Em relação ao Currículo, sua elaboração pode contribuir: englobando estratégias de caráter geral (finalidades, projeto curricular da escola, programação de aulas, regulamentos sobre organização e funcionamento) e estratégias internas (reforço educativo, adaptações e diversificações curriculares, programas de garantia social) (Livro Base p. 55, 56).
Resposta: A escola tem sido desafiada a promover processos de ensino e de aprendizagem que atendam a todos os alunos indiscriminadamente,a sala de aula é vista como ambiente de diversidade, é importante que os alunos tenham seu tempo, sua forma de pensar e sua cultura respeitados.
Questão 4/5
Leia a passagem de texto a seguir:
“O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://goo.gl/E4x7og. Acesso em 04/08/2016.
De acordo com o texto e com o livro-base Educação Especial: Pesquisa e Prática, quais aspectos caracterizam uma escola realmente inclusiva? Aponte pelo menos dois deles.
Nota: 10.0
	O aluno deve pelo menos apontar dois dos aspectos a seguir: Uma escola somente é inclusiva se: [1] estiver organizada para favorecer cada aluno, garantindo a qualidade de ensino; [2] reconhecer e respeitar a diversidade; [3] e responder a cada educando de acordo com suas potencialidades e necessidades. (Livro base p. 57).
Resposta: A fim de assegurar que a escola inclusiva se estabeleça de fato no sistema educacional, faz- se necessário promover a modificação da dinâmica escolar nas dimensões organizativas no desenvolvimento profissional e curricular.
Questão 5/5
Leia o excerto de texto a seguir:
“Em relação à inteligência, há dois componentes a serem considerados: a inteligência fluida e a inteligência cristalizada. A inteligência fluida que se reflete basicamente na capacidade ou função cognitiva [...] tende a declinar com o envelhecimento. Em contrapartida, a inteligência cristalizada [...] tende a desenvolver mais com o envelhecimento ou a experiência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SOUZA, Antônio Carlos Araújo de (Org.). Instituto de geriatria e gerontologia da PUCRS. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2003. p. 18.
De acordo com esta a citação e os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, conceitue de forma sucinta inteligência fluida e inteligência cristalizada.
Nota: 20.0
	A inteligência fluida é aquela que não depende da habilidade verbal e, assim, de certa forma, independe da cultura. Já, a inteligência cristalizada está relacionada às habilidades adquiridas e ao conhecimento, dependendo, portanto, da cultura para se desenvolver (livro-base, p.96).
Resposta: Inteligência fluida- se refere basicamente na capacidade ou função cognitiva, tende a declinar com o envelhecimento,é aquela que o aluno desenvolve ao longo de sua vida, porém com o envelhecimento vai declinando. Inteligência cristalizada- tende a desenvolver mais com o envelhecimento ou a experiência é a inteligência que existe, está la porém só vai se desenvolver com o envelhecimento e com as experiência adquiridasao longo da vida.

Outros materiais

Outros materiais