Buscar

Tecido Glandular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 Tecido Epitelial glandular (ou de secreção).
É aquele que se origina através proliferação de células epiteliais de revestimento,com invasão do tecido conjuntivo subjacente e posterior diferenciação.
                                                  
 
*
Tecido epitelial glandular (ou de secreção)
 É formado por um conjunto de células especializadas cuja função é a produção e liberação de secreção. As células secretoras de uma glândula são conhecidas como parênquima, o tecido conjuntivo no interior da glândula e que sustenta as células secretoras, é denominado de estroma. O estroma sustenta os vasos sangüíneos, vasos linfáticos e nervos. As moléculas a serem secretadas geralmente são armazenadas nas células em pequenas vesículas envolvidas por uma membrana, chamadas grânulos de secreção. Células epiteliais glandulares podem sintetizar, armazenar e secretar proteínas (por exemplo o pâncreas), lipídios (por exemplo, as glândulas sebáceas) ou complexos de carboidratos e proteínas (por exemplo, as glândulas salivares). As glândulas mamárias secretam todos os três tipos de substâncias.
*
► Controle Glandular 
Gênico: depende da ação de um ou mais genes.
 
Exógeno: são dois mecanismos de controle que ocorrem simultaneamente, mas com predomínio de um sobre o outro. Pode ser Hormonal - como por exemplo o controle do hormônio tireotrófico pelos hormônios T3 e T4 - e Nervoso, controlado por neurotransmissores ou mensageiros químicos. Este último mecanismo pode ocorrer de duas maneiras. 1 - o mensageiro penetra na célula e reage com receptores intracelulares para ativar genes do DNA. 2 - o mensageiro não consegue entrar na célula e interage com receptores de membrana que estimulam a formação de um mensageiro secundário, que realiza uma série de eventos até produzir a secreção. 
*
 Quanto a organização:
Unicelulares - Células glandulares isoladas. (Por exemplo, a célula caliciforme presente no revestimento do intestino delgado ou do trato respiratório); 
Multicelulares - Compostas de agrupamentos de células. 
*
TIPOS DE GLÂNDULAS 
- Glândulas exócrinas ou de secreção externa:
   São aquelas que lançam suas secreções em cavidades ou superfícies do corpo através de canais ou dutos. Glândulas salivares, glândulas mamárias, glândulas sudoríparas, glândulas lacrimais.  
- Glândulas endócrinas ou de secreção interna:
 São aquelas que eliminam  suas secreções (hormônios) diretamente na corrente sangüíneas. Essas glândulas não possuem canais. Como a hipófise, Tireóide, Supra- Renal.
- Glândulas mistas ou Anfícrinas:
  São Aquelas que possuem funções endócrinas e exócrinas. 
 Pâncreas : insulina -> sangue (função  endócrina) suco pancreático-> intestino delgado (função exócrina)
*
  Glândulas Exócrinas
     As glândulas exócrinas possuem diversas formas de classificação. Citaremos aqui algumas delas. 
  1- Classificação quanto à ramificação do ducto:
 
 Glândulas simples: possuem apenas um ducto secretor não ramificado. Ex.: glândulas de Lieberkühn, encontradas no duodeno, no jejuno, no íleo e no intestino grosso; glândulas sudoríparas, encontradas na pele. 
*
Duodeno 
*
Pele Fina
*
Glândulas compostas: possuem um sistema de ductos ramificados que permite a conexão de várias unidades secretoras com um ducto. Ex.: glândula mamária e glândulas de Brunner, encontradas no duodeno. 
Duodeno 
*
 2 - Classificação quanto a forma de unidade secretora: 
 → Glândulas tubulares – glândulas acinares ou alveilares – glândulas tubuloalveolares. 
Glândulas tubulares: a unidade secretora possui a forma de um ducto. Ex.: glândulas de Lieberkühn, encontradas no duodeno, no jejuno, no íleo e no intestino grosso; glândulas sudoríparas, encontradas na pele; glândulas fúndicas, encontradas no estômago; glândulas esofágicas, encontradas no esôfago; glândulas cárdicas, no estômago e no esôfago. 
*
* Na submucosa do esôfago podem ser visualizadas as HE. As fotos 2 e 3 mostram uma glândula esofágica e seu ducto em dois diferentes aumentos (32X e 100X). 
*
Piloro 
*
Glândulas acinares ou alveolares:
 A unidade secretora possui um aspecto mais arredondado. Apesar de modernamente os dois termos designarem o mesmo tipo de glândula, por uma questão de tradição o epitélio exócrino do pâncreas é exclusivamente denominado epitélio exócrino acinar.
 _ Ex.: glândulas sebáceas, encontradas na pele e ácinos serosos do pâncreas. 
*
Glândulas tubuloalveolares: são glândulas que possuem os dois tipos de unidades secretoras, tubulares e alveolares. Ex.: glândula mamária e glândula submandibular. 
*
 Classificação quanto ao tipo de substância secretada: 
Glândulas mucosas: produzem uma secreção viscosa e escorregadia, que não se cora pelo HE.
 Ex.: glândula sublingual, que é mista, predominantemente mucosa. 
*
Sublingual 
*
Glândulas serosas:
 Produzem uma secreção aquosa e límpida que se cora em vermelho pelo HE. 
Ex.: ácinos serosos do pâncreas, glândula parótida e glândula submandibular.
*
Submandibular Mallory
*
Glândulas mistas:
 Secretam os dois tipos de secreção mencionados acima, pois possuem os dois tipos de ácinos (mucoso e seroso). 
 Ex.: fígado, glândula submandibular (com preomínio de ácinos serosos) e glândula sublingual (com predomínio de ácinos mucosos). 
*
Fígado de Porco
*
 Classificação quanto ao modo como a substância é liberada: 
 Glândulas merócrinas: o produto de secreção é liberado através da membrana por intermédio de vacúolos, sem a perda do citoplasma.
 Ex.: ácinos serosos do pâncreas e células caliciformes, encontradas em todo o intestino e na traquéia. 
*
Traquéia 
*
Glândulas holócrinas:
 A célula secretora morre e torna-se o próprio produto de secreção da glândula. O citoplasma inteiro é convertido em secreção. Ex.: glândulas sebáceas. 
 COURO CABELUDO
*
Glândulas apócrinas:
 São aquelas que eliminam parte d e seu citoplasma junto com a secreção.
 Ex.: glândula mamaria. 
 
*
 Glândulas Endócrinas
Glândulas Cordonais;
Glândulas vesiculares.
Glândulas cordonais: as células dispõem-se em cordões maciços anastomóticos separados por capilares sangüíneos. Não há armazenamento de secreção.
 Ex.: paratireóide, hipófise, ilhotas de Langerhans do pâncreas. 
*
Hipófise Humana Mallory-Azan
*
 Glândulas vesiculares: as células agrupam-se formando vesículas, que armazenam os produtos secretados antes de eles atingirem a corrente sangüínea.
 Tireóide. 
*
 Células Mioepiteliais
São células contrateis de origem epitelial com função de expulsar a secreção da unidade secretora e ao longo do sistema ductal.
Ex.: glândula mamaria, sudorípara, salivar e lacrimal. 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes