Buscar

Tipos de ação social e Dominação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipos de ação social:
Ação Racional com relação a fins: Para atingir seus fins, o individuo planeja e executa seus planos utilizando-se dos meios que considera mais adequados para atingir seus objetivos.
Ação Racional com relação a valores: Motivada por crenças em valores morais, religiosos e políticos, etc. O que importa para o individuo é seguis os princípios que mais lhe são caros, não importando o resultado de sua conduta, o que lhes impele é a lealdade aos valores q eu orientam sua conduta.
Ação Afetiva: Guiada por uma conduta emocional. Sentimentos como raiva, ódio, paixão, desejo, ciúmes, orientam sua conduta. 
Ação Tradicional: Guiada pela tradição, costumes arraigados que fazem com que os indivíduos ajam em função deles.
Dominação Racional Legal: É exercida dentro de um quadro administrativo composto de regras e leis escritas que devem ser seguidas por todos, não havendo privilégio pessoais. 
Dominação Tradicional: Repousa na crena das tradições, costumes que existem desde outros tempos. A autoridade é exercida e legitimada pela tradição e por normas escritas. 
Dominação Carismática: Pode ser caracterizada pelo seu caráter de tipo extraordinário e irracional. Weber define carisma como uma qualidade pessoal considerava extraordinária, atribuída a um individuo que possui poderes ou qualidades sobrenaturais. 
Relação social: Se estabelece quando os agentes partilham o sentido de suas ações e agem reciprocamente de acordo com certas expectativas que possuem do outro.

Outros materiais