Buscar

ENSINO CLÍNICO III Avaliando Aprendizado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402853935)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Preconizando uma assistência atualizada e humanizada ao recém-nato sem risco de vida ao nascer, responda (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.
		
	 
	O Índice ou boletim de Apgar deverá ser o determinante para se iniciar as manobras de reanimação na sala de parto.
	 
	No preparo para a assistência do recém-nato algumas providencias deverão ser tomada antes do seu nascimento como: conhecimento da anamnese materna, disponibilidade de material para o atendimento, equipe treinada e a temperatura ideal do ambiente que deverá ser de 26º C.
	 
	Um dos primeiros cuidados após o nascimento do recém-nato sem risco de vida, será encaminhá-lo para a sala de parto e colocá-lo sob a fonte de calor radiante para prevenção da hipotermia.
	 
	O clampeamento tardio do cordão umbilical significa que o mesmo só deverá ser cortado após aproximadamente três minutos do nascimento ou quando o mesmo parar de pulsar, método este comprovadamente benéfico para os índices hematológicos do recém-nato.
	 
	O choro é um dos principais marcadores para indicarmos que um recém-nato está com uma boa vitalidade ao nascer.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402254821)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em 1983, o Ministério da Saúde, por meio da DINSAMI, elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança (PAISMC). O objetivo era melhorar as condições de saúde da mulher e da criança, incrementando a cobertura e a capacidade resolutiva da rede pública de serviços de saúde. No ano seguinte, o PAISMC deu lugar a dois programas específicos para a saúde da mulher e da criança, que funcionavam de forma integrada: Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e Programa de Assistência Integral à saúde da Criança (PAISC). Ambos surgiram como resposta do setor saúde aos agravos mais frequentes desse grande grupo populacional, e seus principais objetivos eram diminuir a morbimortalidade infantil e materna e alcançar melhores condições de saúde por meio do aumento da cobertura e da capacidade resolutiva dos serviços, conforme preconiza a Constituição Federal e o Sistema Único de Saúde (SUS). Resumidamente, dentre as principais ações relativas ao PAISC pode-se afirmar que são:
		
	
	crescimento e desenvolvimento; atenção à sexualidade e gravidez na adolescência; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle da hiperbilirrubinemia e da doença da membrana hialina; prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	 
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle do câncer de mama; prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção de patologias cirúrgicas em pediatria; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402233405)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao estatuto da criança e do adolescente marque a opção correta:
		
	
	o estatuto permite a venda e a oferta de bebidas alcoólicas a adolescente com 16 anos, desde que acompanhados dos pais;
	
	o estatuto dispõe que, em casos especiais, um dos pais poderá acompanhar o adolescente internado em quarto;
	
	o estatuto determina que os casos de maus tratos contra os adolescentes serão obrigatoriamente notificados, o mesmo não se aplicando aos casos de suspeita de maus tratos;
	
	é um Programa do Ministério da Saúde que dispõe sobre a proteção integral à saúde da criança e do adolescente;
	 
	é uma Lei Federal que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402649328)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento envolve a capacidade do enfermeiro de identificar as mudanças fisiológicas normais de cada fase. Dentro deste contexto, pode-se afirmar:
		
	
	Um lactente de 7 meses terá como peso ideal 10 kg
	 
	Nenhuma das alternativas.
	
	O reflexo de preensão desaparece por volta de 15 dias de vida.
	
	Um RN nascido com peso 2,900 é considerado PIG e com Apgar 9, GIG.
	
	Um lactente de 3 meses deverá ter 5kg.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402233207)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. São considerados, para crianças, fatores de risco ao nascer: I- ser residente em área de risco. II- baixo peso ao nascer ( < 2.500g). III- III- prematuros (< 37 semanas de idade gestacional). IV- Recém-nascido de mães com mais de 35 anos
		
	 
	Apenas II, III e IV
	
	Apenas I, II e IV
	
	Apenas I, III e IV
	
	I, II, III e IV
	
	Apenas I, II e II
	1a Questão (Ref.: 201402164497)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos recém-nascidos com apresentação cefálica, além dos calvagamentos de suturas, também são comuns as presenças de sufusões hemorrágicas de couro cabeludo, que podem ser representadas pelo cefalohematoma ou bossa serossangüínea. O acúmulo de líquido e sangue entre o perióstio e o couro cabeludo, sem limites específicos, decorrente da pressão da cabeça sobre o canal de parto e que geralmente desaparece em 2 a 3 dias, denomina-se:
		
	
	Cefaloematoma
	
	hemangioma.
	 
	Bossa serossanguínea
	
	Sindactilia
	
	Manchas mongólicas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402164240)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A maturação sexual é representada pelo desenvolvimento das gônadas e pelo aparecimento de caracteres sexuais secundários. Sendo assim, a primeira manifestação de puberdade no sexo feminino e masculino é geralmente:
		
	
	Pilosidade axilar e pêlos pubianos.
	
	Menarca e ejaculação.
	
	telarca e pubarca.
	 
	Botão mamário e crescimento testicular.
	
	Pêlos pubianos em ambos os sexos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402818995)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo a OMS o processo pelo qual os seres vivos recebem e utilizam os nutrientes (provenientes da alimentação) necessários à manutenção da vida, ao crescimento, ao funcionamento normal dos órgãos e à produção de energia.
		
	
	Deglutição
	
	Alimentação
	
	Absorção
	 
	Nutrição
	
	Ingestão
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402164505)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O exame neurológico do recém-nascido compreende a observação da sua atitude, reatividade, choro, tônus, movimentos assim como dos seus reflexos. Desse modo, na assistência de enfermagem ao recém-nascido, durante a pesquisa dos reflexos, o reflexo dos pontos cardeais consiste em:
		
	
	Faz-se subitamente, porém com delicadeza um movimento de deixar a cabeça do RN cair para trás (em relação ao tronco), o que irá produzir uma resposta que simula um abraçamento realizado com os quatro membros.
	
	Estender constantemente o dedo grande com abertura em leque dos demais dedos.
	
	Colocar um lápis ou o dedo do examinador na base da superfície palmar ou plantar do recém-nascido fazendo com que apareça o movimento de flexão.
	
	Colocar o recém-nascido suspenso pelo examinador, deixando que ospés do bebê toquem a superfície da mesa de exame.
	 
	Estimular os cantos da boca e o RN vira a cabeça na direção do estímulo, abre a boca e procura a fonte do estímulo
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402233207)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. São considerados, para crianças, fatores de risco ao nascer: I- ser residente em área de risco. II- baixo peso ao nascer ( < 2.500g). III- III- prematuros (< 37 semanas de idade gestacional). IV- Recém-nascido de mães com mais de 35 anos
		
	
	Apenas I, III e IV
	 
	Apenas II, III e IV
	
	Apenas I, II e III
	
	Apenas I, II e IV
	
	I, II, III e IV
	1a Questão (Ref.: 201402790285)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A síndrome da aspiração de mecônio acomete cerca de 1 a 3% das RN vivos, conforme dados do Manual Atenção à Saúde do RN (BRASIL, 2011). Segundo esse mesmo referencial, no que se refere a assistência ao RN com líquido amniótico meconial, fluido ou espesso, marque a alternativa correta:
		
	
	Neonato que não apresentar ritmo respiratório regular, apresentar o tônus muscular flácido e/ou a frequência cardíaca menor que 100bpm, o profissional deve proceder apenas a aspiração de boca e nariz.
	
	A conduta terapêutica depende da avaliação do RN pelo método Capurro Somático.
	 
	A conduta inclui a administração de corticóides na gestante que apresentam esse agravo com fins de acelerar a maturidade pulmonar.
	 
	A conduta depende a vitalidade do RN, e o profissional deve avaliar a frequência cardíaca, esforço respiratório e o tônus muscular.
	
	O profissional deve avaliar a relação Lecitina-esfingomielina
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402644252)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tratamento não-farmacológico para RGE é constituído de orientações simples. Das listadas abaixo, qual não faz parte do tratamento para refluxo?
		
	 
	Decúbito ventral ou lateral esquerdo
	
	Redução do volume da dieta e do intervalo de oferta
	
	Cabeceira elevada
	
	Espessamento da dieta
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402165481)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na assistência de enfermagem ao recém-nato um importante componente é a profilaxia da perda de calor, que pode ocorrer por quatro mecanismos, quais sejam:
		
	
	evaporação, radiação, convecção e ventilação
	
	ventilação, fluidificação, condução e convecção
	
	remição, radiação, condução e evaporação
	 
	condução, convecção, evaporação e radiação
	
	radiação, evaporação, fluidificação e condução
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402164677)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A administração de oxigênio ao recém-nascido tem inúmeras indicações terapêuticas, porém pode trazer como efeitos adversos:
		
	
	Kernicterus
	 
	Retinopatia da prematuridade
	
	Policitemia
	
	Glaucoma
	
	enterocolite necrozante
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402743691)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens, a mortalidade da população jovem brasileira é marcada pelas causas externas. Das principais causas de óbito na faixa etária de 10 a 19 anos perfazendo mais da metade do percentual de mortes tem-se as (os):
		
	 
	agressões
	
	envenenamentos
	
	afogamentos
	
	homicídios
	
	atropelamentos

Continue navegando