Buscar

simulado 3 - 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: CEL0467_SM_201309015661 V.3 
	 Fechar�
	Aluno(a): VALDIRENE NASCIMENTO PIMENTEL
	Matrícula: 201309015661
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 10/10/2014 12:10:17 (Finalizada)
	 1a Questão (Ref.: 201309036411)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As diferentes culturas têm entre si uma verdadeira relação de complementação e não podemos dizer que há uma "cultura autêntica" ou superior. No entanto, toda vez que nos aproximamos de diferentes modos de pensar e agir tendemos a classificar hierarquicamente esses comportamentos. Como se denomina essa perspectiva?
	
	 
	Etnocentrismo
	
	Globalização
	
	Hibridismo
	
	Multicultural
	
	Inclusiva
	 2a Questão (Ref.: 201309025661)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre cultura marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações abaixo:
 
 (  ) A cultura é algo que não muda, pois se reproduz sem perder suas características.
 
( ) A dinâmica cultural está diretamente articulada à diversidade cultural.
 
( ) Todos os sistemas culturais são intrinsecamente iguais em valor e devem ser considerados no contexto do sistema em que aparecem.
 
( ) A cultura é dinâmica e essa dinâmica é acelerada com a globalização.
 
 A sequência correta é:
 
	
	 
	F, V, V, V
	
	F, F, V, V
	
	V, V, V, F
	 
	F, V, V, F
	
	V, F, F, F
	 3a Questão (Ref.: 201309032853)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o conceito de CULTURA, é legítimo afirmar que:
	
	
	Opõe-se a contextos sem escolarização formal.
	
	Integra-se somente a uma visão de mundo refinada, excludente e oriunda da educação superior.
	
	Encontra-se arraigado a uma visão de mundo teocêntrica, em nossos dias.
	 
	Pode ser concebido como todo processo de transformação da natureza pelo Homem.
	
	Exige um conhecimento prévio de um repertório especializado, além de uma educação formal.
	
	 4a Questão (Ref.: 201309032912)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A formação da Identidade nacional de um povo:
	
	
	Articula-se somente a elementos absolutamente espontâneos, cuja geração se dá de forma imprevisível e aleatória, mas que configuram uma experiência comum.
	
	Identifica-se com a construção de regras e normas associadas ao modo de viver, impostas por um grupo hegemônico e assimiladas com tranquilidade pelos indivíduos da nação.
	 
	Encontra em elementos simbólicos, na literatura e em outras manifestações artísticas elementos potentes para o reconhecimento dos membros de um estado-Nação.
	
	Dá-se de forma espontânea, a partir de uma organização pura e essencialista da memória coletiva através da geração de um conjunto de bens simbólicos.
	
	Relaciona-se sempre a elementos de poder opressor, que levam ao reconhecimento através de ações de barbárie que se instalam nas vivências cotidianas de um grupo.
	 5a Questão (Ref.: 201309032907)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os termos "raça" e "etnia", pode-se afirmar que:
	
	
	Ambos são incorretos, já que não consideram a alteridade de grupos sociais distintos e pautam-se em um olhar preconceituoso e excludente.
	
	Ambos defendem critérios associados aos padrões de análise propostos pelas teorias pseudo-científicas da segunda metade do século XIX.
	
	O conceito de raça abrange as preferências sociais e as condições físicas. Já o conceito de ETNIA circunscreve-se a critérios genéticos puros.
	
	São sinônimos, pois ambos referem-se a uma percepção relativa sobre a aparência física e os padrões culturais de grupos sociais distintos.
	 
	O conceito de RAÇA não se sustenta biologicamente; já o conceito de ETNIA pauta-se, principalmente, em elementos sociais e culturais.
	
	 6a Questão (Ref.: 201309032863)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Edward Said, em seu livro CULTURA E IMPERIALISMO: "todas as culturas estão envolvidas umas com as outras; nenhuma é isolada e pura, todas são híbridas, heterogêneas, extraordinariamente diferenciadas e não são monolíticas." Desta maneira, Said defende a existência:
	
	
	Da possibilidade de um processo de purificação cultural.
	
	Do etnocentrismo como caminho para o conhecimento de culturas de outras etnias.
	 
	da presença da diversidade cultural como uma realidade na sociedade atual.
	
	De uma organização cultural incapaz de se sustentar por muito tempo, dada a tendência ao hibridismo e à homogeneização cultural.
	
	De um pensamento burguês, a promover o hibridismo cultural a fim de obter lucros.
	
	 7a Questão (Ref.: 201309026288)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se tivermos a oportunidade de testemunhar uma situação na qual os policiais revistam cidadãos negros, em busca de evidências de crime, podemos dizer que se trata:
	
	
	de um caso em que se verifica o cumprimento do dever.
	 
	de um caso cuja análise depende das circunstâncias.
	
	de um caso em que ocorre oportuna reação ao contexto.
	
	de um caso em que ocorre o racismo à brasileira.
	
	de um caso em que se percebe o abuso de poder.
	
	 8a Questão (Ref.: 201309032859)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma visão de mundo calcada no Etnocentrismo:
	
	
	Partilha a importância do encontro de etnias diferentes, tomando como princípio o respeito à alteridade e a valorização da diversidade.
	
	É liberal, alternativa e fundada em uma perspectiva humanista, a partir do reconhecimento de diferentes etnias e de suas configurações culturais.
	
	Centra-se na valorização do discurso da alteridade como o único válido, o que faz rever os princípios e valores de seu próprio grupo.
	 
	Percebe a realidade a partir de valores e critérios do grupo social do qual o sujeito participa, desconsidera a alteridade e percebe os princípios culturais diferentes como inferiores ou incorretos.
	
	Está centrado na ideia de etnia e valoriza quaisquer encontros culturais que partilhem experiências concretas, tendo como eixo a relação multicultural e os desdobramentos dela advindos.
	 9a Questão (Ref.: 201309063999)
	
	Raça e cultura:
Lévi-Strauss diz que não se pode falar em contribuições das raças à civilização, quando se pretende lutar contra os preconceitos raciais. E explica que fazer isto seria caracterizar as raças biológicas por propriedades psicológicas particulares, o que nos afastaria da verdade científica, mesmo que estivéssemos definindo-as positivamente, O "pecado original da antropologia", para o autor, consiste na confusão entre noção puramente biológica e produções sociológicas e psicológicas das culturas humanas.
Mas dizer que as contribuições culturais não têm nenhuma relação com a constituição anatômica e fisiológica não elimina a diversidade de sociedades e civilizações. Tal diversidade, diz Lévi-Strauss, é paralela às relações que ocorrem no plano biológico, mas se passa noutro campo. E se diferencia destas relações por estar numa outra ordem de grandeza ( muito mais culturas que raças) e por colocar a seguinte questão: tal diversidade é uma vantagem ou desvantagem para a humanidade?
Strauss defende que negar que existam "aptidões raciais inatas" também não resolve o problema levantado pela civilização do homem branco, que alcançou progresso notável enquanto outras raças permaneceram e permanecem atrasadas: e necessário, então, ir além da negativa e nos "debruçarmos" sobre um outro aspecto, o da desigualdade  ou diversidade das culturas humanas.
(Vargas Groff, na Universidade Regional Integrada ¿ URI, Campus de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul)
 
De acordo com o texto acima, Lévy-Strauss afirmou que devemos nos debruçar no termo diversidade e não superioridade das raças. Explique.
	
	Sua Resposta: Levy desenvolve no texto que não existe superioridade biologico de uma raca para outra, ou seja, os avanços do branco não bastam para rotula-lo superior. Ele defende que negar que existam aptidões raciais inatas, também não resolve o problema levantado pela civilização do homembranco, que alcançou progresso notavel enquanto outras raças permanecem atrasadas.
	
Compare com a sua resposta: Levy- Strauss desenvolve no texto que não existe superioridade biológico de uma raça para outra, ou seja, os avanços do branco não bastam para rotulá-lo superior.Ele " defende que negar que existam "aptidões raciais inatas" também não resolve o problema levantado pela civilização do homem branco, que alcançou progresso notável enquanto outras raças permaneceram e permanecem atrasadas: e necessário, então, ir além da negativa e nos "debruçarmos" sobre um outro aspecto, o da desigualdade ¿ ou diversidade das culturas humanas."
	
	 10a Questão (Ref.: 201309026325)
	
	A mão da limpeza ¿ O branco inventou que o negro / Quando não suja na entrada / Vai sujar na saída, ê / Imagina só / Vai sujar na saída, ê / Imagina só / Que mentira danada, ê / Na verdade a mão escrava / Passava a vida limpando / O que o branco sujava, ê / Imagina só / O que o branco sujava, ê / Imagina só / O que o negro penava, ê / Mesmo depois de abolida a escravidão / Negra é a mão / De quem faz a limpeza / Lavando a roupa encardida, esfregando o chão / Negra é a mão / É a mão da pureza / Negra é a vida consumida ao pé do fogão / Negra é a mão / Nos preparando a mesa / Limpando as manchas do mundo com água e sabão / Negra é a mão / De imaculada nobreza / Na verdade a mão escrava / Passava a vida limpando / O que o branco sujava, ê / Imagina só / O que o branco sujava, ê / Imagina só / Eta branco sujão / O texto da canção questiona o mito da democracia racial brasileira. Como tal mito pode se manifestar em nosso cotidiano?
	
	Sua Resposta: No nosso cotidiano o racismo é disfarçado e nem sempre é assumido com clareza.

Outros materiais