Buscar

Pressupostos da educação infantil 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pressupostos da educação infantil
Questão 1/2 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o excerto a seguir:
“A formação inicial aproxima-se da continuada. O diálogo entre iniciante, experientes e professores formadores possibilitará a articulação entre a teoria e a prática, ou seja, a prática reflexiva em ação. As representações que fazem os professores de suas práticas e as teorias que os conduzem servem de base à sua formação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PINHO, Sheila Zambello (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. p. 47.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, precisamos conceber o profissional da educação infantil como dono de uma prática que pode ser sempre aprimorada, devendo sua formação promover o exercício de sua autonomia, considerando-o como produtor e superando, assim, o simples ato de distribuir o conhecimento. Nesse aspecto, como a formação do professor de educação infantil deve ser concebida? Analise as afirmativas a seguir.
I. Deve exercitar a escuta do repertório infantil como ponto de partida para a organização da sua prática pedagógica.
II. Trata-se do profissional que compreende a educação infantil no seu caráter permanentemente assistencialista, no seu simples ato de cuidar.
III. Trata-se de um profissional que deve aprender como as crianças pensam, sentem, expressam suas ideias e resolvem situações do cotidiano.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	A	Apenas as afirmativas I e III estão corretas. RESPOSTA CORRETA
	B	Apenas a afirmativa I está correta.
	C	Apenas a afirmativa III está correta.
	D	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	E	Apenas a afirmativa II está correta.
Questão 2/2 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O espaço físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar. Este não é apenas um ‘cenário’ onde se desenvolve a educação, mas ‘uma forma silenciosa de ensinar’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil: Encarte 1. Brasília: MEC, SEB, 2006. p. 3.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, responda à seguinte questão: o que caracteriza a organização dos espaços de educação infantil nas instituições que ofertam essa modalidade de ensino? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) O espaço deve apenas apresentar salas de aula, banheiros, acessibilidade e cozinha industrial, não sendo necessário um projeto arquitetônico com uma proposta pedagógica.
( ) A organização do espaço depende de um planejamento técnico que envolve estudos de viabilidade das características ambientais e arquitetônicas.
( ) O espaço deve ser adequado à faixa etária.
( ) O espaço deve ser criado atendendo ao desenvolvimento pleno das crianças, permitindo a elas explorarem o movimento, alimentarem-se, tornarem banho, repouso e prática de atividades essenciais para as fases.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	A	F – V – F – V.
	B	V – F – V – F.
	C	F – V – V – V. RESPOSTA CORRETA
	D	V – V – F – F.
	E	V – F – V – V.

Outros materiais