Buscar

Resumo: Glicólise 10 etapas.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GLICÓLISE
Dois tipos de glicólise: anaeróbica por fermentação e aeróbica por respiração celular.
O início da glicólise pode ser dividido em duas etapas, a etapa de investimento (3 etapas) e a etapa de produção.
A etapa de investimento se inicia quando a glicose entra na célula ocorre a adição de 2 Fosfatos (ATP). Inicia-se então, a entrada de um fosfato ATP, gerando um ADP, formando uma GLICOSE-6-FOSFATO (G6P) através da enzima HEXOQUINASE, transformando-a em frutose-6-fosfato (ISOMERASE) ao entrar outro ATP, após isso, a frutose-6-fosfato se transforma frutose-1,6-fosfato (FOSFOFRUTOQUINASE, PFK1). 
A quebra da frutose-1,6-fosfato acontece através da enzima chamada ALDOLASE, é feita a divisão dos 6 fosfatos, gerando o Gliceraldeído-3-fosfato (G3P) e a Di-hidroxicetona-fosfato (DHAP).
Após essa quebra, é convertida a DHAP em G3P, através da enzima TRIOZE-FOSFOISOMERASE, gerando 2 moléculas de G3P.
Com as duas moléculas de G3P, ocorre a associação de um fosfato inorgânico, através da GLICERALDEIDO-3-FOSFATO-DESIDROGENASE, removendo um par de elétrons acrescentando no NAD+, gerando um NADH+H+, formando o 1,3-bifosfoglicerato, por ser sempre multiplicado por 2x, por conta das duas moléculas, gerou dois NADH, H+, ATP, .
Após se transformar em 1,3-bifosfoglicerato, a enzima FOSFOGLICERATO-QUINASE, transforma o 1,3-bifosfoglicerato em 3-fosfoglicerato, retirando um fosfato do 1,3-bisfosfoglicerado, gerando um ATP para o 3-fosfoglicerato.
O 3-fosfoglicerato se transforma em 2-fosfoglicerato através da enzima FOSFOGLICERATO-MUTASE. O 2-fosfoglicerato se transforma em fosfoenolpiruvato liberando uma molécula de ATP, através da piruvato-quinase, se transformando em piruvato. Total: 2 NADH, 2 ATP, podendo após gerar o lactato através da lactato desidrogenase através da fermentação.
CICLO DE KREBS
Ocorre na mitocôndria. Se a mitocôndria não recebe oxigênio ela não vai jogar H+ para fora.
Piruvato → acetilCoA.
Oxaloacetato → Citrato → Isocitrato → Alfa-cetoglutarato → SuccinilCoA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes