Buscar

Civil I

Prévia do material em texto

Com relação ao direito da pessoa, assinale a opção CORRETA.
		
	 
	Os direitos da personalidade são intransmissíveis, irrenunciáveis, inatos ou decorrentes, perpétuos e insuscetíveis de apropriação.
	
	A maioridade ocorre pelo exercício de emprego público efetivo.
	
	Depois dos 16 anos a pessoa é considerada absolutamente incapaz.
	
	Jamais ocorre a maioridade.
	 
	A capacidade de direito é imanente a toda pessoa, o que significa dizer que toda pessoa tem capacidade de adquirir direitos e contrair obrigações.
	 Acerca da eficácia da lei no tempo e no espaço, assinale a opção correta.
		
	
	O direito brasileiro veda o denominado efeito repristinatório das normas, mesmo que previsto expressamente, de modo que uma lei nova não pode prever a recuperação da vigência de lei já revogada.
	
	Caso uma lei cujo prazo de vigência não se tenha iniciado seja novamente publicada para correção de erro material constante da publicação anterior, o prazo da vacatio legis será contado a partir da primeira publicação, salvo se outra data nela vier expressa.
	 
	A contagem do prazo para a entrada em vigor das leis que estabeleçam período de vacância deve ser feita nos termos da regra geral do direito civil, de modo a se excluir a data da publicação da lei e se incluir o último dia do prazo.
	
	No que se refere à eficácia espacial da lei, o ordenamento pátrio adotou o sistema da territorialidade moderada, de forma a permitir a aplicação de lei brasileira dentro do território nacional e, excepcionalmente, fora, sem, contudo, admitir a aplicação de lei estrangeira nos limites do Brasil.
	 
	Em razão da denominada ultratividade da norma, mesmo revogado, o Código Civil de 1916 tem aplicação às sucessões abertas durante a sua vigência, ainda que o inventário tenha sido proposto após o advento do Código Civil de 2002.
	Nos termos do Código Civil cessará a incapacidade por emancipação: I. pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos; II. pelo casamento; III. pelo exercício de emprego público efetivo; IV. pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria; VERIFICA-SE QUE:
		
	
	d) Todos os itens estão incorretos.
	
	e) Apenas os itens II e III estão corretos.
	 
	a) Apenas os itens I e II estão corretos.
	 
	c) Todos os itens estão corretos.
	
	b) Apenas os itens III e IV estão corretos.
	Ludmila, saiu de sua casa para levar seu filho doente para o médico. Ao sair, atravessou uma grande avenida, tomando atalho pela praça que havia em frente. A referência era dobrar na esquina do prédio da prefeitura, seguindo até um museu. O hospital estadual estava bem em frente ao terreno. Classifique os bens descritos no caso acima:
		
	
	(D) uso comum, uso comum do povo , dominical, especial, uso comum do povo.
	
	(A) comum do povo, de uso comum do povo, dominical, especial, comum do povo.
	 
	(D) especial, de uso comum do povo , dominical, especial, uso comum do povo.
	 
	(C) particular, uso comum do povo, especial, especial, especial.
	
	(B) comum do povo, dominical,especial, especial, comum do povo.

Continue navegando