Buscar

AV APREND AULA 1 A 10 DE ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO, AVALIANDO APRENDIZADO 1 À 10
1) Considerando as Normas Regulamentadoras -  NRs, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. (Téc. em Segurança no Trabalho UFPB/AOCP 2014 ).
I. A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST é o órgão de âmbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho.
II. A Delegacia Regional do Trabalho - DRT é o órgão regional competente para executar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, e ainda a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.
III. Compete à Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST conhecer as decisões proferidas pelos Delegados Regionais do Trabalho, em matéria de segurança e saúde no trabalho.
IV. Compete à Delegacia Regional do Trabalho - DRT ou à Delegacia do Trabalho Marítimo - DTM, adotar medidas necessárias à fiel observância dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, e impor as penalidades cabíveis por descumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.
Resposta: I, II, III e IV. 
2) Ciência voltada para antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais originados no, ou a partir do local de trabalho, os quais podem causar doenças, prejudicar a saúde e o bem-estar ou causar significante desconforto sobre os trabalhadores. Esse CONCEITO se refere a:
Resposta: Higiene ocupacional
3) Dentro das quatro fases da Higiene Ocupacional, temos:
Resposta: antecipação, reconhecimento, avaliação e controle.
4) Quando os trabalhadores encontram no ambiente de trabalho, algum fator impróprio e de risco, podemos dizer que o mesmo poderá sofrer:
Resposta: um risco de morte ocupacional.
5) A relação entre saúde e trabalho surgiu a partir da:
Resposta: Revolução Industrial.
6) Segurança e Saúde Ocupacional pode ser entendido como:
Resposta: conjunto de medidas que é adotado visando minimizar os acidentes de trabalho.
7) A Gestão de Saúde e dos Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional é norteada nacionalmente pelos diplomas legais vigentes e pela Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador. 
Os Ministérios responsáveis pelo desenvolvimento da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, de forma articulada e cooperativa, são os: (médico do Trabalho Transpetro/Cesgranrio 2011).
Resposta: do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e da Saúde.
8) A higiene ocupacional pode ser definida como:
Resposta: Ciência voltada para antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais originados no, ou a partir do local de trabalho, os quais podem causar doenças, prejudicar a saúde e o bem-estar ou causar significante desconforto sobre os trabalhadores ou entre os cidadãos de uma comunidade. 
9) "Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados previdenciários, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho." Equiparam-se ao acidente do trabalho, EXCETO:
Resposta: Doença inerente a grupo etário e degenerativa.
10) Os indicadores de saúde que melhor exprimem a gravidade dos acidentes de trabalho são aqueles que apresentam no denominador o número de : 
Resposta: Total de acidentes. 
11) Como são classificados os diversos tipos de acidente de trabalho?
Resposta: Acidente típico, Acidente de trajeto e Doenças ocupacionais. 
12) Durante a execução de suas atividades, um instrumentista de sistemas, com o tornozelo imobilizado por um entorse do futebol de fim de semana, ao subir uma escada de marinheiro para uma calibração, sente dor e escorrega, piorando a lesão e afastando-se do trabalho. Cabe ao médico:
Resposta: Caracterizá-lo como acidente de trabalho, com agravamento de lesão pré-existente. 
13) Segundo os enquadramentos previdenciários (INSS), marque a opção onde estão classificados os tipos de acidentes de trabalho:
Resposta: Acidente Típico - Acidente de Trajeto - Doenças Ocupacionais 
14) Quando se pensa em acidente ou doenças ocupacionais que também venham ser um acidente, não resta outra saída a não ser a prevenção. É claro que o aprendizado se dá com as ocorrências, mas este não é o foco de um profissional prevencionista. Quais são as principais causas dos acidentes de trabalho que precisam ser evitadas?
Resposta: Atos Inseguros; Condições Inseguras: Ordem e Limpeza 
15) Em relação ao preenchimento da "CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho", a empresa deverá:
Resposta: Comunicar o acidente de trabalho ocorrido com seu empregado, havendo ou não afastamento do trabalho, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.
16) Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa. Em relação à essa afirmativa assinale a opção FALSA:
Resposta: Acidente de trajeto é qualquer acidente que ocorre na saída do trabalho. 
17) A equipe de Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas. No ambiente de trabalho temos alguns funcionários leigos que ajudam a empresa quanto à prevenção de acidentes, cuidando da integridade física e da saúde dos colegas de trabalho, estes funcionários fazem parte:
Resposta: da CIPA 
18) As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT - NR 4, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho, devem:
I - Manter, obrigatoriamente, um médico de serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. 
II- Manter, obrigatoriamente, serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. 
III- É facultativo manter os serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador. 
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta: Somente a afirmativa II está correta. 
19) Existe um setor dentro das empresas para cuidar da saúde e segurança do trabalhador, este setor é conhecido como:
Resposta: SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). 
20) Com relação a CIPA é correto afirmar:
Resposta: A CIPA terá por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver. 
21) A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde. Quanto às atribuições dos membros que compõem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, de acordo com a NR 5, marque a afirmativa INCORRETA.
Resposta: Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho, visando ações que aumentem a produtividade. 
22) De acordo com a NR4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, o engenheiro de segurança, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo e no máximo quantas horas por dia para desempenhar as atividades do SESMT conforme a legislação em vigor: 
Resposta: 3 horas (tempo parcial)
ou 6 horas (tempo integral). 
23) As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Qual atividade é FALSA, não é da competência dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT?
Resposta: Selecionar os futuros profissionais da área de serviços especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. 
24) O conceito de higiene ocupacional está relacionado diretamente com:
Resposta: um conjunto de normas e procedimentos voltados para a integridade física e mental do trabalhador. 
25) Conforme o Art. 157 da CLT, cabe a empresa:
Resposta: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho. 
26) Podemos afirmar que Equipamento de Proteção Individual (EPI) é:
Resposta: todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado. 
27) Os riscos mais comuns encontrados em uma inspeção laboral são:
Resposta: falta de proteção, ordem e limpeza. 
28) Equipamento de Proteção Individual ¿ EPI é todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Este texto está em conformidade à:
Resposta: Norma Regulamentadora 06. 
29) Para se usar um EPI ¿ equipamento de proteção individual o encarregado deve levar em consideração três aspectos fundamentais para sua inspeção e uso:
Resposta: aspecto técnico, educacional e psicológico. 
30) A empresa é obrigada a fornecer ao empregado, gratuitamente, Equipamento de Proteção Individual - EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, mas cabe ao empregado alguns cuidados, EXCETO:
Resposta: Comunicar ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) qualquer irregularidade observada. 
31) São equipamentos de proteção individual, EXCETO:
Resposta: manga de segurança para proteção do joelho e da perna contra choques elétricos 
32) Quanto aos Equipamentos de Proteção Individual ¿ EPI, é de responsabilidade do empregador, EXCETO:
Resposta: Responsabilizar-se pela guarda e conservação.
33) Quando citamos sobre os fatores negativos dos agentes químicos, estamos correlacionando:
Resposta: o tempo de execução a concentração e a toxicidade do agente. 
34) Podemos destacar como vias de absorção pelo organismo:
Resposta: a inalação, a ingestão e o contato com a pele ou via cutânea. 
35) Em nossa aula sobre Higiene do trabalho podemos evidenciar os riscos físicos como sendo:
Resposta: os ruídos, as vibrações, a iluminação e a exposição extrema a temperaturas. 
36) Quando falamos em diagnóstico e prevenção das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho, estamos relacionando esta dissertação à:
Resposta: higiene do trabalho. 
37) A higiene do trabalho está voltada para? 
Resposta: para o diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais. 
38) Ao darmos o conceito com sendo uma substância qualquer que se apresenta como tal a temperatura e pressão ambiente. A esta frase, estamos citando a definição de: 
Resposta: riscos químicos (do tipo exposição a gases). 
39) Um plano de higiene no trabalho é considerado fundamental para o pleno desenvolvimento de relações de trabalho. Tal plano visa à proteção da integridade física e mental dos trabalhadores. Em relação à prevenção de riscos, avalia-se o nível da exposição a ruídos, a temperaturas extremas e a radiações. Essa situação envolve a avaliação de riscos do tipo: (Téc. Adm. Petrobrás/Cesgranrio 2014) 
Resposta: físico. 
40) A higiene do trabalho cuida dos riscos ambientais existentes no local onde os trabalhadores estão expostos em suas áreas de trabalho. A ergonomia adota medidas de prevenção e controle. Assinale a assertiva FALSA: 
Resposta: Para transportar cargas mecanicamente, é necessário que seja realizada por dois trabalhadores que tenham estrutura física para apanhar a carga. 
41) Os agentes agressivos segundo a NR9 (PPRA), são: 
Resposta: os riscos químicos, físicos e biológicos. 
42) Consideram-se agentes químicos agressivos para o organismo do indivíduo:
Resposta: os vapores e neblinas. 
43) A Norma Regulamentadora (NR) 09 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. De acordo com essa NR escolha a opção correta:
Resposta: sempre que vários empregadores realizem simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho, terão o dever de executar ações integradas para aplicar as medidas previstas no PPRA visando a proteção de todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais gerados.
44) Acerca da Norma Regulamentadora NR 09 - PPRA, que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, analise as afirmações abaixo quanto aos riscos ambientais e assinale a alternativa CORRETA (Téc. Administrativo IF-SC/IF-SC 2014). 
Resposta: Consideram-se agentes químicos poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores. 
45) Dentro das competências da NR9 (PPRA), podemos citar:
Resposta: a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle das ocorrências de riscos 
46) Para efeito da NR9 (PPRA), consideram-se riscos ambientais existentes nos ambientes de trabalho:
Resposta: os agentes físicos, químicos e biológicos. 
47) Dentro do campo e objeto de aplicação da NR9 (PPRA), esta deverá ser elaborada com:
Resposta: a partir de um empregado de carteira assinada. 
48) Alguns Programas de Segurança e Saúde previstos na CLT, tem que ser incorporados no dia a dia das empresas e ser guardados devido a sua importância, pela gestão dos riscos e da saúde do trabalhador por 20 anos. Analise as alternativas abaixo e defina qual é a correta dentre os Programas citados:
Resposta: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional que trata da gestão da saúde do trabalhador e tem que estar articulado com o PPRA do estabelecimento 
49) O PCMSO (NR7) tem como objetivo principal:
Resposta: a promoção e preservação da saúde dos seus trabalhadores.
50) Defina Dias perdidos (Dp):
Resposta: São os dias de afastamento de cada acidentado, contados a partir do primeiro dia de afastamento até o dia anterior ao do dia de retorno ao trabalho., segundo a orientação médica.
51) O Atestado de Saúde Ocupacional define:
Resposta: se o funcionário está apto ou inapto à realização de suas funções dentro da empresa. 
52) A finalidade principal do PCMSO (NR7) é:
Resposta: criar condições de caráter preventivo e de diagnóstico precoce aos agravos à saúde do trabalhador. 
53) O objetivo principal que possui como definição a promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores está relacionado a NR:
Resposta: NR 07 - PCMSO. 
54) Os serviços de saúde ocupacional respondem pela atenção preventiva e curativa dos trabalhadores em seus postos de trabalho. A função de participação no processo de seleção de funcionários envolve a realização obrigatória de exame:
Resposta: admissional. 
55) O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)- NR 07 estabelece que, para cada exame médico realizado pelo PCMSO deverá ser emitido, em duas vias, o Atestado de Saúde
Ocupacional (ASO). Determine a opção ERRADA em relação a esse ASO:
Resposta: Nome do técnico de laboratório encarregado do exame e endereço ou forma de contato. 
56) Com relação às ações de saúde previstas no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), estabelecidas na NR 7, considere as afirmativas a seguir.(Engº de Segurança Jr. Petrobrás/Cesgranrio 2014)
I - O exame médico de retorno ao trabalho deverá ser realizado no primeiro dia da volta de trabalhador ausente por período superior a 30 dias, motivado por doença, acidente ou parto. 
II - O atestado de saúde ocupacional deverá ser emitido em quatro vias, sendo que a quarta via deverá ser encaminhada ao Ministério do Trabalho e Emprego no mês de janeiro do próximo ano. 
III - Os registros dos exames médicos deverão ser mantidos por um período mínimo de 30 anos após o desligamento do trabalhador acometido de doença ocupacional ou que tenha sofrido acidente do trabalho.
É correto o que se afirma na(s) seguinte(s) assertivas:
Resposta: I. 
57) Sr Arlindo trabalha no setor de construção civil há 14 anos e frequentemente utiliza a britadeira como ferramenta em suas atividades . No momento atua na construção de um túnel em uma cidade grande. Geralmente dispensa os equipamentos de proteção individual. Qual doença ocupacional Sr Arlindo está mais propenso a desenvolver:
Resposta: Perda Auditiva induzida por ruído (PAIR). 
58) Planejar, tomar decisões e superar metas até parecem tarefas simples quando comparadas ao cansaço físico de um dia puxado. Será que o trabalho também nos esgota fisicamente? Os problemas mais comuns de quem exerce algumas atividades repetidamente e sem as orientações adequadas são as lesões denominadas:
Resposta: LER - Lesão por Esforço Repetitivo e DORT - Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho. 
59) Podemos conceituar doenças ocupacionais, como:
Resposta: aquelas que estão relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador. 
60) De acordo com a nossa aula, doenças ocupacionais são:
Resposta: todos os tipos de distúrbios que estão relacionados diretamente a atividade desempenhada pelo trabalhador. 
61) Quando ocorre uma situação qualquer pelo exercício do trabalho provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou até a redução da capacidade permanente ou temporária para o trabalho, estamos citando com isso, o conceito de: 
Resposta: acidente. 
62) Podemos conceituar acidente como sendo: 
Resposta: aquele que ocorre pelo exercício do trabalho provocando lesão corporal ou perturbação funcional ao indivíduo. 
63) Consideram-se acidente do trabalho, nos termos da Lei no 8.213, de 24/07/1991, as seguintes entidades mórbidas: ( Analista Judiciário TRF/FCC 2012 .
I. doença profissional.
II. doença do trabalho.
III. doença do trabalho que não produza incapacidade laborativa.
Está correto o que consta em:
Resposta: I e II, apenas.
64) As lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são danos decorrentes da utilização excessiva, imposta ao sistema musculoesquelético, e da falta de tempo para recuperação. Quanto aos objetivos dos profissionais de saúde na abordagem dos casos de LER/DORT, pode-se afirmar que: ( Auxiliar de Enfermagem CLIN/COSEAC 2015).
Resposta: devem manter uma atitude ativa frente às possibilidades de prevenção, ou seja, desenvolverem ações de vigilância e intervenção, para que se evitem novos casos. 
65) Uma das doenças do trabalho que mais cresce no Brasil é do grupo pertencente as Lesões por Esforços Repetitivos-LER numa empresa de telemarketing.A NR-17 trata da Ergonomia e define meios para a identificação e o controle dos respectivos riscos ergonômicos. Qual dos itens abaixo não é considerado risco ergonômico 
Resposta: Solventes a base de tolueno 
66) De acordo com a Norma Regulamentadora nº 17 (Ergonomia), é considerado como " trabalhador jovem" todo trabalhador com idade: 
Resposta: inferior a 18 anos e superior a 14 anos. 
67) Quando falamos que é a ciência aplicada para facilitar o trabalho executado pelo homem, estamos citando sobre a definição:
Resposta: da ergonomia. 
68) É a disciplina científica que trata da compreensão das interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema, a isso chamamos de:
Resposta: ergonomia. 
69) Ao citarmos sobre o modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente para o trabalhador, estamos nos referindo a Norma Regulamentadora (NR): 
Resposta: 17. 
70) A Norma Regulamentadora 17 (ERGONOMIA) visa estabelecer:
Resposta: parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. 
71) A ergonomia tem como objetivo principal: 
Resposta: modificar os sistemas de trabalho para adequar as atividades nele existentes às características, habilidades e limitações das pessoas. 
72) Como doença profissional, a LER/DORT é causada por agente: 
Resposta: ergonômico. 
73) OHSAS 18001 é um sistema de gestão com certificação internacional que estabelece requisitos relacionados à Gestão........, através do qual é possível melhorar o conhecimento dos riscos existentes na organização, atuando no seu controle em situações normais e anômalas. 
Resposta: da Segurança e Saúde Ocupacional  
74) A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelece um modelo de: 
Resposta: gestão de qualidade para organizações em geral. 
75) A implantação de um Sistema de Gestão que  pode trazer diversos benefícios para as empresas, como a redução de acidentes, confiabilidade legal devido ao cumprimento das normas pertinentes à organização,  motivação para os colaboradores fazendo com que os mesmos se envolvam nos processos de gestão SSO, aumento na produtividade, trazendo um maior controle dos riscos com acidentes ambientais. Essas características se referem à qual Sistema de Gestão ? 
Resposta: OHSAS 18001 
76) A padronização OHSAS 18001 é um protocolo internacional relacionado com: 
Resposta: gestão em saúde ocupacional e segurança. 
77) O padrão de Saúde Ocupacional e Segurança (OHSAS 18001) é um padrão internacional que estabelece: 
Resposta: requisitos relacionados à Gestão da Saúde Ocupacional e Segurança. 
78) Uma vez implantado numa empresa um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional e tendo sido o mesmo referenciado na OHSAS 18001, NÃO podemos afirmar, no que se refere à política de segurança e saúde ocupacional, que a mesma deva: 
Resposta: Permanecer imutável como instrumento de diretrizes gerais da empresa, a qualquer época.
79) A expressão ISO 9000 designa: 
Resposta: um grupo de normas técnicas que estabelece um modelo de gestão de qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
80) A OHSAS 18001 é uma norma para os Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional voltados para: 
Resposta: empresas que se preocupam com a preservação da integridade, segurança e saúde dos seus colaboradores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais