Buscar

Organização E Políticas De Saúde Aula 05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Exercício profissional da Enfermagem na lei nº 159/93 dispõe sobre a consulta de Enfermagem, sendo atividade privativa do Enfermeiro, utiliza componentes do método científico para identificar situações de saúde/doença, prescrever e implementar medidas de Enfermagem que contribuam para a promoção, prevenção, proteção da saúde, recuperação e reabilitação do indivíduo, família e comunidade. São partes integrantes da consulta de enfermagem, EXCETO:
		
	
	
	
	Implementação da assistência de Enfermagem.
	
	
	Historico de Enfermagem (entrevista, anamnese e exame fisico).
	
	 
	Prescrição de Enfermagem.
	
	 
	Diagnóstico Médico.
	
	
	Diagnóstico de Enfermagem.
	
	
	2.
	
		1.A Enfermagem e suas atividades Auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.O planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem é uma atribuição do caráter
		
	
	
	
	Comum aos profissionais da enfermagem
	
	 
	Privativo do enfermeiro
	
	 
	Comum ao enfermeiro e ao técnico de enfermagem apenas;
	
	
	Nenhuma das alternativas acima
	
	
	Privativo do médico.
	 Gabarito Comentado
	
	
	3.
	
		Assinale a resposta correta. No serviço de hemoterapia a resolução de COFEN 200/97 estabelece que os técnicos e auxiliares de Enfermagem:
		
	
	
	 
	terão suas funções estabelecidas pela coordenação médica do centro ou do hospital, cabendo ao Enfermeiro supervisionar e fiscalizar suas ações e seu desempenho alem de ofertar aperfeiçoamento profissional através de cursos, reciclagens e estágios em instituições afins, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço realizando tarefas secundarias, como: preparação de leitos; auxilio nos banhos; não podendo atuar de fora direta por se tratar de cuidado complexo e especifico tendo que ficar os cuidado a cargo do Enfermeiro
	
	 
	terão suas funções coordenadas pelo Enfermeiro responsável técnico e ou Enfermeiro de serviço de hemoterapia ou transplante de medula óssea, respeitada as atribuições capituladas na lei do exercício da enfermagem
	
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço se fizerem curso de aperfeiçoamento com no mínimo 40 horas. Ficando a Enfermeira como responsável, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	 Gabarito Comentado
	
	
	4.
	
		O profissional de saúde que geralmente é considerado pelo cliente/paciente como um profissional de confiança no compartilhamento de seus problemas e questões de ordem física, social, familiar, econômica e emocional é o:
		
	
	
	 
	enfermeiro.
	
	 
	dentista.
	
	
	fisioterapeuta.
	
	
	fonoaudiólogo.
	
	
	médico.
	
	
	5.
	
		Com relação ao papel do enfermeiro na hemoterapia e transplante de medula óssea é INCORRETO afirmar que:
		
	
	
	
	esclarecer sobre a terapia.
	
	 
	explicar o procedimento aos clientes.
	
	 
	desvalorizar os medos e aflições dos clientes.
	
	
	realizar atividades educativas aos clientes.
	
	
	responder as dúvidas dos clientes.
	
	
	6.
	
		As estratégias para prevenir, minimizar ou corrigir os problemas identificados na consulta refere-se:
		
	
	
	
	rotinas de enfermagem.
	
	
	prescrição de enfermagem.
	
	 
	planejamento da assistência.
	
	
	consulta de enfermagem.
	
	
	avaliação da assistência.
	
	
	7.
	
		O enfermeiro na sua prática assistencial realiza o processo de enfermagem e cumpre os requisitos necessários para o cuidado especializado buscando a qualidade e autonomia. Baseado na RESOLUÇÃO COFEN N° 272/2002 - Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ O Artigo 3º - descreve que a Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente/usuário, devendo ser composta por:
		
	
	
	
	Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de, entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , exame físico céfalo-caudal, (podal), plano de cuidados de enfermagem e resultados esperados do cuidado de enfermagem
	
	
	Entrevista ou anamnese ¿Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de enfermagem são Resultados esperados do cuidado de enfermagem e da terapêutica.
	
	 
	Nenhuma das afirmativas acima, contempla a Resolução 272/02 da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)
	
	
	Entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , diagnóstico de enfermagem, Prescrição de enfermagem, resultados esperados do cuidado de enfermagem e terapêutica.
	
	 
	Entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , exame físico céfalo-caudal, diagnóstico de enfermagem Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de enfermagemResultados esperados do cuidado de enfermagem e terapêutica.
	 Gabarito Comentado
	
	
	8.
	
		Com relação ao segredo profissional referente ao menor de idade,(a criança)para o profissional de Enfermagem, o conteúdo do Segredo é tudo o que se refere ao cliente/paciente, família, funcionários e empresa em que trabalha. Exceto
		
	
	
	 
	b) pode ser revelado caso seja solicitado por pais ou responsáveis, em qualquer hipótese;
	
	
	c) Não pode ser revelado quando o menor tenha capacidade de discernimento, mesmo quando solicitado pelos responsáveis;
	
	
	d) Pode ser revelado nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao menor.
	
	
	a) A sua manutenção é uma das responsabilidades do profissional de enfermagem;
	
	 
	e) Não pode ser revelado nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao menor

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais