Buscar

Avaliando Aprendizado 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602085169)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as assertivas abaixo: I- O método da retórica é composto por três pilares fundamentais de discurso: ethos, pathos e logos. No discurso, o ethos está diretamente ligado aos valores da identidade social do orador-retor; consiste na credibilidade do orador, na sua magnificência, cultura, estado social, capacidade intelectual e em como se poderá usar estas qualidades intrínsecas para levar um auditório a acreditar numa verdade. II- O orador nunca se utiliza do elemento logos, quando da prolação do discurso, tendo em vista que apenas o jogo com as emoções do ouvinte é capaz de persuadi-lo e obter sua adesão. III- A utilização cada vez mais frequente do ¿marketing político¿ vem aproximando o discurso político do discurso publicitário, uma vez que tem por objetivo ¿vender¿ um produto não-material, isto é, a imagem de um candidato, de forma a conquistar a simpatia e a adesão dos eleitores. IV- Segundo Patrick Charaudeau, o político encontra-se em dupla posição, pois, por um lado, deve convencer todos da pertinência de seu projeto político e, por outro, deve fazer o maior número de cidadãos aderirem a esses valores. Marque a alternativa correta:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Estão corretas as alternativas I, II e IV;
	 X 
	Apenas a alternativa II está incorreta;
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	Estão corretas as alternativas II e III;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602161699)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O ponto de partida dos três autores contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau) é percebido na ideia de estado de natureza como um momento pré-político, tem como referência os seres humanos que são iguais por natureza e que vivem em absoluta liberdade. Vale dizer ainda que esse contexto traz a discussão sobre a intencionalidade da criação do Estado. Hobbes, por exemplo, tem uma visão particular em relação ao indivíduo que traria a necessidade da criação do Estado para resolver tal problema. Ele via ainda a importância da criação de uma instituição que fosse capaz de controlar uma situação que havia sido criada em função do comportamento dos indivíduos. Com base em tais afirmações considere as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa correta.
		
	
	Hobbes, Locke e Rousseau combatem o pensamento contratualista
	
	Hobbes concorda com Locke sobre que o estado de natureza é um momento posterior ao surgimento do Estado
	
	Hobbes concorda com Rousseau sobre as características do indivíduo
	 
	Hobbes não considera que o Estado surge para controlar o egoísmo
	 X
	Locke considera que o estado de guerra é eminente e por isso seria necessário criar o Estado
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601938768)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O discurso político é considerado instrumento de relacionamento entre a sociedade, destarte sua função básica nesta relação.
		
	 X
	Persuasão,instigação,compreensão,modificação do novo.
	
	Analisar a forma de comunicação entre a sociedade e o meio politico.
	
	compreender a mente humana, e seu aspecto politico.
	 
	Impor uma ideia e substabelecer uma ligação entre a comunicação e a imaginação.
	
	Entender o pensamento humano a respeito da politica e sua forma de imposição.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601963571)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para esta questão, considere o texto abaixo: A Constituição Federal vigente estabelece em seu Art.5º, inciso XXII, o direito fundamental à propriedade privada. ¿é garantido o direito de propriedade;¿ (Brasil, 1988). E conforme o Art. 60, § 4º do mesmo documento, ¿Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: o inciso IV cita "os direitos e garantias individuais" (Brasil, 1988). Aí se encaixa o direito de propriedade, isso significa que, enquanto a atual Constituição se manter em vigência, será impossível a supressão desse direito. (http://www.jurisway.org.br/) A propriedade privada é um instituto foco de conflitos e disputas sócio-econômicas, o que desestabiliza as relações jurídico-sociais, tanto entre os particulares, como entre esses e o Estado. A cobrança da sociedade sobre este último é crescente a cada momento histórico, a qual se apresenta, atualmente, como um desequilíbrio latente no meio social. O Direito, por sua vez, passa a buscar meios para a proteção desse direito concomitantemente a tentativa de pacificar as questões atinentes aos seus efeitos, no sentido de superar as violentas especulações a respeito de sua amplitude. (Thainá Lima Bittencourt De Castro) Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão da liberdade e da propriedade privada: Hobbes, Locke e Rousseau. Sobre a propriedade privada na perspectiva desses contratualistas, é correto afirmar que: (ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA INCORRETA)
		
	
	Segundo Rousseau, quando a propriedade privada apareceu na sociedade, ela criou uma divisão imediata entre aqueles que tinham propriedade e aqueles que não tinham. De acordo com Rousseau, o advento da propriedade privada foi responsável pela divisão e desigualdade que existe na sociedade.
	
	Para Hobbes, a propriedade privada não existia no Estado de natureza, onde todos têm direito a "tudo", mas, na verdade, "ninguém" tem direito a nada. Ou seja, no estado de natureza, a propriedade privada seria sempre fonte de discórdia e conflito, pois, não havendo um governo soberano, ela estaria sendo sempre disputada pela força.
	 X
	Assim como John Locke, Rousseau compreende a propriedade como fruto do trabalho do homem; considera o trabalho como processo de integração do gênero humano.
	 
	No entendimento de John Locke (2003), sendo os homens por natureza todos livres, e iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento.
	
	Segundo John Locke, para um homem que obtém sua propriedade privada anexando-lhe algo que lhe pertencia (o trabalho), ninguém tem direito sobre, e ninguém pode, sem causar dano, tirar dele.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601389730)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
O termo discurso na perspectiva linguística é um encadeamento de palavras, ou uma sequência de frases que seguem determinadas regras e ordens gramaticais no intuito de indicar a outro - quem se fala ou escreve - que lhe pretendemos comunicar/significar alguma coisa. Este conceito pode ser compreendido também do ponto de vista da lógica, como a articulação de estruturas gramaticais com a finalidade de informar conteúdos coerentes à organização do pensamento. Mas o que é o discurso político?
		
	
	O falar de um agente político, independentemente da situação em que esteja.
	
	Qualquer enunciado linguístico.
	 X 
	Uma situação de comunicação que tenha um significado ou sentido político.
	
	A demonstração de uma equação matemática.

Continue navegando