Buscar

AV APREND AULA 1 A 10 GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS AVALIANDO AP 1 À 10
1) “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações", se refere ao artigo 225 da:
Resposta: Constituição Federal; 
2) Quanto aos resultados da prática do desenvolvimento sustentável hoje numa projeção futura 
Resposta: Visa garantir as gerações futuras o usufruto dos recursos naturais do planeta 
3) Uma pequena indústria de material elétrico deseja adquirir um terreno onde no passado existia um posto de gasolina e que, por conta disto, apresenta diagnóstico de contaminação de óleo e combustíveis no solo e lençol freático. Este tipo de ocorrência, a qual demanda investimentos para sua correção, é denominada de: 
Resposta: Passivo Ambiental. 
4) O estudo de Gerenciamento de Riscos Ambientais é fundamental para a Gestão Ambiental de empreendimentos de qualquer ramo de atividade e demanda a identificação de perigos e riscos envolvidos. Sobre o controle de perigos e riscos está correto afirmar que: 
Resposta: Ainda que não possam ser eliminados, perigo e riscos devem ser rigidamente controlados 
5) O consumismo desenfreado em nossa sociedade representa uma questão importante quando se trata de práticas sustentáveis. O impacto ambiental mais significativo relacionado ao descontrole no consumo está principalmente relacionado a:
Resposta: Geração de grandes quantidades de resíduos 
6) O Gerenciamento de Riscos consiste na formulação de diferentes medidas preventivas para evitar a ocorrência de acidentes ou reduzir suas consequências (Sánchez, 2008). Sobre Gerenciamento de Riscos está correto afirmar que: 
Resposta: A formulação e implantação de medidas e procedimentos têm por finalidade controlar ou reduzir os riscos existentes, de modo a torná-los toleráveis 
7) Na disciplina de gerenciamento de riscos ambientais compreendemos conteúdos relativos ao cotidiano que apresentam um histórico dos principais agentes de riscos ambientais e dos princípios de gestão relacionados a situações de perigo. Assim, o foco desta disciplina permite: 
Resposta: A elaboração de um programa de prevenção de riscos ambientais 
8) A crescente atividade industrial faz com que cada vez mais impactos sejam gerados sem que haja uma correta remediação, o que aumenta consideravelmente os casos de passivos ambientais em nosso país. É característica de um passivo ambiental: 
Resposta: Implicar em investimentos para correção de situações que implicavam em impactos ambientais negativos. 
9) Realizar o acompanhamento do risco e de seu desenvolvimento ao longo do tempo, é também chamado de: 
Resposta: Monitoração dos Riscos 
10) Quanto a gerenciamento de riscos, é correto afirmar que: 
Resposta: Tem a finalidade de prevenir, controlar ou reduzir os riscos existentes, de modo a torná-los toleráveis. 
11) NO INÍCIO DOS ANOS 60, COM A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E COM UM GRANDE AUMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL, AS INDÚSTRIAS FORAM FORÇADAS A SE ADEQUAR ÀS NOVAS NECESSIDADES DE CONSUMO. AMPLIARAM ASSIM A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO E BUSCARAM MELHORIAS NO PROCESSO E QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS. COM ISSO AS INDÚSTRIAS PASSARAM A CONSUMIR MAIS ENERGIA, ARMAZENAR E MOVIMENTAR MAIS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS, AUMENTANDO CONSIDERAVELMENTE SUAS OPERAÇÕES E INVENTÁRIOS. OS ACIDENTES INDUSTRIAIS AMPLIADOS OCORRERAM DE FORMA ACELERADA COM GRANDES PERDAS, INCLUSIVE HUMANAS. NESTE SENTIDO MARQUE A OPÇÃO EM QUE O ACIDENTE RADIOATIVO LEVOU A ÓBITO CERCA DE 7.000 PESSOAS. 
Resposta: USINA NUCLEAR EM CHERNOBIL NA UCRÂNIA 
12) Qual dos acidentes abaixo, não faz parte de um histórico de acidentes ambientais que provocaram o surgimento do gerenciamento: 
Resposta: Acidente de Estocolmo 
13) Assinale a opção correta quanto aos tipos de análise de riscos ambientais: 
Resposta: Podem ser de três tipos: risco na segurança, risco na saúde e risco ecológico 
14) A análise de riscos é uma ferramenta indispensável a qualquer ramo de atividade e subdivide-se em três tipos diferentes. As análises relacionadas a casos de exposições crônicas a determinados agentes e focadas nos efeitos sobre seres humanos fora dos ambientes de trabalho são as análises de: 
Resposta: Saúde. 
15) O estudo dos riscos nas atividades foi impulsionado pela ocorrência de alguns acidentes ambientais marcantes, como Bhopal (1984) e Exxon Valdez (1989). Outra consequência importante destes eventos verificada até os dias atuais é: 
Resposta: Imposição de legislações mais restritivas, visando ao controle mais efetivo dos riscos. 
16) Qual etapa abaixo, não é relacionada as fundamentais para um planejamento e gerenciamento de riscos? 
Resposta: Remediação imediata do risco não controlado 
17) Os acidentes severos preocupam as autoridades em função dos danos potenciais para todas as formas de vida, o que inclui consequências graves para as comunidades circunvizinhas ao empreendimento. Sobre acidentes severos está correto afirmar que: 
Resposta: São mais frequentes em países em desenvolvimento. 
18) Assinale a opção incorreta quanto a importância do levantamento de aspectos e impactos ambientais: 
Resposta: Determinação da quantidade exata de pessoas a serem submetidas ao risco 
19) Quando falamos no comprometimento da estabilidade do ecossistema (capacidade de absorver um dano sem alterar-se) podendo levá-lo à perturbação ou à degradação, estamos falando em que fator analisado no gerenciamento de riscos ambientais? 
Resposta: Dano ambiental 
20) Um posto de gasolina foi desativado e no local abandonados alguns tanques enterrados contendo combustíveis armazenados. Alguns anos depois foi identificada uma contaminação severa de solo e águas subterrâneas por conta da ruptura da estrutura de um destes tanques. O caso em questão é classificado como: 
Resposta: Degradação ambiental. 
21) Quanto maior o desenvolvimento industrial de uma área, maior o potencial de gravidade dos acidentes decorrentes de falhas humanas na operação dos sistemas industriais, sistemas de transporte e sistemas energéticos. Por conta dos riscos acentuados de acidentes ambientais, são foco da atenção especial dos órgãos de controle ambiental as: 
Resposta: Atividades com Fonte Nuclear e Atividades com Produtos Químicos. 
22) A severidade de um acidente está relacionada à potencialidade do nível de dano que o impacto ambiental pode produzir no meio ambiente. É exemplo de acidente severo: 
Resposta: Explosão de tanque com elevado volume de combustível. 
23) Atividades antrópicas (ação humana sobre a natureza) atingem diretamente o ecossistema e levam a ......................de maior ou menor proporção atingindo, assim, a estrutura trófica (estrato autotrófico e heterotrófico) dos mesmos. 
Resposta: Danos ambientais. 
24) Considerando a classificação de magnitude das consequências dos eventos danosos, qual das opções abaixo pode ser considerada característica de evento de magnitude catastrófica? 
Resposta: Podem provocar mortes, lesões graves, danos irreversíveis a saúde dos funcionários, terceiros e membros da comunidade em geral. 
25) É proibido o transporte de produto perigoso juntamente com: I - animais; II - alimentos ou medicamentos destinados ao consumo humano ou animal, ou com embalagem de produtos destinados a estes fins; III - outro tipo de carga, salvo se houver compatibilidade entre os diferentes produtos transportados. O texto acima faz parte do chamado: 
Resposta: Transporte de Resíduos e Produtos Perigosos 
26) Em vigor desde 12/02/1998, a Lei de Crimes Ambientais consolidou todos os crimes ambientais que estavam dispersos na legislação brasileira e também as sanções penais previstas em outras leis. No que se refere a esta lei é correto afirmar que: 
Resposta: Tornou-se clara a necessidade da implantação de planos de gerenciamento ambientais 
27) A sinalização diferenciada e padronizada é uma característica
típica do transporte de cargas perigosas. Um destes recursos se chama Número de Risco, o qual permite a identificação imediata do risco e dos riscos subsidiários. A intensidade do risco é estabelecida por meio de: 
Resposta: Dupla ou tripla numeração 
28) A Gestão Ambiental contempla obrigatoriamente o gerenciamento de resíduos sólidos gerados em todas as fases de processo também nas mais diversas atividades existentes na organização. Sobre estes resíduos deve-se afirmar que: Resposta: Danos ao meio ambiente relacionados a acidentes no transporte de resíduos perigosos são também responsabilidade do gerador do material 
29) O transporte de resíduos perigosos abrange uma série de restrições específicas e deve atender rigorosamente à legislação para cargas perigosas em geral. Com base no Decreto nº 96.044/88, é proibido o transporte de produtos perigosos juntamente a: 
Resposta: Animais e alimentos ou medicamentos destinados ao consumo humano. 
30) O transporte de cargas perigosas, incluindo resíduos perigosos, inclui o atendimento integral à legislação vigente sobre o assunto. No manual de emergência encontram-se todos os procedimentos relativos ao produto correspondente. Todo guia deve conter: 
Resposta: Características do Produto, Atitudes quanto à Segurança Pública e Ações de Emergência 
31) A Constituição Federal Brasileira de 1988 abrange o critério da dignidade da pessoa humana , isto é, o homem deve ter o direito de desfrutar do meio ambiente. Sobre a relação da Constituição com os assuntos que tratam do meio ambiente está correto afirmar que: 
Resposta: O estudo prévio de impacto ambiental e o licenciamento ambiental são exemplos de medidas administrativas para prevenir e reparar os danos ambientais. 
32) O desenvolvimento econômico e tecnológico em larga escala necessita da intervenção ativa do Estado para o socorro dos valores ambientais. De acordo com a Constituição Federal de 1988, está correto afirmar que: 
Resposta: A proteção ao meio ambiente e o combate a todas as formas de poluição estão claramente contemplados. 
33) A Análise de Consequências tem por objetivo estimar a realização de impactos negativos do acidente sobre tudo o que se acha dentro do espaço vulnerável. No que se refere aos danos ambientais decorrentes de um acidente estão incluídos: 
Resposta: Efeitos sobre a fauna e a flora. 
34) O conceito que fala sobre o grau de perda para um dado elemento ou grupo de elementos dentro de uma área afetada pelo processo considerado, relacionado a probabilidade de uma vida ser perdida no processo, diz respeito a: 
Resposta: Vulnerabilidade 
35) Um engenheiro de segurança está realizando um Estudo de Riscos e necessita identificar a probabilidade de ocorrência de vazamentos de produtos químicos de grande magnitude no setor de fabricação de uma indústria química. O conceito que está sendo utilizado neste caso é: 
Resposta: Periculosidade. 
36) O planejamento de controle de emergências não consegue prever todos os eventos possíveis para todos os acidentes em uma determinada unidade industrial. No que se refere aos danos para as circunvizinhanças, está correto afirmar que: 
Resposta: O Estudo de Riscos deve considerar os danos ao patrimônio, os danos ambientais e os danos à saúde das pessoas, estejam elas dentro ou fora da indústria. 
37) A definição oficial dos termos utilizados na avaliação de riscos destaca alguns elementos fundamentais. O termo correspondente ao grau de perda de um elemento ou conjunto de elementos vulneráveis, resultante da ocorrência de um fenômeno (natural ou induzido pelo homem) com determinada magnitude ou intensidade é: 
Resposta: Vulnerabilidade 
38) Os ..............são representados pela população, equipamentos, propriedades e atividades econômicas vulneráveis num território. 
Resposta: Elementos em risco. 
39) Uma indústria petroquímica está realizando um Estudo de Riscos para uma nova unidade da empresa que será instalada em um distrito industrial. Ao identificar as unidades industriais e outros focos de concentração de pessoas nas circunvizinhanças, estão sendo obtidas informações sobre: 
Resposta: Elementos de Risco. 
40) Em relação a frequência da exposição, deveremos considerar: 
Resposta: Exposição frequente é aquela em que a exposição ao risco ocorre várias vezes ao dia 
41) O Plano de Ação de Emergência (PAE) é um documento que baseado nos resultados obtidos no estudo de análise e avaliação de risco, deve conter todas as informações necessárias para atuar, no caso da ocorrência de um acidente. Qual das seguintes assertivas NÃO deve ser apresentada no PAE? 
Resposta: Registro no Ministério do Meio Ambiente 
42) A Ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ) é um documento normalizado pela ABNT ¿ Associação Brasileira de Normas Técnicas. A respeito da FISPQ, é correto afirmar que ela 
Resposta: fornece informações como proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente 
43) O Instrumento norteador dos procedimentos para as atividades que gerem risco a sociedade e ao ambiente, é também chamado de: 
Resposta: Estudo de Análise de Riscos; 
44) Entendendo análise preliminar do risco, culpa, confiabilidade e modelagem ambiental, podemos elaborar o: 
Resposta: Plano de Contingência. 
45) Qual dos procedimentos abaixo NÃO faz parte de um Planejamento de Emergência? 
Resposta: Comunicação de sinistro à seguradora. 
46) O Plano de Contingência é a representação do estado de preparação dos atores envolvidos para uma ocorrência acidental. Compõem o Plano de Contingência: 
Resposta: Estudo de Análise de Riscos, Plano de Gerenciamento de Riscos e Plano de Ação de Emergência. 
47) Com base na Lei nº 6.938/81, tem-se que para a caracterização do dano ambiental somente é necessária a ligação entre o causador da conduta ou atividade/omissão e o dano ambiental. Esta relação recebe o nome de: 
Resposta: Nexo Causal. 
48) Marque a alternativa verdadeira sobre um Plano de Contingência: 
Resposta: Para que um plano de contingência atinja seus objetivos é fundamental a Identificação de suas necessidades em fase preliminar 
49) A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, é uma ferramenta que busca, em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo. Como é conhecida esta metodologia para o gerenciamento de riscos com vistas a confiabilidade do processo? Resposta: FMEA 
50) Todos os conceitos de risco têm um elemento em comum: a distinção entre realidade e possibilidade. Para uma gestão eficaz dos riscos foram criadas as metodologias de análise de perigos, que possuem diferentes características. Uma destas metodologias consiste na realização de uma revisão da instalação, a fim de identificar os perigos potenciais e/ou problemas de operabilidade, por meio de uma série de reuniões, durante as quais uma equipe multidisciplinar discute metodicamente o projeto da instalação. Trata-se de: 
Resposta: Análise de Perigos e Operabilidade (HazOp) 
51) Através da escolha da .......................é que saberemos as informações necessárias para a conclusão da análise e com qual equipe teremos que trabalhar. 
Resposta: Metodologia. 
52) Assinale a alternativa incorreta quanto a APP: 
Resposta: Indutiva 
53) Qual das opções abaixo NÃO é uma metodologia para análise de risco? 
Resposta: Licenciamento Ambiental. 
54) Assinale a opção incorreta quanto as metodologias de análise de riscos: 
Resposta: Análise dos 3 Rs 
55) Existe risco ambiental nas atividades de importação e exportação em navios? 
Resposta: Sim, existem riscos ambientais que precisam de uma análise preliminar de riscos. 
56) Fazer a análise dos riscos mais críticos, com o intuito de identificar os eventos primários e intermediários, que levam à ocorrência do evento de topo é uma ferramenta de avaliação de riscos, chamada: 
Resposta: Análise por Arvore de Falhas; 
57) Em uma análise ambiental,
o conhecimento da razão/proporção entre os fatores de perigo e suas distâncias, é conhecido como: 
Resposta: Indice de Riscos; 
58) Os recursos tipicamente vulneráveis a serem considerados num acidente são: 
Resposta: Pessoas e recursos ambientais. 
59) O fator de distância é uma medida das salvaguardas, ou seja, é um dos fatores capazes de reduzir os efeitos danosos de liberações acidentais de substâncias perigosas. Sobre salvaguardas é correto afirmar que: 
Resposta: O risco está diretamente ligado à intensidade de perigo e inversamente à quantidade de salvaguarda 
60) Chamamos de índice de risco, o conhecimento da razão/proporção entre os fatores de perigo e ..... 
Resposta: Suas distâncias. 
61) O fator de distância é definido como: 
Resposta: O quociente entre duas distâncias, sendo uma fixa (50metros) 
62) A massa liberada acidentalmente, MLA, é a maior quantidade de material perigoso, capaz de participar de uma liberação acidental de substância perigosa. Dentro deste contexto, são considerados Recursos Vulneráveis: 
Resposta: Pessoas, áreas residenciais e públicas, recursos ambientais, rios e mangues 
63) O fator de distância é uma medida das salvaguardas, ou seja, é um dos fatores capazes de reduzir os efeitos danosos de liberações acidentais de substâncias perigosas. Quanto maior for a distância entre a fonte de perigo e o ponto onde se localizam os recursos vulneráveis: 
Resposta: Menores deverão ser os danos e portanto os riscos 
64) A massa liberada acidentalmente, MLA, é a maior quantidade de material perigoso capaz de participar de uma liberação acidental de substância perigosa devido ao vazamento ou ruptura de tubulações, por exemplo. Na ausência de informações mais precisas, a MLA deve ser considerada como: 
Resposta: Vinte por cento da massa de material estocado ou em processo 
65) Assinale a (s) alternativa (s) abaixo onde todos os Riscos Ambientais se classifiquem no grupo de Riscos Físicos: 
Resposta: Ruído, Vibrações, radiação ionizante (raio-x, alfa , gama) 
66) Assinale a (s) alternativa (s) abaixo onde todos os Riscos Ambientais se classifiquem no grupo de Riscos Químicos: Resposta: Gases e vapores 
67) Quanto a estrutura do PPRA, a mesma deve estar escrita em um documento-base, contendo exceto: 
Resposta: Número máximo de trabalhadores 
68) Cite uma ferramenta que analise o ambiente laboral, o meio ambiente, além da prevenção e controle de impactos ambientais que podem causar também riscos a vida humana.: 
Resposta: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ( PPRA) 
69) De acordo com a Norma Regulamentadora NR 9 que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, os riscos que deverão ser apurados e estabelecidos nestes programa e considerados riscos ocupacionais são: 
Resposta: Físicos, Químicos e Biológicos. 
70) EM RELAÇÃO AO RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS, MARQUE A AFIRMATIVA CORRETA 
Resposta: RECONHECER OS RISCOS AMBIENTAIS É SE APROFUNDAR NAS ATIVIDADES DE UMA ORGANIZAÇÃO, ENTENDENDO AS EXPOSIÇÕES DOS GRUPOS HOMOGÊNEOS E SUAS ABORDAGENS EM GERAL. É A FASE POSTERIOR A ANTECIPAÇÃO 
71) EM RELAÇÃO AO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA É CORRETO AFIRMAR: 
Resposta: O PPRA CONTEMPLA APENAS OS RISCOS OCUPACIONAIS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS 
72) São riscos avaliados no PPRA: 
Resposta: Físicos, Químicos e Biológicos. 
73) Trata-se de uma ferramenta de controle de riscos no ambiente de trabalho, direcionada às doenças ocupacionais relacionadas à inalação de poeiras, fumos, névoas, gases e vapores. O documento em questão é denominado: 
Resposta: PPR. 
74) A nona Norma Regulamentadora do trabalho urbano trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ¿ PPRA, estabelecendo sua obrigatoriedade de elaboração e implementação por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. O PPRA e o PPR diferem no seguinte ponto: 
Resposta: O PPRA trata dos riscos ambientais em geral e o PPR somente dos riscos respiratórios 
75) Ainda que sejam voltados à proteção da saúde do trabalhador, o PPRA e PPR apresentam algumas características distintas. É uma característica apenas do PPR: 
Resposta: Considerar a verificação de dados toxicológicos. 
76) Qual alternativa abaixo, não está relacionada ao reconhecimento do risco existente? 
Resposta: Seguir orientações recebidas 
77) A gestão de riscos ambientais no âmbito ocupacional acontece por meio de alguns programas específicos estabelecidos pela legislação trabalhista brasileira. É a diferença principal entre PPR e PPRA: 
Resposta: O PPRA se refere aos riscos ambientais em geral e o PPR abrange somente os riscos ambientais com potencial de provocar doenças respiratórias 
78) De acordo com a NR-09, o objetivo principal do PPRA é a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle dos riscos existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, considerando-se a proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais. O planejamento de metas e prioridades do PPRA é de periodicidade: 
Resposta: Anual 
79) O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Proteção Respiratória (PPR) são duas ferramentas legais de controle da saúde do trabalhador. A responsabilidade do empregador no que se refere ao PPRA é: 
Resposta: Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa 
80) O gerenciamento de riscos ambientais deve ser iniciado na concepção do projeto. Dentre as premissas a atender, ressalta-se a identificação dos aspectos ambientais. Esta etapa é tão importante para a gestão de riscos pela seguinte razão: 
Resposta: A identificação dos aspectos ambientais permite conhecer quais as atividades e produtos que podem causar acidentes ambientais

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais