Buscar

Exercícios de Mecânica dos Solos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE PITÁGORAS
ATIVIDADE ACADÊMICA 7
Na construção de um aterro com perfil trapezoidal (altura = 3,0 m; base maior = 26,0 m e base menor = 14,0 m) e 100,0 m de comprimento está prevista a utilização de terras de "empréstimo" com peso específico no local de jazida, de 17,2 kN/m3 e umidade de 10% (valores médios). O aterro será executado por camadas de 25 cm de espessura (antes de compactadas), com o acréscimo de umidade do material até que seja atingido o valor de 17%. Após a compactação o peso específico do solo deverá atingir 20,0 kN/m3. Calcule o volume do material de empréstimo e a quantidade de água a ser acrescida. 
Uma camada de solo com 0,30 m de espessura e peso específico médio de 17,1 kN/m3, teor em água de 15% e peso específico das partículas de 26,5 kN/m3 foi compactada com um cilindro compactador apropriado. Após a compactação o peso específico médio era de 20,5 kN/m3, não tendo sido registada variação do teor de água. Calcule a variação do grau de saturação e a variação da espessura da camada provocadas pela compactação. 
Uma areia de quartzo seca tem peso específico igual a 15,6 kN/m3. O peso específico das partículas vale 26 kN/m3. Determine o peso específico saturado e o peso específico submerso. 
Calcule o índice de vazios, a porosidade e o peso específico de uma argila saturada com peso específico das partículas de 26,5 kN/m3 e teor em água de 43%. 
Uma areia tem os valores limites do índice de vazios, emin e emax, respectivamente iguais a 0,23 e 0,95. O peso específico das partículas vale 26 kN/m3. Determine entre que valores podem variar o peso específico seco e o peso específico saturado. 
Uma camada de areia com 3,0 m de espessura tem peso específico igual a 18,5 kN/m3, teor em água de 14% e peso específico das partículas de 26,1 kN/m3. 
Determine o grau de saturação e o índice de vazios. 
Determine o assentamento que se verificava caso o índice de vazios se reduzisse para 0,40. 
 
Um corpo de prova de argila saturada tem uma altura de 2,5 cm e 6,5 cm de diâmetro, e um volume de água igual a 48,7 cm³. Foi comprimida em um ensaio até que sua altura se reduzisse para 1,85 cm, sem alteração do seu diâmetro. Essa amostra possuía um índice de vazios inicial de 1,42 e uma massa especifica dos grãos de 2,82 g/cm³. Admitindo que toda a compressão tenha se dado pela expulsão de água dos vazios e que a amostra ainda continue saturada, determinar: 
a) Índice de vazios após a compressão. 
b) Variação do Teor de Umidade. 
c) Considerando que foi retirada uma outra amostra de 1 Kg do solo de fundação, calcular a quantidade de água (em cm³) que é necessário adicionar a esse 1 Kg de solo, cujo teor de umidade é de 10 % para que esse teor de umidade tenha um acréscimo de 12 %.

Continue navegando